home

Circuito MTB de Favelas #1 - Downhill Pavão - Fotos e Vídeos


12 MAR, 2013     Moraes    



Foi realizado nesse fim de semana, dias 9 e 10 de março, a primeira etapa do Circuito MTB de Favelas no morro do Pavão - Pavãozinho. O Circuito, que ao longo do ano contará também com provas de cross-country, começou com o downhill, a modalidade mais extrema do mountain biking.

imagem
Visual de uma das trilhas atrás da pista - Sempre deslumbrantes



A manhã de sábado começou com um imprevisto - o teleférico que levaria os atletas mais perto da largada, estava com problemas mecânicos devido a forte chuva da semana anterior. Para treinar, os atletas precisaram empurrar a bike pra cima. A solução dada pela organização foi ter a ajuda de moradores, que estavam trabalhando no evento, para subir com as bikes. A situação foi regularizada na parte da tarde, facilitando muito a vida dos atletas.

A Pista

A pista era bastante técnica. Os degraus irregulares, escadas muito estreitas e curvas muito fechadas estavam por toda parte. Algumas pontes de madeiras foram colocadas para tornar possível a passagem em alguns trechos, mas isso não acabava totalmente com as dificuldades - por os trechos serem inclinados, a bike acelerava muito nas madeiras e era preciso frear com muito cuidado para não derrapar. Os organizadores disseram que essa é a pista mais técnica do circuito.

imagem
Pista montada com a praia de Ipanema ao fundo

A noite de sábado deu um susto nos competidores. O Rio de Janeiro foi colocado em estado de atenção com possibilidade de fortes chuvas - que se fossem como da semana passada - poderiam comprometer a pista e atrasar o domingo. Porém, o temporal não atingiu a cidade com a intensidade prevista.

No domingo, o sol já estava forte desde às 8h da manhã, quando os pilotos começaram a se organizar para fazer a única descida de treino do dia. Aproximadamente 55 pilotos de vários estados do país estavam presentes.

Com a tensão da final, podemos ver mais tombos em trechos traiçoeiros da pista, mas felizmente ninguém teve qualquer acidente grave. O corpo de bombeiros estava presente na prova nos trecho mais críticos e bastante atento aos tombos mais simples. Os moradores contratados peloa organização também colaboraram muito apitando a cada descida dos atletas e avisando os demais moradores. A comunidade gostou muito da novidade e de conhecer um pouco mais do esporte - vendo as bikes passando nas suas portas.
imagem
O pessoal se empolgou com a passagem das bikes pela primeira vez na comunidade


Vencedor não era favorito

Alguns atletas de renome estavam presentes no evento, como Djone Fornari e Leandro Campovilla, ambos campeões do Downhill Urbano de Santos - prova mais famosa da modalidade. Também estava Diego Knob, piloto experiente e com diversos títulos. Porém, o vencedor da etapa foi o carioca Gabriel Lopes, de apenas 17 anos. O atleta compete no downhill há apenas 2 anos e tem apresentado bons resultados na sua categoria. Nessa prova, ele decidiu correr na categoria elite e fez o melhor tempo da prova - empatado com o experiente piloto Kayo Iracy, que correu em outra categoria. É sempre bom ver novos competidores se destacando em provas importantes como essa.

Descida - Helmet Cam de Diego Knob - 3º colocado



Também não podemos deixar de parabenizar a Priscilla Oliveira, única competidora na categoria feminino, que não se intimidou com a pista e botou pra baixo.

Outro destaque, que atraiu muitos competidores, foi o alto valor em premiação. Sempre muito importante para um esporte caro como o downhill.

Confira os resultados completos.

A próxima etapa do downhill urbano está programada para Abril, porém ainda não confirmada. Fiquem ligados aqui no Pedal ou no site oficial do evento: http://www.circuitodefavelas.com.br/.

Mais fotos em breve aqui no Pedal.


Fotos (47)

foto 0 - Djone Fornari foto 1 - Rodrigo Tiuma foto 2 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados