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Conheça as rodas 29 - 2a parte

Antes de começar esta segunda parte, queremos pedir desculpas pela demora. Recebemos muitos e-mails de lojistas, fornecedores e ciclistas querendo saber mais sobre o assunto. Tivemos que atendê-los e analisar questões em debates para trazermos as melhores informações possíveis.

De todos os e-mails, um foi o mais importante. Do brasiliense, Marcelo Fernandes Torres, usuário de uma Gary Fisher Paragon 2006. Pois é, temos usuários de bikes 29" aqui no Brasil. Isso é um bom sinal!

Marcelo nos conta um pouco da sua experiência com a nova bike no seu brilhante artigo: "Finalmente uma bike para os grandalhões". O impressionante é que o título resumi tudo. Ao longo desta 2ª parte, lançaremos entre aspas algumas de suas opiniões " que vão causar polêmica ". Leiam todo o artigo: https://www.pedal.com.br/exibe_texto.asp?id=1138

Faremos um breve retrospecto de empresas novas e antigas que vêm apostando neste segmento, além dos principais fabricantes das peças. Enfim, todos que entraram no ramo das "bigwheel bicycles", como são chamadas.

"O aro 29 alisa o terreno, tornando os obstáculos mais fáceis de transpor. Um atleta alto tem o seu centro gravitacional mais elevado, portanto mais difícil de trabalhar do que um atleta mediano ou baixo".

:: Mais curiosidades sobre as bikes 29"

As bikes 29 tiveram uma grande alavanca por causa dos pequenos construtores de quadros, que recebiam as encomendas. A maioria delas eram single-speed (uma única marcha), mas com o decorrer do tempo as bikes ganharam marchas e acessórios de uma mountain bike tradicional.

Com isso, novas peças estão surgindo, como os pedivelas grandes: 180mm até 230mm. Isso mesmo. A criadora é a Zinn Cyles. Que faz suas peças sob encomenda. Já outras estão retornando, o caso das coroas grandes: 46 e 36.

A empresa de suspensão White Brothers sempre aceitou suspensões por encomendas, o cliente que escolhia o sistema de funcionamento. Com isso, surgiram os primeiros pedidos de 29", por parte dos inúmeros bikers. Eles atenderam!

Sendo uma das pioneiras, a White Brothers oferece hoje cinco modelos de garfos: Magic 80mm e 100mm; a Fluid 130mm e Magic 100mm com de eixo 20mm; e um garfo rígido com canelas de carbono de 34mm com aproximadamente 800 gramas.

Queremos esclarecer o que dissemos na 1ª parte para não entrar em contradição: a Rock Shox foi a primeira empresa assumir uma linha de produção oficial para fabricantes.

:: Competições com bikes 29"

Na Austrália, nos Estados Unidos, Canadá e alguns países da Europa estão tendo competições de bikes 29", por partes de associações e grupos. São provas abertas, sem grandes expressões e não oficiais pela UCI.

No ano passado, o campeão canadense Geoff Kabush competiu diversas provas oficiais na Europa para fazer comparações entre os dois aros. O resultado foi surpreendente. Ele não pôde levar nenhum título porque não era permitido. Mas valeu a experiência.


::Rumores das bikes e peças 29" no Brasil e no mundo

De imediato, damos a boa notícia para os fãs da Specialized, que anunciou três modelos em fase de testes, onde fará parte da linha 2008. Inclusive uma EPIC de 9kgs já estava rodando na região de Mount Snow Valley, nos EUA. Lembramos que a SPZ já faz pneus 29".

Perguntamos a um dos diretores da Proparts (representante Specialized no Brasil), Daniel Aliperti, sobre a possível vinda das bikes 29": "... a Specialized tem um modelo que se aproxima do conceito de 29", mas ainda não é uma bike para XC, somente para uso misto - terra X asfalto. O quadro assemelha-se ao de uma Stumpjumper. Quem sabe para 2008 ?"

Parece que a SPZ vai lançar dois modelos para 2007. Vamos aguardar.

A Marin, Seven Cycles e KHS também começaram a fazer as suas bikes. O sábio Gary Klein também está envolvido com outras marcas para desenvolvimento das 29".

A Kona fará o lançamento de algumas bikes este ano no Inter Bike, em Las Vegas. Conversamos com Leandro Novaes da MS-Comex, empresa responsável da marca no Brasil, onde perguntamos se eles vão trazer algumas bikes este ano:

"A princípio não. Mas claro que temos muito interesse e sabemos da importância deste produto para evolução do MTB nacional, porém ainda estamos avaliando a demanda no nosso país para este segmento para tomarmos uma posição".

A Cannondale também já informou que fará o lançamento da sua bike F-29; com o nome de ""Caffeine"; em setembro deste ano. A F-29 vem forte, com a Lefty Speed Bonded DLR2 com 80mm de curso; Componentes SRAM-7; pedivela FSA; freios Avid BB-5 e os pneus Exi Wolf 2.3. Tentamos entrar em contato com os responsáveis pela marca no Brasil via e-mail, mas não nos retornaram.

