home

Ciclista de 90 anos perde título por doping provavelmente causado por carne contaminada

Carl Grove perdeu seu título nacional de perseguição na pista depois de testar positivo para Epitrembolona


6 JAN, 2019     Gustavo Figueiredo    
     


O ciclista norte americano Carl Grove, de 90 anos, perdeu seu título nacional de perseguição individual na categoria 90-94 anos depois de testar positivo para uma substância proibida em um exame realizado pela USADA. Além disso, a agência anti-doping norte americana emitiu uma nota de alerta afirmando que, provavelmente, Grove consumiu carne contaminada.

O ciclista, único competidor em sua categoria, vive em uma cidade a cerca de 180km de Chicago e testou positivo para Epitrembolona, um metabólico do anabolizante Trembolona. Mais preocupante do que isso é que o atleta passou por um exame no dia anterior da prova, apesar de um de seus suplementes estar contaminado com uma substância proibida não listada em seus ingredientes, o Clomifeno.

Com amostres do suplemente foram fornecidas pelo próprio atleta, a USADA realizou testes no produto que detectaram a substância proibida. Como resultado da investigação, Grove foi liberado de maiores punições, perdendo apenas o título nacional conquistado em 11 de Julho - mesmo dia do teste positivo.

Em 2012, o ciclista Alberto Contador perdeu seus títulos do Tour de 2010 e do Giro 2011 depois de testar positivo para Clembuterol, medicamento para asma que, em teoria, é usado por atletas para perder peso mantendo a massa muscular mas que também é usado por criadores de gado para aumentar o peso dos animais. O espanhol afirmou que a causa de seu positivo foi contaminação de carne, algo que ele sustenta até hoje.


Comentários



Relacionados