Seção de Fotos Vazia Como definir objetivos para a temporada - Pedal

MENU

Como definir objetivos para a temporada

     

Fala aí galera, amantes da magrela! Prontos para mais um ano de treinos, corridas, vitórias e derrotas? Um bom ano começa obviamente com um bom plano, com objetivos reais e bem definidos. Nessa matéria tentarem passar para vocês um “mapinha” de como fazer para definir seus objetivos para a temporada seguinte.

Usando e aprendendo sobre as performances do passado é um elemento chave na definição dos seus objetivos do futuro. Antes de decidir os objetivos é muito importante que o atleta e ou técnico do atleta saiba analisar a situação psicológica e a habilidade do atleta no esporte e descobrir aonde se pode melhorar. Deve-se entender os pontos fracos relativamente com os pontos fortes e tentar balancear os dois. Faça a descrição da sua temporada listando sua atual condição física e psicológica.

1-Análise de Habilidades (aonde você é bom ou não)

•Técnica em single track
•Subidas longas
•Plano
•Circuito X intercity/MTB maratona
•Largada de corrida
•Tipo de terreno
•Descidas
•Condições do terreno (lama, grama, terra, molhado, etc.).

A maioria das pessoas geralmente sabe quais são seus pontos fortes e quais são seus pontos fracos. “Podemos dizer coisas como: “eu não largo bem, mas sempre pego todo mundo no final” ou “eu tenho que melhorar minha subida longa, toda vez que eu pego uma subida longa a maioria da galera me ultrapassa”. Uma lista da atual habilidade do atleta o ajuda a definir seus objetivos para a próxima temporada.

2- Experiência de Corrida

•Como foi a última temporada? Você começou a temporada fresco e depois terminou exausto? Você acha que você poderia ter feito melhor do que fez nas corridas? Você acha que poderia correr mais ou menos?
•Como estava a sua energia quando estava ao redor das corridas? Você notou diferença entre o nível de relaxamento e excitamento entre corridas grandes e pequenas? Exemplo, Copa Divinópolis versus IronBiker?
•Como você se sentiu depois das corridas? Feliz e satisfeito ou para baixo e desapontado?

3- Prioridades

Depois que você fez a lista de suas habilidades e o que você pode melhorar você já pode definir seus objetivos para a próxima temporada. Antes de definir os seus objetivos você tem que se perguntar:

-Quanto eu estou dedicado a alcançar meus objetivos? Atletas têm que tomar “posse” dos objetivos para eles se tornarem realidade.
-Esses objetivos encaixam ou são compatíveis com as outras prioridades da minha vida? Se você vai treinar para o Inoxbike, você poderá fazer treinos longos 2 vezes por semana?

4- Definindo objetivos

Usando a lista de possíveis melhoras que você fez a partir da análise a temporada passada, mais as informações sobre a sua dedicação e prioridade, você pode agora escrever os seus objetivos para a temporada que está para começar.

•Comece com objetivo de performance versus objetivo de resultado. Objetivos de performance são objetivos que você tem total controle sobre, tais como planilha de treino, competir relaxado e concentrado ou ir mais rápido que o ano passado. Por exemplo, vencer uma corrida ou uma premiação é um objetivo de resultado. Mesmo que você seja capaz de vencer a corrida, você na pode controlar o fato de que outra pessoa foi mais rápida e melhor que você. Se você alcança o objetivo de, por exemplo, andar mais rápido que o ano passado, você pode chegar em 25º que será vitorioso nesse dia!

•Tenha objetivos realísticos e medíveis. Melhorar o tempo para um certo intervalo de treino, ou uma certa corrida, melhorar técnica de descida são exemplos de objetivos medíveis que você vai poder analisar após os fatos terem ocorridos. Vencer o campeonato brasileiro na sua categoria no primeiro ano de competição não é necessariamente um objetivo realístico e medível. A felicidade é difícil de ser medida, por tanto seja específico!

5- Conquistando os seus objetivos

Seus objetivos estão escritos e você está realmente empenhando em alcançá-los. Agora você tem que saber o que fazer para chegar lá, ou então ficará tudo apenas no papel. No caminho do grande sonho, você procura conquistar pequenas vitórias no caminho. À medida que você conquista pequenos objetivos você poderá acessar se está no caminho certo e também conquistando esses pequenos objetivos e triunfo o deixa motivado para continuar na luta atrás do seu grande objetivo.

O ser humano sonha, mas se ele apenas sonhasse não conquistaria nada. Agora é a hora de vocês definirem seus objetivos e correrem atrás!
Se parar o bicho pega, se ficar o bico come!

Quando estiver planejando sua nova temporada, fique ligado com sua inteligência esportiva. Entenda que tipo de plano, informações e comportamentos funcionaram bem para você no ano passado e tente melhorar isso ainda mais. Dedique-se em fazer as mudanças necessárias para o progresso e o desenvolvimento do senso de inteligência do seu esporte o que lhe trará confidência e sucesso.

Hugo Pradoneto trabalha para a conceituada Carmichael Training Systems, é dono da Overthetop Consultoria Esportiva(www.treine.net), ciclista profissional, mountain biker Elite e ex-triatleta.

Contato:oce@overthetop.com.br

     


Comentários