MENU

Clube Aretê Búzios (RJ) inaugura pista de XCO

Local oferece diferentes níveis de desafios; atletas fazem test drive no lançamento

Release de imprensa
A comunidade global do ciclismo tem agora na cidade de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, uma das melhores pistas de XCO do Brasil para a prática da modalidade. Nesta quarta-feira, dia 27 de julho, o Clube Aretê Búzios inaugurou o espaço com presenças ilustres. A 170 km da capital, o local integra o bairro planejado Aretê Búzios, um dos maiores projetos imobiliários do Brasil, empreendimento imobiliário do Grupo Opportunity.

Foto 80325
    Felipe Almeida


A pista XCO integra o complexo Bike Park Aretê, tem 7,3 km no total e foi projetada em circuito fechado com subidas e descidas de diferentes níveis de dificuldades, com obstáculos como curvas, saltos, pedras, raízes, elementos naturais ou construídos artificialmente. O projeto otimiza os desníveis do terreno e a variada vegetação da região. O atleta de mountain bike e trail builder Diego Knob é o responsável pelo desenvolvimento da pista, em trabalho em conjunto com profissionais especializados do Knob Trail System e apoio de equipes da consultoria florestal Geotrópicos e do Aretê.

Publicidade


“O desenho da pista XCO do Clube Aretê Búzios foi pensado cuidadosamente para melhor aproveitamento do terreno, além de construções em madeira como curvas e pontes. É um novo conceito, inspirado em diversas modalidades do mountain bike, como o próprio cross country olímpico, downhill, enduro, dirt jump e freeride. A ideia é proporcionar uma experiência de pedal com fluidez, com diversão e desafios. A pista foi pensada em cada pequeno detalhe”, explicou Knob.

Projetado para ser inclusivo, o local considera todos os níveis de pilotagem, desde a introdução ao pedal na terra até habilidades mais avançadas na prática da modalidade, além de ser abrangente também no tipo de bike a ser usada. O traçado da pista permite que ciclistas evoluam no nível técnico ao longo de diferentes distâncias do percurso. A partir do dia 8 de agosto o local estará aberto ao público, com ingressos disponíveis em no site do clube.
Foto 80326
    Felipe Almeida


"O potencial do mountain bike no Brasil é gigantesco, o país já se destaca na modalidade, por isso fomos buscar os melhores projetistas de pistas. Temos uma mata fechada, com ampla vegetação. Aproveitamos a topografia do local, o potencial das altitudes do terreno para fazer uma pista de altíssimo nível para receber provas de nível mundial", ressaltou o responsável pela engenharia do Aretê, Pedro Bulhões.

O complexo esportivo do Clube Aretê Búzios tem vasta área dedicada à busca pela excelência em treinamento e lazer familiar. Além da pista XCO, o Bike Park conta com uma pista de ciclismo assinada por Walter Tuche, referência no esporte, e tem traçado total de 10 km, sendo 7,5 km dedicados ao ciclismo de estrada e o restante em solo híbrido, que mistura mountain bike e gravel. Com tantas opções e com ruas e trilhas cercadas pela natureza, o clube é referência também para provas e treinos de triathlon, modalidade que combina natação, ciclismo e corrida.

Publicidade


Inauguração reúne elite brasileira da modalidade

Foto 80327
    Felipe Almeida

A pista XCO do Clube Aretê Búzios recebeu grandes nomes do mountain bike brasileiro em seu soft opening. As primeiras pedaladas no local foram dos atletas Brou, Hungria, Kate Rocha, Lorena Ranchel, Franciele, ciclistas da equipe Rei da Montanha, além do próprio Diego Knob, responsável pelo projeto.

"Tudo o que foi prometido sobre a pista foi cumprido. Ela proporciona desafio para o amador, intermediário e profissional. A estrutura do Bike Park é impressionante, e posso falar com propriedade já que conheço praticamente todos do país e muitos no exterior. O contato com a natureza é muito importante, mais um ponto positivo do local. A experiência foi delirante", celebrou o atleta Thiago Drews, o Brou.

Oferecendo estrutura de primeira qualidade, o Clube Aretê Búzios é a nova referência para eventos nacionais e internacionais de diversas modalidades. A agência Effect Sport é a responsável pela curadoria esportiva do clube, com calendário de 2022 repleto de atrações.

Mais informações sobre o Aretê Búzios, acesse o site do clube


Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.