home

Chris King apresenta novo padrão de movimento central


8 NOV, 2015     Gustavo Figueiredo    
     


Antigamente, comprar um movimento central era algo bastante simples: bastava ver o tamanho do eixo, o tipo de rosca, passar no caixa da bicicletaria e pronto, problema resolvido.

Porém, hoje em dia, o mercado está inundado de diferentes tipos de central, adaptadores, rolamentos, colas, etc. Para piorar, muitos dos centrais modernos do padrão press-fit sofrem com um problema cronico de rangidos. A verdade é que, desde que as roscas foram trocadas pela cola dos centrais press-fit, alguns ciclistas simplesmente nunca mais conseguiram tirar o "nhec-nhec" de suas bicicletas.

imagem
Foto: Divulgação


Para os especialistas, este tipo de problema acontece por instalação incorreta ou por um peças construídas ligeiramente fora do padrão. Para fugir do press-fit, o ciclista poderia optar pelo tradicional BSA com rosca. Porém, a cada dia que passa, as opções de boas pedivelas neste padrão diminuem cada vez mais.

Para resolver esta situação, a Chris King e a Argonaut acabam de apresentar um novo tipo de central: o T47, que usa o mesmo diâmetro interno do Press-Fit 30, mas vem com rosca para eliminar qualquer ruído proveniente da junção bicicleta/central.

Assim como o Press-Fit 30, o novo padrão foi feito para trabalhar com eixos de 30mm, o que amplia muito a possibilidade de escolha de pedivelas. Mas, o mais importante é que a Chris King deixou o projeto em aberto. Com isso, todos os fabricantes de quadros e centrais podem migrar para o novo padrão.

imagem
Foto: Divulgação


Agora, resta saber se os grandes fabricantes vão passar a utilizar roscas em seus centrais novamente ou se o Press-Fit vai continuar sendo a opção mais comum do mercado - afinal, por eliminar copos de metal e o processo de criação das roscas, o ele acaba sendo mais leve e barato para a construção em massa de quadros de fibra de carbono.



Comentários



Relacionados