home

Circuito MTB de Favelas 2015 #1 - XCO Turano - Evento abre temporada do XC nas Favelas


9 MAI, 2015     Péricles    



Com patrocínio da Light e da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, o Circuito Estadual de Mountain Bike em Favelas 2015 vem movimentando desde março importantes comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. Com duas provas já resalizadas da modalidade DownHill, acontece neste domingo, dia 10, às 11h, no Turano ( Tijuca), a 1º etapa do desafio de Cross Country. Este é o único ranking da modalidade de ciclismo olímpico, que tem a favela como cenário e as comunidades do Complexo do Alemão, Borel, Mangueirinha em Duque de Caxias também receberão o evento, que terá quatro etapas ao longo do ano.

imagem

“ Hoje o Ciclismo em Favelas é referência em inclusão social através do esporte e deu origem a diversos projetos paralelos nas comunidades cariocas, com destaque para o Favela Bike Park, que será inaugurado ainda este ano” , destaca Daniel Barcinski diretor da DB Projetos empresa organizadora
No dia da competição, 100 atletas retornam ao local,que foi um marco na integração entre o asfalto e a favela quando participaram da primeira disputa em 2010.Divididos em sete diferentes categorias , os competidores percorrerão os 4.200 metros entre subidas, descidas, passando por trilhas de terra , becos e vielas.

No Turano, o trajeto dos competidores passam por muitos locais estreitos e os organizadores transformaram as escadas em rampas, desta vez apenas para as subidas. O percurso, cruza as Ruas Itapagipe, Valparaíso e Bispo o que garante a passagem dos ciclistas também pelo asfalto. " Uma pista extremamente dura, com uma subida fortíssima logo no início, passando por dentro do morro e descendo por uma trilha quase toda de pedra. Diria que o grau de dificuldade numa escala de 0 a 10 é 9", observa Thiago Gomes coordenador da prova.








Comentários



Relacionados