home

Ciclovia Tim Maia - Após 4ª queda, prefeito do Rio Crivella culpa imprevistos

Prefeito disse que não houve tempo de fazer contenções; informações são do site UOL


9 ABR, 2019     Maritza Borges     6    



Mais um trecho da Ciclovia Tim Maia desabou. Com o temporal do Rio de Janeiro que começou nesta segunda-feira (8) um trecho que fica na Avenida Niemeyer desmoronou, no sentido Vidigal, na altura do Bairro São Conrado. O local que caiu fica um pouco depois do que desabou em fevereiro deste ano. No início deste ano, um relatório encomendado pela Prefeitura do Rio de Janeiro que sugeriu que a Ciclovia Tim Maia poderia ser reaberta. Em pronunciamento à imprensa, o prefeito Marcelo Crivella (PRB) atribuiu o fato a “imprevistos”. As informações são do portal UOL.

Foto 71443
   Foto: REUTERS/Sergio Moraes

“Desde a última grande chuva, começou um programa de contenção de encosta”, comentou. “Mas não tivemos tempo de fazer contenções e uma grande parte do solo caiu e aí mais um pedacinho da nossa ciclovia quebrou”, disse. O prefeito afirmou que houve uma reunião nesta segunda-feira com associação de moradores e órgãos de engenharia para decidir se “haveria consenso de retirar a ciclovia”. “90% dos órgãos acharam unanimemente que a ciclovia deve permanecer”.

O prefeito do Rio afirmou que a estrutura prevê suportar forças de cima para baixo e de baixo para cima. “De repente, vem uma força horizontal para a qual não havia previsão. E um desabamento de terra e ela foi tombada. Ontem foi a mesma coisa. Sem vítimas porque havia protocolo de que a ciclovia não pode funcionar em dias de chuva. Então, não houve vítimas graças a Deus”, afirmou.

Para ele, as últimas ocorrências na ciclovia foram decorrência de “hipóteses remotas que não foram consideradas e acabaram acontecendo, para nossa tristeza”. Ele pontua que a obra não foi construída em seu governo. Ela foi realizada na gestão de Eduardo Paes (MDB).

A obra, realizada pelo consórcio Contemat-Concrejato, custou R$ 45 milhões e é um dos legados das construções feitas pensando nos Jogos Olímpicos de 2016, sediados na capital fluminense.

A Ciclovia Tim Maia tem 7 km. Ela liga a Zona Sul do Rio até a Barra da Tijuca, na Zona Oeste e foi inaugurada em Janeiro de 2016 para os Jogos Olímpicos. Três meses após a inauguração, houve o desabamento e ela foi fechada. Duas pessoas morreram. Quase dois anos depois, outro trecho da Ciclovia caiu. Apesar da Ciclovia estar interditada para uso, pedestres e ciclistas ignoram as barreiras e circulam pelo local.


Comentários

  • avatar

    Paulo Amaral   

    Paulo Amaral   

    Onde se viu projetar uma estrutura em cima da arrebentaçao do mar e ao.lado de uma encosta instável e nao se prever.enforços de baixo.para cima (ondas) e laterais (deslizamentos). Alem disso é feia e ecoligicamente inoportuna pois esconde a bela vista de quem passa. Deve ser demolida.
    9 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    Eraldo   

    Eraldo   

    O pai dessa ciclovia, se é que isso é uma ciclovia é o Eduardo Paes. Se eu sou o Crivela eu derrubo logo essa porcaria!


    10 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    alexandre   

    alexandre   

    tem que ser kamikaze ,pra pedalar ai depois de tantas quedas.
    10 dias atrás - Denunciar




  • Relacionados