home

Circuito MTB de Favelas #1 - Knob sobe no pódio


12 MAR, 2013     Guiné    



O local conhecido como Vietnã, que era usado para execuções por traficantes de drogas e por onde policiais do BOPE chegaram para a pacificação da comunidade Pavão Pavãozinho, no Rio de Janeiro, foi o ponto de partida para a descida da primeira etapa do Circuito MTB de Favelas, realizado neste fim de semana. Os pilotos de downhill precisavam descer centenas de escadas, percorrer vielas e becos até a chegada, no pé do morro. O evento contou com a participação dos atletas petropolitanos da equipe Knob Racing e, mais uma vez, eles tiveram destaque no pódio. Dos quatro pilotos do grupo, três ficaram entre os cinco primeiros em suas categorias.

Os petropolitanos chegaram ao Rio na sexta-feira para começar os treinamentos, mas por causa do percurso difícil, em meio à favela, não conseguiram dar muitas descidas. Mesmo assim, elas conquistaram bons resultados. Diego Neumann, o Knob, que é o principal piloto da equipe e ainda ajuda a preparar os outros atletas, ficou com a terceira colocação na categoria Pró/Elite, a mais disputada do esporte. Gabriel Moraes, que também disputa a mesma categoria, ocupou em quinto lugar. O novato Vinicius Araújo também já chegou à equipe marcando seu lugar no pódio. Ele ficou em segundo lugar na categoria Junior. Eric Silva, que disputa a Expert, ficou com a oitava colocação.

Esta foi a primeira etapa do campeonato, que ainda será realizado em outras quatro comunidades do Rio de Janeiro ao longo deste ano. A próxima será no Complexo do Alemão, no dia 14 de abril. As próximas serão no Turano, em 2 de junho, na Mangueira, 21 de julho, e Providência, 8 de setembro. E, logo na primeira, no Pavão Pavãozinho, muitos pilotos tiveram dificuldade pra encarar a descida. O percurso tinha cerca de um quilômetro, com escadarias, vielas, becos, rampas. Os atletas passavam na porta dos moradores.

E por falar em moradores, os pilotos precisavam redobrar a atenção pra não atingir ninguém, inclusive muitas crianças. Vinicius, o melhor colocado da Knob Racing, sentiu na pele este “obstáculo”. Por causa de uma moradora ele acabou caindo durante os treinos, bateu com as costas na escadaria e precisou competir machucado.

imagem

- As dores da queda e o receio de cair de novo com certeza me fizeram andar mais lento na hora da prova, mas o resultado foi bom, levando em conta que nosso maior objetivo este ano é o Estadual de downhill e o Brasileiro, não o urbano - explicou ele.

Para Knob, a corrida no Pavão Pavãozinho foi uma experiência única. Ele já havia participado de outros urbanos, como os que ocorreram no Complexo do Alemão, Escadarias de Santos e no Chile, mas desta vez o percurso foi ainda mais surpreendente.

- Todos os urbanos são singulares, mas o Pavãozinho mostrou a todos, pilotos e amantes do ciclismo, que nosso esporte é realmente fascinante. Vielas super inclinadas e apertadas, escadas irregulares e um público excelente marcaram o evento. Para mim foi mais uma corrida que me ensinou muita coisa e que vai deixar um legado na minha vida tanto profissional, quanto pessoal – disse, lembrando de agradecer os patrocinadores: Pimp Bike Shop, Dabomb, Mob, Xfusion, Ashima, Fly, Dragon, Evs, OTL, Sram - Rockshox - Avid – Truvativ, Alimentação 2000, Estudio Pilates Thais Neumann e pedal.com.br.

Já Gabriel Moraes ressaltou que ficou chateado por ter ido bem nos treinos, mas na hora da prova ter cometido dois erros que acabaram tirando dele algumas colocações.

– Tive dois erros que me custaram caro, acabei ficando com a quinta colocação. Fiquei um pouco chateado porque sei que conseguiria algo melhor caso não tivesse caído, mas esse esporte é assim, não admite erros, agora é focar na próxima corrida – afirmou.

– Andar no urbano é sempre uma experiência nova, gostei muito da corrida, sei que a cada prova evoluo mais. E resultados mais expressivos é uma questão de tempo, sou muito orgulhoso de participar dessa equipe e dessa estrutura toda – completou Eric.

Sobre a Equipe:

Criada em 2010, a Knob Racing mostrou que veio mesmo para ficar. Em pouco tempo, ela já revelou talentos, trouxe importantes títulos para a cidade e promete resultados ainda melhores em 2013. E os atletas Diego Neumann, o Knob, piloto e treinador da equipe, Gabriel Moraes, Vinicius Araújo e Eric Silva não têm descanso, todos continuam treinando forte para tentar conquistas cada vez melhores.

A Knob Racing foi um projeto do apaixonado pelo downhill Rafael Buys. Ele já era manager do piloto Diego Knob, agora o principal piloto da equipe, que também participou do processo de criação do grupo. Assim que foi fundada, a equipe já tinha dois pilotos previamente selecionados, um deles Gabriel Moraes, que está até hoje. E, rapidamente, os dois começaram a mostrar resultados satisfatórios. Foram evoluindo com a ajuda dos treinamentos de Knob. Tempos depois outros pilotos foram integrados ao grupo e dois saíram, um para se dedicar aos estudos e outro para continuar o esporte fora do país.


Fotos (4)

foto 0 - Diego Knob foto 1 - Diego Knob foto 2 - Diego Knob Mais Fotos

Comentários



Relacionados