MENU

Como montar seu espaço para treinar de bike no rolo

Como está sua paincave ? Com as dicas abaixo, você organiza seu espaço de treinamento para render mais, além de proteger sua casa e sua bike

O espaço reservado na sua casa para o treinamento indoor no rolo tem um apelido "peculiar" ao redor do mundo - Paincave, que traduzindo é "Caverna do Sofrimento".

Apesar do nome apelativo, existem algumas coisas que você pode fazer para deixar este espaço e o seu próprio treinamento, muito mais agradáveis e eficientes.

Monte sua Pain Cave
Monte sua Pain Cave    Alberto Utida

Como iniciar no treino de bike no rolo


  1. Escolha o rolo de treino certo para você

  2. Tenha um ventilador e acessórios ao seu alcance

  3. Use um pneu somente para o rolo ou específico

  4. Proteja sua bike do suor

  5. Use um tapete abaixo da bike e do rolo

  6. Aplicativos de treino e jogos interativos ajudam muito

  7. Mantenha a manutenção da bike e tenha cuidados extras ao voltar pra rua


1 - Escolha o rolo de treino certo para você

Se você ainda não tem ou quer dar um upgrade no seu rolo de treino, saiba que existem para todos os gostos e bolsos.

Rolos Smart interativos, que se comunicam com os jogos são o sonho de consumo, mas podem custar mais caro que a bike. Veja o Guia de como escolher um rolo de treino de bike que preparamos pra você.

2 - Tenha um ventilador, água e acessórios ao seu alcance

O primeiro fator fator extremamente importante é ter um ventilador grande e forte o suficiente para manter seu corpo livre do super-aquecimento. O ideal é posicionar o ventilador de forma que você alcance os controles.

Isso é valido porque, no começo do treino e na fase de desaquecimento, você vai preferir menos vento do que no meio do treino, quando a intensidade e a geração de calor são muito mais elevadas.


O mesmo vale para os alimentos e a água que você vai consumir durante o treino e também para os controles de aplicativos de treinamento, seja ele um celular ou um computador.

Ter uma toalha por perto é também essencial não só pra minimizar o suor que cai na bike, mas também para te ajudar a se secar durante o treino.

3 - Use um pneu somente para o rolo ou específico

Em rolos fixos que usam a roda traseira da bike o desgaste do pneu traseiro pode ser muito elevado. Por isso, vale a pena montar um pneu velho ou mais simples na bike, ou mesmo comprar algum pneu específico para rolo.

4 - Proteja sua bike do suor

O suor é altamente corrosivo e ataca todos os componentes metálicos da bike. Em bikes de rolo, é comum que ele oxide cabos, conduítes, caixa de direção e até o guidão de alumínio - um risco de quebra muito grande. Por isso, proteja a bike contra ele e lembre-se de lavar a bike de tempos em tempos.


Existem algumas capas especiais para proteger a bike do suor que cai, mas você pode improvisar uma com uma jaqueta corta-vento ou mesmo com uma capa de chuva.

5 - Use um tapete abaixo da bike e do rolo

Um tapete embaixo do rolo e da bike é tão importante que já são até vendidos por marcas de bike. Ele servirá para absorver parte do suor que iria pro chão, evitar que durante um treino mais forte o rolo "patine" e arranhe o chão e em alguns casos ainda pode diminuir o incomodo do barulho / vibrações do vizinho de baixo (se você morar em apartamento).


6 - Aplicativos de treino e jogos interativos ajudam muito

Existem jogos e aplicativos criados especificamente para uso com rolo de treinamento. O mais famosos deles é o Zwift, em que é possível pedalar com ciclistas do mundo inteiro, num ambiente que simula treinos e corridas reais.

Com rolos Smart Interativos, a experiência é incrível, já que eles são capazes de se comunicar e reagir ao que acontece no jogo, como simular subidas e descidas, além de permitirem que o treino seja realizado em faixas específicas de potência.

Rolo Interativo Cyclotronics
Rolo Interativo Cyclotronics    Angelo Gomes

Porém, mesmo sem um rolo smart, é possível fazer algumas adaptações para aproveitar algumas funcionalidades de jogos e apps. Confira nosso Guia de como jogar Zwift gastando menos e no vídeo abaixo:



7 - Mantenha a manutenção da bike e tenha cuidados extras ao voltar pra rua

Não é só porque você está treinando em casa que a bike não sofre desgaste. Não deixe de lubrificar sua corrente de tempos em tempos e limpar os componentes que ficaram expostos ao suor.

Como falamos acima, os guidões de alumínio correm sério risco de oxidação embaixo da fita, em uma área que você não pode ver. Por isso, antes de voltar para as ruas, tire a fita e confira se o guidão esta em condições de uso.

O mesmo vale para cabos de freio e de câmbio, que podem enferrujar e romper-se quando você estiver pedalando fora de casa.

Resumo

O rolo de treino é uma excelente ferramenta para aqueles momentos em que sair de casa para treinar não é possível por qualquer motivo. Além disso, um treino bem realizado no rolo é extremamente eficiente para seu desenvolvimento como atleta, já que ele permite manter potências específicas de forma muito mais precisa.

Por isso, aposte nessa ferramenta e nas dicas acima para tirar o melhor proveito do tempo que você passa em casa.


Conteúdo Relacionado

Comentários

Carlos, procure por USB ANT+ dongle na internet que acha.

Interessante esse sistema com rolo, tenho um rolo TransX e quero fazer essa adaptação. Esse dispositivo Dongo onde encontro para comprar?

Já usei o Rouvy, o RGT e também o Zwift, o Rouvy e Zwift se assemelham bastante, ambos possuem uma interatividade muito grande com rolos smart, o RGT não interage com rolos Smart, mas tem gráficos excelentes.
Uma particularidade com o o Rouvy, para sincronizar com o Strava é necessário que ele tenha interação com o Rolo, caso contrário será armazenado apenas no app Rouvy.
Todos são excelentes opções para os diferentes níveis de atletas e também bolsos.

Tenho usado o Rouvy e o RGT no lugar do swift.
o Rouvy usa vídeo de lugares reais e o RGT está de graça durante este período de covid

Muito boa as dicas, nesse dias o rolo tem sido meu companheiro de treino!!!

Parabéns pela Matéria! Muito esclarecedora!