home

Ciclo Salvador - Fórum de Usuários de Bicicletas

Capital baiana realiza evento pioneiro


25 MAR, 2015     Guiné    



No dia 28 de Março, a capital baiana realizará o 1º Encontro de Grupos e Usuários de Bicicleta em Salvador, um evento em prol da aproximação de grupos de usuários de bicicleta, que busca servir para que esses atores possam conhecer melhor as suas atividades e articular novas formas de agir em prol dos interesses à favor do uso da bicicleta. O evento é uma iniciativa coletiva de alguns grupos de Salvador, como Amigos de Bike, ASBEB, Mural de Aventuras, Bike Anjo SSA e Mobicidade Salvador.

A cidade de Salvador sofre de problemas crescentes para o uso da bicicleta, enquanto o trânsito excessivo de automóveis segue degradando a qualidade de vida urbana.

Em resposta, os órgãos municipais e estaduais apresentam medidas muito tímidas (ciclofaixas de lazer somente nos domingos), incompletas (trechos de ciclovias avulsos, sem conexões e sem a formação de uma malha cicloviária) e até contraditórias (construções de viadutos com restrição de acesso para os usuários da bicicleta). Salvador possui a maior parte de sua malha viária com velocidades de 60km/h ou superiores nas suas principais avenidas, inclusive na sua orla marítima, o seu grande atrativo natural, onde chega a legitimar velocidades de até 70 km/h.

Por outro lado, observa-se que mais e mais pessoas que usam a bicicleta estão se mobilizando para contribuir em melhorias reais. Isso se traduz pelo grande crescimento dos grupos que usam a bicicleta na cidade. Mas também pelo aumento das ocorrências de trânsito envolvendo usuários de bicicletas e veículos motorizados. Acrescente-se a isso o fato que Salvador ainda não possui um plano de mobilidade urbana que garanta o direito à cidade.

O fórum será de livre-acesso e sem fins lucrativos

Já conseguimos a confirmação de doações do Bike Anjo São Paulo, do CicloCidade-SP e a apresentação de pessoas envolvidas com a bicicleta em outros estados, como Minas Gerais e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento ITDP Brasil. Esta é a primeira vez que o ITDP vem a Salvador, um instituto internacional com larga experiência e reconhecimento pela sua atuação com boas práticas urbanísticas e de promoção de participação cidadã.

Programação do Ciclo Salvador

A programação inclui atividades diversas, desde de dinâmicas participativas com os presentes, palestras de parceiros de outras capitais, oficinas mecânicas a exibição de filmes exclusivos.

Turno Matutino - Manhã: 09 às 12h

- Boas vindas a todos os grupos e participantes + Apresentação das atividades do dia;
- Apresentação Coletiva;
- Renata de Mello (TweedRide - Belo Horizonte );
- Intervalo + CoffeeBreak;
- Apresentação do Instituto ITDP;

Almoço: 12:00 - 13:00 - Rango Vegan

Turno Verspertino - Tarde: 13 às 16:30

- Apresentação do Documentário "E" ( de Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti, Miguel Antunes Ramos );
- Apresentação dos grupos presentes;
- Apresentação das propostas de funcionamento do Fórum CicloSalvador;
- Sorteio de brindes + Oficina mão na roda com Jason.

Conclusão

Assim, teremos um fórum para dialogar e refletir sobre a bicicleta como meio de transporte urbano e as condições de uso da mesma dentro de Salvador, seja pela infraestrutura seja pela sua integração com outros modais.

1º Encontro de Grupos e Usuários de Bicicleta em Salvador - O CICLOSALVADOR
Data - 28/03/2015
LOCAL - Teatro do Solar Boa Vista, das 9 h às 17 h
Saiba mais acessando os canais de comunicação abaixo:
https://www.facebook.com/Mobicidadessa
- Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/814725315268014
- E-mail: forumciclosalvador@gmail.com


Fotos (2)

foto 0 -  foto 1 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados