home

Compartilhe Mais - Treinão solidário no Rio ajuda projeto social


16 DEZ, 2014     Péricles    



Um grupo ciclistas está organizando um treinão para arrecadar alimentos para os mais necessitados. O evento vai acontecer no próximo domingo, 21 de dezembro, com concentração às 6:30h e saída às 7h da padaria Século XX, que fica na Rua Pacheco Leão, 320, Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro. De lá eles vão subir rumo à Vista Chinesa seguindo até o Cristo e descendo pela rua Alice. Essa grande confraternização serve para arrecadar alimentos e brinquedos para o projeto Compartilhe Mais. A organização do evento pede que cada um leve dois quilos de alimentos não perecíveis ou um brinquedo para ser doado.

Os Anjos do Esporte vão acompanhar os participantes com dois batedores. Com o grande crescimento do ciclismo devemos nos atentar sempre aos cuidados com os locais que trafegamos, orientando e dando o exemplo aos que se iniciam no esporte ou que usam a bicicleta como meio de transporte. Portanto devemos ter todo o cuidado com as regras de trânsito e, além disso, não jogar nada fora do lixo.

Não será competição e sim um pedal de confraternização entre amigos. Cada um é responsável pela sua hidratação, alimentação, mecânica da bike e equipamentos de segurança. .

Orientações básicas podem salvar a vida de ciclistas que dividem espaço com veículos. O risco existe, portanto, leve sempre um documento de identificação e contatos de emergência.

Mão e contramão

Pedale no mesmo sentido dos carros. É equivocada a impressão de que, na contramão, você verá os veículos com mais facilidade. Quando a bicicleta anda na mão correta, o motorista tem maior tempo de reação. Em sentidos contrários, a velocidade da bicicleta se soma à do carro. Ou seja: um ciclista a 20 km/h que encontra um automóvel a 60 km/h vai aparecer, para os condutores, a 80 km/h, uma velocidade inesperada e muito acima do que os reflexos humanos estão preparados para receber naquele momento.

Use o capacete

Quedas de bicicleta são a baixa velocidade. Porém, um impacto pequeno sobre o crânio é capaz de causar grandes danos e até a morte. Use sempre o capacete, devidamente ajustado e afivelado. No caso de transportar crianças em cadeirinhas apropriadas, cuide para que elas também estejam com capacetes de tamanhos corretos, atados pela fivela.

Luzes de segurança

Apesar de o ciclista enxergar com facilidade usando apenas a iluminação das ruas, as luzes vermelhas, para a parte traseira, e branca, para a dianteira, tornam a bicicleta mais visível para os motoristas e pedestres. Além delas, há também faixas reflexivas em coletes e caneleiras, que brilham com a luz dos faróis e alertam os condutores sobre a presença do ciclista.

Fonte: O Globo


Comentários



Relacionados