home

CIMTB 2019 #2 - Araxá - XCT - Avancini e Campuzano vencem novamente

Henrique Avancini e Daniela Campuzano foram campeões nesta sexta-feira (26). Atletas deram uma volta na pista, individualmente, no Contrarrelógio


26 ABR, 2019     Gustavo Figueiredo    
     


O dia foi de dobradinha na CIMTB Michelin. Mais um vez Brasil e México dominaram os lugares mais altos do pódio. Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) e Daniela Campuzano (Dc – Specialized) garantiram a vitória do segundo estágio e chegam na metade da competição na liderança. O Contrarrelógio (XCT) aconteceu nesta sexta-feira (26). No masculino, o chileno Martin Vidaurre (Lapierre Vidaurrebikes), atleta Sub-23, foi vice-campeão. O terceiro lugar ficou para o competidor Corinthians Audax Bike Team, José Gabriel Marques. A companheira de equipe, Letícia Cândido, foi vice-campeã no feminino seguida da atleta Sense Factory Racing, Jaqueline Mourão.

Foto 71777
   Alemão Silva

A prova gera uma disputa entre o próprio atleta, já que as largadas são individuais. O competidor completa o circuito de Cross Country Olímpico (XCO) buscando fazer o menor tempo possível. Avancini afirmou que a prova de hoje foi consistente. “Sem muitos riscos, era importante consolidar um bom tempo mas não me expor a nenhuma queda ou alguma quebra mecânica. Foi bem positivo para mim, mais uma vitória e acima até do que eu almejava”, disse.

Foto 71780
   Fabio Piva / CIMTB

Com o resultado, Avancini ficou com uma vantagem de 02:48 em relação ao segundo colocado, o colombiano Fabio Castañeda, que finalizou a prova de XCT em 11º colocação. “Estendi a diferença na liderança porém ainda há mais dois dias pela frente. Já conseguimos ver esse mix de atletas que não foram tão bem na Maratona e que agora precisam recuperar o terreno. Eu acredito que a partir de amanhã a gente vai ter competições realmente muito agressivas, alguns atletas precisam ter uma atitude mais proativa no pelotão. E eu vou tentar me defender de uma maneira mais segura para enfim não me expor tanto e tentar segurar a camisa até o final de domingo”, disse Avancini.

Para o segundo colocado desta sexta-feira, o chileno Martin Vidaurre, que é Sub23 e corre de pneus Michelin, ser vice-campeão com uma diferença de dez segundos em relação a Avancini é um grande feito. “Estar no pódio junto com a Elite era um dos meus objetivos aqui. Me sai muito bem em relação à Maratona. O Contrarrelógio é mais técnico, mais estratégico e é uma prova melhor para mim. Fiz uma volta inteligente, com cuidado, apertando no lugar certo e tudo se saiu bem. Estou muito contente”. Apesar do bom resultado no Contrarrelógio, Martin lamenta o resultado da Maratona. “A Maratona definiu tudo. É um pouco triste, mas quem sabe mantenho nos pódios nos próximos dias", comentou.

Feminino

No feminino, Daniela Campuzano completou a volta do XCT com 18'45, uma vantagem de 27 segundos em relação à segunda colocada. "A etapa de hoje é minha favorita e estou muito feliz porque tive boas sensações. Minha estratégia foi fazer cada subida aumentando a força e descer o mais rápido possível, sem cometer erros", comentou a mexicana.

Foto 71779
   Fabio Piva / CIMTB

Letícia Cândido ficou feliz e surpresa com o resultado. “Na verdade eu não esperava, foi uma surpresa muito grande, até achei que tinham falado errado meu nome, mas foi muito bom, porque foi fruto de um esforço que eu fiz na prova. Eu decidi fazer meu melhor mas não esperava ser um tempo tão bom para conquistar a segunda colocação”, disse.

Foto 71778
   Alemão Silva

A competidora Sense Factory Racing, Jaqueline Mourão, repetiu a colocação da Maratona e se mantém na terceira colocação. “Estou feliz com minha performance. Cheguei na frente da argentina e também estou feliz pela Letícia. Meu objetivo é terminar essa prova bem e conquistar estes pontos, que são importantes para o ranking”, comentou. A competidora disse que daqui para frente, a recuperação é o que mais a preocupa. “Minha recuperação me preocupa, mas eu fiz um treinamento específico para esse tipo de intensidade. Estou correndo com cabeça para chegar até o final e conseguir uma boa colocação no geral”, finalizou.


Comentários



Relacionados