home

Como escolher uma bicicleta nova


9 JAN, 2004     Pedro Cury    
     


Seja o ciclista novato ou experiente, comprar uma bicicleta nunca é uma tarefa simples. Afinal, além de inúmeras categorias e modelos, o mercado atual ainda está repleto de diferentes componentes e geometrias, e todas estas questões vão influenciar onde você vai gastar seu dinheiro. Por isso, confira estas dicas e faça uma compra inteligente. Da estradeira super leve de alto desempenho à máquina de dowhill, a primeira coisa a se fazer é definir o uso que você fará da bicicleta.

Para a terra

imagem
GoNew 8.3, uma MTB de entrada

Normalmente, mountain bikes são equipadas com guidão reto ou curvado para cima, pneus com cravos, freios a disco, suspensão dianteira e algumas com suspensão traseira. Lembre-se de optar por um modelo que se encaixe no seu uso. Quanto mais "casca grossa" for a trilha, mais curso de suspensão a bicicleta deve ter. Atualmente, a imensa maioria das MTBs utilizam rodas 27,5 ou 29. Você pode conhecer todas as categorias do mountain biking nesta matéria.

No asfalto

Se o seu negócio é ficar no asfalto, suas opções podem variar um pouco, indo de bikes de estrada à bicicletas urbanas, passando pelas hibridas.
Estradeiras - A maioria das "estradeiras" ou "speeds" utiliza guidão curvado, pneus estreitos e posição de pilotagem mais baixa, sendo mais adequadas para o asfalto liso das estradas.

imagem
Sense Prologue, uma legítima estradeira

Híbridas - Apostam na união de características das estradeiras e das MTBs para oferecer um pacote mais flexível, sendo que cada modelo vai ter vantagem em um tipo de terreno. Encontradas em varias configurações, elas podem ter características mais voltadas para a prática de atividades físicas ou configurações mais voltas para o uso urbano.

imagem
Hibridas

Reserve dinheiro para acessórios

Antes de decidir quanto você pretende pagar em uma bicicleta, não se esqueça de colocar no orçamento o quanto você tem para gastar no total. Afinal, é preciso colocar na conta alguns itens indispensáveis para qualquer ciclista.

Normalmente, deve-se contabilizar itens indispensáveis como capacete, luvas, uma câmara reserva e bomba de pneu. Se quiser ir mais longe, inclua na conta garrafinhas de água, suportes e uma ferramente compacta.

Nem barato, nem caro

Mesmo que seu objetivo seja apenas passear no parque de fim de semana, evite bicicletas muito simples como as de super-mercado. Embora o preço delas seja convidativo, a grande verdade é que a qualidade das peças é tão baixa que rapidamente os reparos vão ultrapassar o valor de uma bicicleta um pouco mais avançada.

Além disso, a falta de precisão dos componentes como câmbios e freios tendem a estragar todo o prazer de pedalar. Por isso, vale a pena investir um pouco mais e ter uma convivência livre de dores de cabeça com a sua magrela.

Ao mesmo tempo, uma bicicleta caríssima para profissionais não quer dizer que será a melhro opção pra você. Bikes de competição algumas vezes deixam de lado o conforto para priorizar o desempenho. Uma bicicleta de competição muitas vezes não é a melhor opção para apenas diversão.

Tamanho certo é fundamental

Uma bike de tamanho errado pode te trazer desde desconforto, até lesões e baixo desempenho. Por isso, é de extrema importância escolher uma loja que possa oferecer um serviço básico de bike fit que sirva ao menos para você comprar um produto que se encaixe em suas medidas.

Caso não exista este tipo de serviço na sua região, procure fazer um bike fit virtual para descobrir qual tamanho do quadro você deve escolher. Porém, lembre-se de um detalhe importante: cada modelo de bicicleta tem uma tabela de geometria diferente, o que quer dizer que existe a possibilidade da numeração ideal para você mudar de fabricante para fabricante.

A seguir, colocamos uma tabela básica de medidas de quadro para você. Embora ela sirva como guia, esta solução está longe de ser a ideal para todos os casos.

imagem


Além da bicicleta, escolha uma loja

Atualmente, a grande maioria das bicicletas estão com preços tabelados no mercado. Por isso, o maior diferencial que você pode encontrar é a bicicletária e não a bike em si. Se possível, conheça a maior quantidade de bicicletárias possível e escolha aquela que oferecer o melhor serviço.

Lembre-se que, assim como qualquer produto, uma bicicleta está sujeita a defeitos e, em caso de qualquer dificuldade, é melhor contar com profissionais sérios. Além disso, a montagem da bicicleta e a adaptação dela ao seu corpo também será realizada por estes profissionais.

Hoje, as boas bicicletárias não se importam de substituir sem custo ou com custo reduzido componentes como mesas, guidões e selins para proporcionar uma postura de pedalada mais adequada para você.

Comprou pela internet ? Monte em uma loja

Recentemente, algumas lojas online passaram a oferecer bicicletas com um preço muito competitivo. Não existe absolutamente nada de errado em comprar uma bicicleta pela internet, desde que se tenha o cuidado de levá-la em um bicicletária ou mecânico de confiança para conferir a montagem.

Outro fator importante é observar com muito cuidado a geometria da bike e o seu tamanho antes de comprá-la. Afinal, como você não poderá sentar na bike antes de fechar negócio, é preciso tomar cuidado para não bater o martelo em uma bicicleta do tamanho errado.


Comentários



Relacionados