MENU

Como escolher uma bicicleta nova

A bike perfeita deve ser do tipo adequado, do tamanho correto pra você e montada por quem entender

Seja o ciclista novato ou experiente, comprar uma bicicleta nunca é uma tarefa simples. Afinal, além de inúmeras categorias e modelos, o mercado atual ainda está repleto de diferentes componentes e geometrias, e todas estas questões vão influenciar onde você vai gastar seu dinheiro. Por isso, confira estas dicas e faça uma compra inteligente. Da estradeira super leve de alto desempenho à máquina de dowhill, a primeira coisa a se fazer é definir o uso que você fará da bicicleta.

Defina o tipo de bicicleta de acordo com seu uso

O mais importante na hora de comprar uma bicicleta nova é definir o tipo de bicicleta de acordo com o seu uso, como falamos neste artigo.

Bicicleta Urbana é a melhor opção na cidade para a grande maioria
Bicicleta Urbana é a melhor opção na cidade para a grande maioria    Chris Barbalis on Unsplash

Não caia na tentação de comprar uma bicicleta apenas porque está barata ou porque gostou do visual. Se a bicicleta não se encaixar no seu uso e ao seu corpo, você corre o risco de não querer mais pedalar.

O terreno que você vai usar, frequência de uso e desempenho esperado, são os fatores fundamentais para definir a bike certa pra você.

Basicamente você precisa definir se quer uma bike urbana ou para alguma das modalidades esportivas e então se aprofundar um pouco mais nos detalhes que falamos no artigo acima. Abaixo damos um pequeno resumo dos tipos de bikes.

Bicicletas urbanas - Para pedalar na cidade

Uma boa bicicleta urbana é a melhor opção para a maioria das pessoas pedalar de forma recreativa ou como locomoção - para ir ao trabalho, faculdade, etc.

Elas são mais baratas que uma bicicleta esportiva e precisam de menos manutenção. Ainda assim, é importante escolher um modelo correto, dependendo da sua frequência de uso e condições. Você pode ver como escolher uma bicicleta urbana neste artigo.

Mountain Bikes - Bicicletas para terra e trilhas

Normalmente, mountain bikes são equipadas com guidão reto ou curvado para cima, pneus com cravos, freios a disco, suspensão dianteira e algumas com suspensão traseira.

Mountain Bikes são para encarar terrenos difíceis
Mountain Bikes são para encarar terrenos difíceis    Pedro Cury

Ainda assim, elas tem inúmeras variações, devido às diversas modalidades. Você pode ver como escolher e quais são os tipos de mountain bikes aqui e conhecer as categorias do mountain biking nesta matéria.

Bicicletas de Estrada ou Speed

Se seu negócio é desempenho no asfalto, uma bike de estrada é a sua opção. A maioria das "estradeiras" ou "speeds", como também são chamadas, utiliza guidão curvado, pneus estreitos e posição de pilotagem mais baixa para melhor aerodinâmica. Tudo isso pra trazer o melhor desempenho no asfalto liso das estradas.

Bicicletas de Estrada buscam desempenho como prioridade
Bicicletas de Estrada buscam desempenho como prioridade    Pedro Cury

Ainda assim, existem diversos tipos de bikes de estrada que você pode ver aqui, que se encaixam melhor de acordo com a categoria escolhida.

Assim como o mountain biking, o ciclismo de estrada tem diversas sub-modalidades que explicamos neste artigo.

Tamanho certo é fundamental

Uma bike de tamanho errado pode te trazer desde desconforto, até lesões e baixo desempenho. Por isso, é de extrema importância escolher uma loja que possa oferecer um serviço básico de bike fit que sirva ao menos para você comprar um produto que se encaixe em suas medidas.

Caso não exista este tipo de serviço na sua região, procure fazer um bike fit virtual para descobrir qual tamanho do quadro você deve escolher. Porém, lembre-se de um detalhe importante: cada modelo de bicicleta tem uma tabela de geometria diferente, o que quer dizer que existe a possibilidade da numeração ideal para você mudar de fabricante para fabricante.

