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Como reparar câmaras furadas

Remendar a câmara é a típica operação que todo ciclista deve saber fazer. Por isso, siga estas dicas e descubra que remendar uma câmara é mais simples do que parece.

Kit básico

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- Cola específica;
- Lixa;
- Remendos ou adesivos de reparo.

Alguns kits de remendo são "sem cola", o adesivo no remendo são suficientes para mantê-lo grudado na câmara. Mas esse tipo de remendo só serve como emergência. Para retirá-lo do mato com mais rapidez. Mas em casa você deverá fazer um reparo mais firme.

Consertando a câmara

1 - Retire a câmara furada do pneu e Infle parcialmente para encontrar o vazamento. Se tiver muito difícil a visualização do furo, mergulhe a câmara em água.

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Dica: Caso esteja numa trilha e não tenha rio, lago ou água por perto, basta encher a câmara mais do que o normal e passar vagarosamente pela região do pescoço – região sensível do corpo. Assim você descobre mais facilmente a região do furo.

Dica: Faça um círculo com um pedaço de giz ou uma caneta de marcação, se disponível. Caso esteja numa trilha, pegue um pedaço de graveto fino tipo palito e enfie na câmara para que tenha melhor visualização e marcação do furo. Cuidado para não furar de vez a câmara.
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2- Esvazie totalmente a câmara. Lixe cuidadosamente e uniformemente ao redor do furo, isto ajudará o remendo a grudar melhor.

Dica: Caso você não tenha lixa naquele momento (na trilha), use a roda traseira como “esmeril”. Colocando a bike de cabeça para baixo você pedala e usa o pneu como lixa. Segure a câmara dos dois lados firme e mande ver.

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Dica: Caso você esteja numa trilha com chuva, com o pneu todo melado de lama e não tem a lixa e nem câmara reserva... o que fazer? Praticamente você estaria perdido. Mas a dica especial é usar o velcro da luva como lixa em caso de emergência.

3 - Passe uma fina camada de cola sobre a área lixada. A cola deve repousar por cerca de 5 minutos.

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Dica: Enquanto a cola fica secando, passe a mão (sem a luva) por dentro do pneu para que ache o motivo do furo. Exemplos como vidro, espinho, prego, etc. Cuidado para não se machucar!

4 - Retire do plástico fino ou papel do remendo e pressione no local trabalhado do furo. Aguarde a cola secar totalmente.

Dica: Alguns kits de remendo contêm os adesivos grandes, pequenos e outros em tiras (caso do VIPAL). Neste último, você pode preparar o seu próprio adesivo em casa, recortando dos mais variados tipos de tamanhos.

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Dica: Após a finalização do reparo, você pode usar o cabo da bomba para pressionar ou bater na região do remendo. Coloque a câmera no joelho ou no selim da bike e mande ver.

Dica: Mesmo feito o remendo, encha a câmara antes de por na roda, e verifique se tem algum vazamento na região que você trabalhou. Se não tiver nada errado o seu remendo está pronto.

dica: E para finalizar o sucesso do seu serviço, sempre coloque a câmara no pneu com um pouquinho de ar. Desta forma ela molda no pneu certinho, facilitando o seu trabalho.

Autor

Guiné

Colunista

Guiné é colunista do Pedal.com.br e compete desde os 4 anos de idade.


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