Quem também não deu resposta foi a Gary Fisher e Trek do Brasil. Ficamos frustrados, já que a principal e pioneira "em série" ficou muda nesta matéria.

Vamos ficar no aguardo dos nossos importadores quanto esta questão.


:: A possível chegada das suspensões no mercado nacional

Perguntamos para os principais importadores de suspensões do Brasil sobre a vinda das 29.

A Marzocchi já chegou a fabricar alguns modelos sob encomenda em 2004, mas agora abraçou de vez a idéia e já está produzindo uma série especial para 2007 e 2008. Perguntamos para Emerson Lopes da Plimax, representante das marcas Marzocchi e Fox Shox no Brasil: "Não temos intenção de trazer nenhuma suspensão para aro 29 no momento. O mercado nacional ainda não tem quadros e peças para demanda. Daqui a algum tempo os distribuidores de bikes começarão a trazer esses modelos que com certeza já virão com suspensões, somente a partir daí, pensaremos em trazer as suspensões avulsas."

Perguntamos a Erick Azzi, um dos responsáveis das vendas da Rock Shox no Brasil, se a empresa tem interesse de trazer a linha Reba 29 para abastecer o mercado nacional: "A Proparts tem interesse em trazer os garfos 29, tão logo o mercado necessite desse equipamento ou por encomenda. Sempre acompanhamos as evoluções do mercado nacional e algumas vezes, fomos a pioneira, acreditando no produto e trazendo o mesmo para que os ciclistas brasileiros pudessem conhecer essas novidades. Nós acreditamos no mercado nacional e no desenvolvimento do esporte no Brasil e no mundo."

Gustavo Martins da Intertrilhas, responsável pela White Brothers no Brasil: "Nós trazemos somente por encomenda. Por enquanto, não podemos estocar. Eu acho improvável, pois o mercado está fraco ainda, mas tende a crescer muito".

E para finalizar, Daniel Carbajal da Vanguarda Sports, importadora da Manitou: "Lógico que pretendemos trazer, mas precisamos analisar o mercado antes. Vamos aguardar o momento exato para inserção. As bikes 29 estão crescendo lá fora, mas aqui quase ninguém tem conhecimento".

Ficou claro que todos os importadores têm interesse de trazer. Agora só resta-nos esperar o crescimento.

"Quanto a desempenho é importante salientar que existem também algumas desvantagens. Ela não se adequa a todo tipo de prova".


:: Especificações de algumas fotos postadas

A Titus fez um modelo altamente competitivo, a Titus Racer X 29er. Uma bike full suspension, que pode ser encomendada da forma que o cliente quiser, até os materiais dos quadros, como o CarbonTi: o novo quadro que a empresa desenvolveu.

Famosa em bikes de titânio sob encomenda, a Moots oferece o modelo Mooto-X. Desenvolvendo toda sua genialidade num modelo que ela mais sabe fazer: Soft Tail; com soldas impecáveis. Mas quem preferir uma Hard Tail, basta encomendar que eles também produzem.

Outra que também faz os dois modelos de quadro é a Salsa, mas de alumínio Scandium. O nome da beleza rara é Dos Niner. O curso da suspensão traseira é uma polegada com os seguintes tamanhos oferecidos: 16, 18, 20 e 22. O peso do quadro 18 está em torno de 1860 gramas. Esse quadro foi considerado o melhor dos melhores pela crítica mundial que fez os testes. Nota 10 em todos os quesitos.

Outro que também recebeu a nota máxima de satisfação nos testes foi o Niner One. Da empresa Niner Bikes, que falaremos no final.

A Van Dessel Cycles já desenvolve diversos modelos, mas um chama mais atenção: a Buzz Bomb FS com 4 polegadas de curso traseiro. Mesmo com isso tudo, a bike desenvolve muito bem no asfalto e nos estradões. O quadro é reforçado com alumínio 7005 Triple Butted. Destaque também para o modelo Pro Build "hard tail" com chain stay de carbono.

A Kona oferece o quadro Kona Unit 2-9; tendo como descrição do seu material o cromo Dedacciai SAT Butted Tubing, específico da empresa. Esse quadro só está sendo vendido nos Estados Unidos pelo serviço on line. Mas com o lançamento da Kona Kula 2-9 no Inter Bike, será mais fácil.

Quem gosta da marca Voodoo, terá mais dois motivos para ficar gostando por longo tempo. A empresa já disponibiliza: a VooDoo Aizan 29, que tem o quadro super leve, feito em Scandium; e a VooDoo Dambala, que é fabricado no mais puro cromo da atualidade: Reynolds 853.

A antiga fábrica Airbone Bikes passou a ser Flyte. Essa empresa apresenta a Celsius 9 com a liga de alumínio 6061 Double Butted; tubos em hidroforming e a caixa de direção feita em CNC, coisa nova no mercado.

