MENU

Ciclovia da Paulista é inaugurada com muita festa

A cidade de São Paulo teve um domingo atípico neste dia 28 de junho de 2015, a Avenida Paulista que é palco dos mais variados eventos como Reveillon, corrida de São Silvestre e Protestos acabou se rendendo ao charme das bicicletas. Tudo devido a inauguração da "Polêmica Ciclovia da Paulista". Uma obra que durou seis meses e abrange uma cobertura de 2,7km no meio do mais famoso cartão postal paulistano.

imagem
Foto: Ivson Miranda

Com a inauguração deste trecho que se estende da Praça Oswaldo Cruz até a Consolação, São Paulo chega agora a 334,9 km de ciclovias na administração do Prefeito Fernando Haddad.

Nas Palavras do Prefeito:

"Isso não é uma politica partidária, uma politica de governo, é uma politica que deveria ser abraçada por todos os partidos, por todos os governos para que pedestres e ciclistas tenham seu transporte garantido além do transporte publico. Então acho uma coisa importante para a cidade e também para o simbolismo, o principal cartão postal da América Latina agora tem um marco que é a malha cicloviária".



imagem
Foto: Ivson Miranda

Para quem ainda não conhece, a Avenida Paulista é conhecida como o coração financeiro do Brasil, nessa região encontra-se a bolsa de valores de São Paulo, bancos, empresas de grande porte e pontos de comércio. Ao que tudo indica, muitas pessoas vão passar a utilizar essa ciclovia para se locomover para o trabalho e para outras atividades.

imagem
Foto: André Moisés

Muitas polêmicas envolvem as ciclovias que estão sendo construídas na cidade de São Paulo, a principal delas está na cor vermelha de sua pintura. O que muitos não sabem, é que esse vermelho é Padrão Mundial para cor das ciclovias, muitas pessoas estão confundindo o vermelho das ciclovias com propaganda partidária e estão criando uma espécie de ódio contra elas por esse motivo. Tanto que pouco antes da inauguração da ciclovia houve protestos e um dos manifestantes jogou tinta azul em um dos trechos. Além disso, muitos moradores das regiões onde elas estão sendo implantadas são contra a construção dessas vias, eles alegam que o espaço ocupando pelas ciclovias antes era utilizado por carros e isso gera mais trânsito para o deslocamento deles.

imagem
Foto: André Moisés

Há muito tempo estava sendo estudado a implantação dessa ciclovia, acidentes envolvendo ciclistas aconteciam com frequência na avenida. Os casos que ganharam mais destaque foi atropelamento da Bióloga e ciclista Juliana Ingrid dias, 33 anos que faleceu no local em 2012 e o do Jovem ciclista David Santos em 2013 que estava se deslocando para o trabalho e teve seu braço arrancado ao ser atropelado por um motorista embriagado.

imagem
Foto: Ivson Miranda

A prefeitura de São Paulo estuda o fechamento da Avenida Paulista aos finais de semana e a inauguração dessa ciclovia serviu de teste para esse projeto. Milhares de pessoas estiveram presentes no local durante o horário em que a via esteve fechada das 10 as 17 horas, não eram apenas ciclistas presentes no local, estiveram milhares de pessoas a pé, de skate, patins e inclusive muitos levaram seus pets para passearem.

imagem
Foto: André Moisés

Deixamos uma dica para quem quiser acessar o local e mora longe, vá de Metrô. O Metrô de São Paulo tem horários especificos para pessoas que queiram utilizar desse transporte com suas bicicletas. Confira o regulamento clicando aqui

Se você quiser obter maiores informações sobre as ciclovias de São Paulo acesse o site da prefeitura de São Paulo e confiram as que já estão funcionando. http://www.capital.sp.gov.br/portal/

Texto: André Moisés

Fotos (24)

foto 0 -  Mais Fotos


Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.