MENU

Como ajustar corretamente o capacete de bicicleta

Todos sabemos que o capacete é o equipamento de segurança muito importante. Porém, para que ele funcione corretamente, é preciso que seu ajuste seja perfeito. Por isso, confira nossas dicas e pedale com mais segurança.

Vídeo - Múlticampeão Edivando de Souza Cruz mostra como regular o capacete



1 - Escolha o tamanho correto

O primeiro passo é escolher o tamanho correto do capacete. Embora cada fabricante tenha uma especificação, a tabela a seguir funciona em linhas gerais. Para medir sua cabeça, use uma fita métrica passando pelo centro da testa, aproximadamente dois dedos acima da orelha e contorne a cabeça até encontrar a outra ponta.

Tamanho pode ser encontrado na parte interna
Tamanho pode ser encontrado na parte interna

XS (X-small) - extra pequeno / em torno de 47cm a 50cm de diâmetro
S (small) - pequeno / em torno de 51cm a 55cm
M (medium) - médio / em torno de 55cm a 59cm
L (large) - grande / em torno de 59cm a 63cm
XL (X-large) - extra grande / 63cm a 66cm

2 - Se possível, experimente o capacete

Alguns capacetes possuem um molde mais oval, já outros são mais arredondados. O ideal é vestir o capacete para ter certeza que ele se ajusta a sua cabeça. A dica é deixar o sistema de retenção totalmente aberto para certificar-se que o capacete, e não a retenção, possui o formato correto para sua cabeça.

3 - Ajuste o sistema de retenção do capacet

Hoje em dia, a maioria dos capacetes possui um sistema de retenção. Por isso, o primeiro passo é apertá-lo o suficiente para que o capacete assuma a posição correta na sua cabeça - que deve ser centralizado, nem muito para baixo e nem muito para cima.

O capacete não deve ficar nem alto nem baixo
O capacete não deve ficar nem alto nem baixo

4 - Ajuste a tira

Ajuste as tiras para que não fiquem tortas ou dobradas. Feito isso, regule o comprimento da tira na trava de forma que seja possível passar três dedos por baixo dela.

imagem
Deve ser possível colocar dois ou três dedos por baixo da tira


5 - Ajuste a junção Y da tira

Depois, ajuste o Y das tiras de forma que tanto a dianteira quanto a traseira fiquem igualmente tensionadas. Lembre-se que ela deve ficar tensionada para que o capacete não se movimente em tombos. O divisor das fitas deve ficar a cerca de dois dedos da sua orelha.

Divisor da fita deve ficar um pouco abaixo da orelha
Divisor da fita deve ficar um pouco abaixo da orelha

Como funciona um capacete de bicicleta ?

Parece uma questão banal, mas você sabia que os capacetes foram feitos para quebrar e não para tentar resistir ao impacto ?

Capacetes modernos foram feitos para absorverem o impacto e quebraram, assim dissipando a energia que iria para sua cabeça. Existem também outras tecnologias de capacete de bicicleta que citamos neste artigo.

Autor

Guiné

Colunista

Guiné é colunista do Pedal.com.br e compete desde os 4 anos de idade.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.