home

Conheça a PRO - Parte 1 - História da Marca


24 OUT, 2016     Gustavo Figueiredo     1    



Quando o assunto é mercado, o mundo das bicicletas é recheado de pequenas confusões, principalmente quando falamos de marcas, sub-marcas e fabricantes parceiros. Um dos casos mais interessantes nasceu da relação entre a europeia PRO Bike Gear e a Shimano - para muitos, a PRO é uma divisão do fabricante japonês, responsável pelo desenvolvimento de componentes como mesas, guidões, canotes, selins e outros acessórios. Porém, essa não é a realidade.

imagem

União faz a força

A história da PRO começou na Holanda. Na época de seu surgimento, tratava-se de um fabricante que produzia componentes para bicicletas, algumas peças de vestuário e assessórios como mochilas e bolsas de selim. Desde o início, a marca destacou-se pela elevadíssima qualidade de seus produtos. Porém, por se tratar de um grupo pequeno, ela manteve sua atuação mais regional, focando os mercados da Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

Todavia, a alta qualidade de seus componentes acabou chamando a atenção da Shimano. Em 1989 a PRO uniu-se ao fabricante japonês, criando novas oportunidades de distribuição para a marca europeia e um novo "quartel general" para a Shimano na Holanda.

imagem
Proximidade com Shimano permite criar produtos como o sistema de baterias Di2 na caixa de direção

Com isso, em 2004 a PRO passou por um processo de reestilização visual, com destaque em um novo direcionamento da marca. Em 2006, apresentou suas famosas rodas fechadas de carbono, produto que rapidamente ganhou destaque pela eficácia e velocidade.

Ao longo dos anos portanto, o pequeno fabricante holandês cresceu para tornar-se uma empresa com renome e presença mundial, especializada na interação entre engenharia de desenvolvimento e atletas, em um processo batizado de co-criação. Hoje, a PRO aposta em nomes como os irmãos Atherton, no MTB extremo, grandes equipes de ciclismo como a Sky, entre outros atletas de destaque para o desenvolvimento de seus produtos.

imagem
A mesa Vibe Sprint é uma das mesas mais rígidas do mercado

Engenharia e desenvolvimento independentes

Embora a Shimano seja amplamente conhecida por sua capacidade de desenvolvimento e engenharia de componentes, a PRO conta com um time totalmente independente de desenvolvedores. Porém, graças a proximidade com o fabricante japonês, a PRO é capaz de criar produtos que dão um passo além na compatibilidade com a Shimano - indo de mesas e guidões com passagens para os cabos do Di2 até selins com suporte para a câmera de ação CM 1000.



Fotos (1)

foto 0 -  Mais Fotos

Comentários

  • avatar

    Tielo Miotti    Mogi das Cruzes - SP

    Tielo Miotti    Mogi das Cruzes - SP

    Depois de tantos anos... chocado!
    3 ano(s) atrás - Denunciar




  • Relacionados