A EL Capitan da Ventana é um projeto cheio de novidades, já que a sua tração oferece uma das melhores estabilidades entre as bikes numa escalada. Para os bikers mais altos, o centro elevado do top tube (onde tem as junções) reduz o peso na roda dianteira sob obstáculos na frente. Estabilizando o peso. Com 4 polegadas de curso, a El Capitan é rígida e verdadeiramente considerada uma bike para ciclistas pesados.

A Gary Fisher anunciou esta semana mais sete novos modelos que entrarão para o clube das 29: Cobia; X-Caliber; Paragon; Rig; Race Day Caliber; Race Day Super Caliber; e a última está em segredo. Alguns modelos já existem, mas todos passaram por uma reformulação.

A GT, Trek, Marin e tantas outras já movimentam as suas fábricas para uma possível linha.

"O aro 29 é muito bom em maratona, mas se travar o circuito, fica complicado para trabalhar com o rodão, pois ele não te dá agilidade. Agora... Se pegar estradão... É só dar tchau... A magrela voa baixo".


As principais marcas de pneus e câmaras que abastecem o mercado são:
Bontrager; WTB; Maxxis*; Specialized; Schwalbe; IRC; Kenda; Continental; Halo;

*A Maxxis só faz os pneus por encomenda dos fabricantes. O lojista que vende, retira de alguma bike. A empresa está fazendo uma enquete universal no seu site oficial sobre o mercado das 29. Para participar clique aqui: http://www.maxxis.com

Principais marcas de aros:

VZAN; Bontrager; Cane Creek; Mavic; WTB; Alex Rims; Halo.

p.s. A VZAN também disponibiliza aros. Inclusive eles podem ser vistos nas bikes Easy Rider da Caloi.

Niner Bikes

Após esta apresentação de nossa pesquisa, não podíamos deixar de citar o crescimento e a história da empresa Niner Bikes. Sendo a primeira e única fábrica destinada para este segmento, aproveitou a fama para explodir e dominar o mercado.
Suas soldas são impecáveis, sem falar dos desings alucinantes em todas as categorias, até mesmo nas bikes mais simples e tradicionais.

Um pouco da história da Niner Bikes:

A Niner Bikes foi fundada por Chris Sugai e por Steve Domahidy.

Chris Sugai sempre foi um biker ativo, desde a sua infância. Competiu no BMX, fazia pistas de bikes na sua região, enfim, era aquele biker que fazia de tudo para o esporte progredir. Para sua sorte, conheceu o soldador Juarez, que era o rei da solda de sua cidade.
Chris encomendou umas barras lisas para construção de uma MTB. Desde então começaram os primeiros protótipos. Desde os 19 anos de idade, Chris montou sua própria companhia, mas depois de um tempo, Chris analisou que a Niner não era apenas brincadeira, era o seu futuro.Segundo ele, dava para sobreviver feliz. Até surgir Steve...

Steve Domahidy também sempre esteve ligado com bikes. Para que o negócio continue crescendo, Steve faz de tudo: das vendas ao desenvolvimento e projetos dos quadros. Entretanto, ele está por trás da Niner há quinze anos. Trata-se de um exemplo vivo de um bom empresário, primando sempre pela qualidade de seus produtos e serviços.

Nos últimos dois anos, Steve foi empregado da antiga rede de lojas Supergo (uma das melhores dos USA, que se dividiu em duas) para ajudar a divulgar a linha de bikes Weyless (da própria Ex-Supergo). Seu primeiro projeto de risco sob a bandeira da Weyless foi a concessão da Weyless XP.
Com este envolvimento técnico, Steve desenvolveu um bom relacionamento com a poderosa Easton. Com essa parceria, foram elaborados; o SCR de Scandium Scattante e o Easton Ultralight tubed frames. Ambos receberam elogios dos diretores da companhia e trouxeram fama e retorno econômico para a empresa.

Impaciente, Steve decidiu sair e encarar uma nova era. As boas amizades feitas ao longo dos seus anos permitiram que Steve pudesse mergulhar mais profundamente na Niner Bikes com conhecimento de causa. Mesclando experiência e força de vontade, Steve conseguiu fazer com que a empresa reformulasse todo processo produtivo.

Vamos esperar que ele nunca mais saia da Niner. Enfim, nem precisa falar mais nada. Basta conferir os resultados nas fotos e o vídeo.

“Mesmo que o desempenho não melhore, o prazer de pilotar uma bike com este perfil é muito grande. Não pretendo mais voltar para o aro 26, afinal acabei adquirindo muito mais confiança na minha pilotagem”.

Confiram o clipe de teste dos quadros da Niner: http://www.ninerbikes.com/movieclip.html

Agradecimentos:

Todos que entraram em contato conosco referente a 1ª parte; especial, Marcelo Fernandes Torres. Aos representantes oficiais das marcas citadas na matéria, que responderam as nossas perguntas.

Veja a primeira parte da matéria aqui:https://www.pedal.com.br/exibe_texto.asp?id=1062

Fotos (66)

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Autor

Guiné

Colunista

Guiné é colunista do Pedal.com.br e compete desde os 4 anos de idade.


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