Entendendo como trancar a bicicleta com segurança

Veja a maneira certa de trancar sua bicicleta


14 JUN, 2015     Pedro Cury    



O furto de bicicletas é um problema mundial, que se agrava com o aumento da adoção das bicicletas como meio de transporte. Confira aqui algumas dicas importante que podem evitar o furto da sua querida bicicleta.

Escolhendo as melhores trancas

Nenhuma tranca é inviolável - Não existe solução 100% segura

Parece mentira, mas nem mesmo aquela tranca de aço especial da Nasa, enriquecida com adamandium e criptonita, é inviolável. Mas não desanime! Trancar sua bicicleta é tão importante quanto trancar sua porta de casa ou seu carro, pois o ladrão sempre vai procurar a opção mais fácil. Saiba que é sempre melhor deixar a bicicleta dentro de um local fechado seguro do que muito bem trancada na rua.

imagem
Combinar dois tipos de tranca obriga o ladrão a carregar ferramentas diferentes

Pesquise quais são as melhores opções do momento

Evite escolher uma tranca apenas pelo seu visual supostamente robusto. O que importa é a qualidade do material e não a grossura do metal. Correntes baratas comuns, mesmo as grossas, são facilmente cortáveis com alicates específicos que cabem em mochilas. Marcas mundialmente reconhecidas são a Kriptonyte e Abus, mas sempre que se interessar por uma marca, pesquise mais informações em fóruns especializados e nos sites das marcas - essa pesquisa também é importante para saber se houve algum recall daquele modelo e para saber a opinião de quem tem.

Não use trancas que usam código ao invés de chave

Acredite, existem ladrões pacientes em acertar o código... principalmente se você sempre para no mesmo lugar.

U-Lock é a opção mais confiável

U-Lock é aquela tranca de metal maciço em formato da letra U. É uma opção que requer muito mais esforço da parte do ladrão para quebrá-la. Para quem vai usar apenas uma tranca, é a melhor opção dos últimos anos até a data desta publicação.


Use uma U-Lock e um cabo de aço

A opção mais segura é combinar uma tranca do tipo U-Lock e um cabo de aço grosso e específico para bike. Por que dois tipos diferentes ? Porque cada uma precisa de uma ferramenta diferente para ser violada, então o ladrão vai precisar carregar mais opções e perder mais tempo.

Escolhendo onde trancar

Retire todos os acessórios quando trancar a bicicleta
Ciclocomputador, luzes de segurança removíveis ou bolsas de selim são facilmente "roubáveis".

Sempre prenda a bicicleta a uma estrutura confiável

imagem
Para furtar essa bike, bastaria cortar os arames e levantá-la por cima do tronco

É uma dica simples, mas que muita gente esquece. Não adianta ter uma tranca de qualidade e prender a bicicleta à uma estrutura frágil. Uma árvore fina ou um bicicletário danificado / de baixa qualidade pode ser facilmente quebrado. Outro erro comum é não observar se a bicicleta pode ser levantada e retirada do topo de um "poste" mais alto, como naqueles que prendem rede de volei. Ou ainda pior, como no caso da foto.

Locais movimentados ou discretos ?

Sim, locais movimentados são melhores que locais desertos. Mas lembre-se que existem muitos ladrões que ficam observando e escolhendo suas vítimas. Alguém que vai à praia provavelmente vai demorar muito mais do que alguém que vai ao banco e o ladrão sabe que pode dedicar mais tempo ao furto.

Evite prendê-la nas extremidades do bicicletário

Se tiver vaga para trancá-la entre outras bicicletas, prefira essa opção do que colocá-la do lado mais externo. Isso deixa o ladrão com menos espaço para atuar.

Nunca deixe sua bicicleta trancada durante a noite ou locais desertos

Se existem bicicletas furtadas na frente de todos em plena luz do dia, imagina então a tranquilidade que o ladrão terá a noite, sem ninguém por perto.

Nunca deixe sua bike destrancada, mesmo que seja por alguns segundos

Os ladrões são muito rápidos e já foram relatados diversos casos de vítimas que viram a bicicleta sendo pega, mas não conseguiram correr atrás do ladrão.

Não use sua bicicleta cara para transporte

Sim, isso é desanimador, mas se você deixa a bicicleta presa na rua, não vale a pena ter uma bicicleta chamativa. Uma opção é procurar as novas opções de estacionamentos específicos para bikes, evitando deixá-las na rua.

Como Trancar

De nada adianta ter a melhor tranca e usar da maneira errada.

Nunca prenda apenas pelas rodas

Nunca prenda a bicicleta apenas pelas rodas! O ladrão pode rapidamente desaparafusar o eixo da roda e levar o resto da bicicleta! Se a sua bicicleta tem eixo de remoção rápida (quick release) na roda dianteira e você tem apenas uma tranca, o ideal é retirar a roda e prendê-la junto com o resto da bicicleta. Isso evita o roubo da roda dianteira. O mesmo acontece com o selim - se o mecanismo não usa nenhuma ferramente, pode ser facilmente retirado.

Use as trancas da maneira correta

imagem

Observe a figura acima. Esse é o método correto de prender a bike usando um U-Lock e um cabo de aço.

Evite deixar espaços sobrando

Nunca prenda um U-Lock deixando muito espaço sobrando - Por exemplo, prender no tubo superior do quadro e em uma barra. Quanto mais espaço, mais opções o ladrão tem de quebrar a tranca usando alguns instrumento de alavanca. Tente sempre prender a roda, quadro e a barra da estrutura, de forma bem apertada.

Nunca deixe a tranca apoiada no chão

Uma das técnicas para quebrar a tranca é usar uma marreta e golpeá-la contra o chão.

Dificulte o acesso ao encaixe da chave

Prendeu uma U-Lock em uma grade onde a bicicleta fica do lado de fora e o lado de dentro tem uma acesso restrito ? Coloque então o acesso a chave pelo lado de dentro! Sim, da um pouquinho mais de trabalho, mas também dá muito mais trabalho pro ladrão.

Quer saber mais ?

O Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas registra locais de roubos e furtos, além do relato de vítimas. Você pode filtrar os casos da sua cidade e saber como está a situação da sua área - acesse http://www.bicicletasroubadas.com.br.


Comentários





Relacionados