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Como ajustar corretamente o capacete de bicicleta

     

Todos sabemos que o capacete é o equipamento de segurança muito importante. Porém, para que ele funcione corretamente, é preciso que seu ajuste seja perfeito. Por isso, confira nossas dicas e pedale com mais segurança.

Vídeo - Múlticampeão Edivando de Souza Cruz mostra como regular o capacete



1 - Escolha o tamanho correto

O primeiro passo é escolher o tamanho correto do capacete. Embora cada fabricante tenha uma especificação, a tabela a seguir funciona em linhas gerais. Para medir sua cabeça, use uma fita métrica passando pelo centro da testa, aproximadamente dois dedos acima da orelha e contorne a cabeça até encontrar a outra ponta.

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Tamanho pode ser encontrado na parte interna

XS (X-small) - extra pequeno / em torno de 47cm a 50cm de diâmetro
S (small) - pequeno / em torno de 51cm a 55cm
M (medium) - médio / em torno de 55cm a 59cm
L (large) - grande / em torno de 59cm a 63cm
XL (X-large) - extra grande / 63cm a 66cm

2 - Se possível, experimente o capacete

Alguns capacetes possuem um molde mais oval, já outros são mais arredondados. O ideal é vestir o capacete para ter certeza que ele se ajusta a sua cabeça. A dica é deixar o sistema de retenção totalmente aberto para certificar-se que o capacete, e não a retenção, possui o formato correto para sua cabeça.

3 - Ajuste o sistema de retenção do capacet

Hoje em dia, a maioria dos capacetes possui um sistema de retenção. Por isso, o primeiro passo é apertá-lo o suficiente para que o capacete assuma a posição correta na sua cabeça - que deve ser centralizado, nem muito para baixo e nem muito para cima.

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Capacete não deve ficar nem alto nem baixo


4 - Ajuste a tira

Ajuste as tiras para que não fiquem tortas ou dobradas. Feito isso, regule o comprimento da tira na trava de forma que seja possível passar três dedos por baixo dela.

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Deve ser possível colocar dois ou três dedos por baixo da tira


5 - Ajuste o Y

Depois, ajuste o Y das tiras de forma que tanto a dianteira quanto a traseira fiquem igualmente tensionadas. Lembre-se que ela deve ficar tensionada para que o capacete não se movimente em tombos. O divisor das fitas deve ficar a cerca de dois dedos da sua orelha.

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Divisor da fita deve ficar um pouco abaixo da orelha


Como funciona um capacete de bicicleta ?

Parece uma questão banal, mas você sabia que os capacetes foram feitos para quebrar e não para tentar resistir ao impacto ?

Capacetes modernos foram feitos para absorverem o impacto e quebraram, assim dissipando a energia que iria para sua cabeça. Existem também outras tecnologias de capacete de bicicleta que citamos neste artigo.


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