MENU

Congonhas recebe última etapa da Copa Internacional PowerBar Reebok de Mountain Bike

A cidade de Congonhas recebe, no dia 7 de agosto, a última etapa da Copa Internacional PowerBar Reebok 2005. Mantendo o lema da Copa, de unir o esporte ao turismo, lazer e cultura, a escolha não poderia ser mais apropriada.

Criada em 1734, a cidade de Congonhas é uma das cidades históricas com mais potencial turístico do estado, principalmente por aliar diversas formas de turismo. A cidade, por exemplo, está no Caminho Velho da Estrada Real, uma das principais atrações turísticas do Estado. A Estrada Real é o antigo caminho utilizado por bandeirantes e tropeiros, bem como pelos portugueses para transportar o ouro das minas até o litoral (Parati e Rio).

Outra opção para os mais radicais é o Parque da Cachoeira de Santo Antônio. O local é um dos mais completos do estado, com 57 mil metros de área construída. No parque, existem dez piscinas de água natural, sendo que uma é formada por uma cachoeira. Além disso, o parque tem área de camping, um teatro ao ar livre, seis quadras poliesportivas e um campo de futebol.

Mas o turismo esportivo não é o único na cidade. A principal atração de Congonhas está voltada para o turismo religioso e cultural. A cidade tem o maior acervo de obras barrocas do mundo, com mais de 80 obras expostas.

É na cidade que estão as famosas obras de um dos maiores escultores barrocos da história: o Aleijadinho. Na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial, podem ser admirados os doze profetas esculpidos pelo artista em pedra sabão, há 200 anos. Além disso, outras 66 obras do artista estão expostas em seis capelas, contando os últimos passos de Cristo.

Como se todas estas atrações já não fossem suficientes, a cidade se transformará, no primeiro fim de semana de agosto, no maior pólo do esporte radical do país, ao receber dois grandes eventos: O Red Bull Desafio dos Profetas e a Copa Internacional PowerBar Reebok de Mountain Bike. “A presença destes eventos é uma oportunidade de criarmos uma alternativa para o turismo local, que já acontece em função de sermos um patrimônio cultural da humanidade. Nossa cidade é rodeada de montanhas e tem muitas belezas naturais, sendo propicia para o ecoturismo e para os esportes radicais”, afirma Gláucia Pedrosa, secretária de desenvolvimento econômico.


Origem

O nome Congonhas vem do tipo de vegetação encontrada nos campos, uma planta que os índios chamavam Congõi, que em tupi significa "o que sustenta, o que alimenta.". Congonhas é situada em um vale e rodeada por várias montanhas. A cidade fica a 89 quilômetros de Belo Horizonte.


Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.