A seguir, colocamos uma tabela básica de medidas de quadro para você. Embora ela sirva como guia, esta solução está longe de ser a ideal para todos os casos.

Tabela de referência - Tamanhos de bicicleta
Tabela de referência - Tamanhos de bicicleta


Reserve dinheiro para acessórios

Antes de decidir quanto você pretende pagar em uma bicicleta, não se esqueça de colocar no orçamento o quanto você tem para gastar no total. Afinal, é preciso colocar na conta alguns itens indispensáveis para qualquer ciclista.

Normalmente, deve-se contabilizar itens indispensáveis como capacete, uma câmara reserva e bomba de pneu. Se quiser ir mais longe, inclua na conta garrafinhas de água, suportes e uma ferramenta compacta.

Não esqueça de comprar também um capacete e acessórios
Não esqueça de comprar também um capacete e acessórios    Waldemar Brandt on Unsplash

Se você optou por uma bike para ciclismo esportivo, vale muito a pena ter roupas específicas para ciclismo, como falamos aqui.

Não compre uma bike muito barata, mas também não precisa ser cara

Mesmo que seu objetivo seja apenas passear no parque de fim de semana, evite bicicletas muito simples como as de super-mercado. Embora o preço delas seja convidativo, a grande verdade é que a qualidade das peças é tão baixa que rapidamente os reparos vão ultrapassar o valor de uma bicicleta um pouco mais avançada.

Além disso, a falta de precisão dos componentes como câmbios e freios tendem a estragar todo o prazer de pedalar. Por isso, vale a pena investir um pouco mais e ter uma convivência livre de dores de cabeça com a sua magrela.

Ao mesmo tempo, uma bicicleta caríssima para profissionais não será necessariamente a melhor opção pra você. Bikes de competição algumas vezes deixam de lado o conforto para priorizar o desempenho. Uma bicicleta de competição muitas vezes não é a melhor opção para apenas diversão.

Além da bicicleta, escolha uma loja

Você achará muitos preços parecidos e grande variedade de marcas em lojas físicas. Porém, um grande diferencial será o atendimento.

Escolha um Bikeshop de confiança
Escolha um Bikeshop de confiança

Hoje, as boas bicicletárias não se importam de substituir sem custo ou com custo reduzido, na hora da compra, componentes como mesas, guidões e selins para proporcionar uma postura de pedalada mais adequada para você. Isso pode fazer toda a diferença!

Lembre-se que, assim como qualquer produto, uma bicicleta está sujeita a defeitos e, em caso de qualquer dificuldade, é melhor contar com profissionais sérios e que já conheçam o produto que vendem. Algumas lojas também oferecem descontos ou até mesmo gratuidade na primeira revisão.

Comprou pela internet ? Monte em uma loja

Recentemente, algumas lojas online passaram a oferecer bicicletas com um preço muito competitivo. Não existe absolutamente nada de errado em comprar uma bicicleta pela internet, desde que se tenha o cuidado de levá-la em um bicicletária ou mecânico de confiança para conferir a montagem.

Outro fator importante é observar com muito cuidado a geometria da bike e o seu tamanho antes de comprá-la. Afinal, como você não poderá sentar na bike antes de fechar negócio, é preciso tomar cuidado para não bater o martelo em uma bicicleta do tamanho errado.

Como em qualquer compra online, pesquise a fundo sobre a loja que está vendendo. Veja se ela é confiável e tem clientes satisfeitos. Pesquise também sobre a marca que você vai comprar. Alguns lojistas montagem bicicletas ao invés de vender bikes completas diretamente das marcas - não há problema nisso, desde que seja feito da forma correta.

Se você tem dúvida sobre configurações e marcas, o fórum do Pedal é uma excelente ferramenta para buscar mais informações de bikes.


Relacionados

Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.