MENU

CIMTB 2023 - #2 Nova Lima - Mirante CSul Lagoa dos Ingleses volta a sediar competição de MTB

Após ser palco de uma competição inédita em dezembro de 2022, o local receberá pela primeira vez da CIMTB

Release de imprensa
A região da Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), já começa a viver o clima da Copa Internacional de Mountain Bike. Em menos de 40 dias, as trilhas de mountain bike mantidas pelo Grupo CSul serão palco da segunda etapa do evento na temporada de 2023. As provas terão início no Mirante da CSul, na famosa Trilha Sauser, e estão marcadas para os dias 23, 24 e 25 de junho, período em que Nova Lima receberá alguns dos melhores ciclistas do Brasil e do mundo.

Foto: divulgação / CBMM
Foto: divulgação / CBMM


Diversos parceiros e entidades têm participado ativamente para que a etapa de estreia da CIMTB em Nova Lima seja bem sucedida. Um dos principais é o Projeto CSul Lagoa dos Ingleses, maior projeto de desenvolvimento urbano sustentável da América Latina, que a cada dia se consolida com novos empreendimentos, colaborando para o fomento econômico e qualidade de vida na região.

"A região da CSul Lagoa das Ingleses é hoje um dos principais destinos para diversos esportes ao ar livre e de aventura. Diversas competições acontecem dentro do projeto, principalmente, de mountain bike, triatlo, maratonas, corridas e esqui aquático. No fim de 2022, pela primeira vez, tivemos um grande evento de mountain bike, com as provas do Campeonato Brasileiro e do Mineiro de MTB, organizados pela CIMTB. Foi a primeira de muitas vezes que teremos campeonatos estaduais, nacionais e internacionais por aqui. A próxima será a Copa Internacional de Mountain Bike", comentou o CEO da CSul, Maury Bastos.

Publicidade


Localizado no entorno da Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, e com assinatura do renomado urbanista Jaime Lerner, o Projeto CSul segue os conceitos do novo urbanismo e sustentabilidade, e irá desenvolver a região com novos bairros planejados, empreendimentos residenciais, comerciais, industriais, culturais e de lazer, dentro dos conceitos mais modernos de qualidade de vida.

"A CSul vem investindo na qualificação de suas áreas verdes - aproximadamente 12 milhões de m2 - que ao longo do tempo serão transformadas em locais para o uso da comunidade e o contato com a natureza. Seja com trilhas de MTB ou trilhas de caminhada e corrida de aventura, estes locais serão transformados em parques ao redor dos bairros, aumentando o contato com a natureza. Assim as pessoas valorizam e também nos ajudam a preservar. A cada dia a população entende um pouco mais e se envolve com o projeto CSul. O desenvolvimento urbano aqui se integra à preservação com uso, para que as pessoas possam curtir, amar e cada vez mais defender essa qualidade de vida diferenciada", avaliou Maury Bastos.

Inscrições para etapa Nova Lima

As inscrições para a segunda de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2023 seguem abertas no site do evento. Nova Lima recebe a mais tradicional competição de mountain bike da América Latina, entre os dias 23 e 25 de junho, no Mirante da CSUL, na Lagoa dos Ingleses.

Foto: divulgação / CBMM
Foto: divulgação / CBMM


As inscrições podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação. Nelas, os interessados em participar da competição encontram todas as infos do evento marcado para o fim de junho na Grande BH.

Na etapa da Lagoa dos Ingleses, três modalidades do mountain bike cross-country serão disputadas. Como de costume, haverá a realização do XCC (Short Track), Classe 3 na UCI (União Ciclística Internacional), o XCO (Cross Country Olímpico), Classe 1 na UCI, ofertando 60 pontos aos campeões em cada uma das elites, masculina e feminina, e também o XCM (Maratona), disputa que possui a maior variedade de categorias.

Publicidade


Todas as categorias da etapa

Ao todo, são 46 categorias disponíveis separadas por idade e gênero, com opções a partir de 1 ano de idade, como a Mirim, até as mais experientes como Over-65 para os homens e Over-50 para as mulheres.

Além disso, existem as categorias que atendem grupos especiais de ciclistas como Peso Pesado (ciclistas acima de 95 kg), Segurança Pública, para profissionais na ativa (Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agente Penitenciário e Guarda Municipal etc), três opções para correr em Dupla, as categorias PcD/PNE e Handbike para pessoas com deficiência, a Ultra, para os atletas que querem correr o XCO e XCM somando os tempos das provas.

Para quem quer apenas curtir o evento com os melhores atletas do Brasil e do Mundo, mas não quer competir, há opção da categoria Turismo na Maratona, que funciona como um passeio pelo percurso da maratona com uma volta de, aproximadamente, 15 km. Para fechar o “cardápio” de opções existem as categorias com bikes especiais como as elétricas e a gravel.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.