MENU

Choka - Quadro pressurizado com ar promete aposentar bombas de encher pneus

Modelo está em processo de arrecadação de fundos em campanha do Kickstarter

Em 1969, a Porsche apresentou o Porsche 917 (AKA Turbopanzer), um monstro criado para vencer provas de Endurance como as famigeradas 24 horas de Le Mans. E o que isso tem a ver com bicicletas? Leia mais um pouco para entender.

Crédito: Choka
Crédito: Choka

O modelo era movido por um motor boxer de 12 cilindros, com nada menos do que 1100 bhp. De 0 a 100, ele precisava de apenas 2.3 segundos, com a velocidade máxima passando dos 350km/h na longa Reta Mulsannede, que tinha mais de 6km.

De tão potente, o carro poderia facilmente quebrar seu chassis, o que obviamente seria muito perigoso - até porque ele era feito em segredo até para os pilotos com magnésio, que é altamente inflamável. Por isso, a Porsche criou um chassis de tubos selados com ar comprimido dentro. Em caso de trincas, um simples manômetro poderia indicar a queda de pressão - uma ideia brilhante e simples.

Crédito: Choka
Crédito: Choka

Criada ao redor de um quadro de alumínio pressurizado com ar, a marca Choka apresenta uma ideia parecida, mas com um objetivo completamente diferente. Segundo seus projetistas, trata-se de uma "Idea leve, simples e ecológica para substituir as bombas de mão e os cartuchos de Co2".

Em campanha de financiamento no Kickstarter, a Choka[/url] pode ser pressurizada com a pressão recomenda de 280 PSI. Por não ser permeável, o alumínio é capaz de manter a pressão constante, o que dispensa recalibrar o quadro da bicicleta - jamais pensei que escreveria isso.

Crédito: Choka
Crédito: Choka

Em caso de furos, basta ligar uma mangueira no sistema de válvulas instalado no tubo inferior e abrir uma válvula para encher o pneu. A marca afirma que o ar armazenado no quadro seria o suficiente para encher três pneus 27.5 / 2.8'' com 22 PSI ou 2 pneus 700 / 45 com 60 PSI.

Crédito: Choka
Crédito: Choka

A marca apresentou dois modelos. A primeira é a Aghata, uma hardtail com geometria agressiva para trail, e a Gravaël que, como sugere o nome, é indicada para pedais na estrada e Gravel. Para iniciar a produção, a Choka pretende arrecadar 90 mil libras esterlinas, o que equivale a 656 mil reais.

Vídeo de apresentação


Relacionados

Comentários

Só enche, não conserta o furo?



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.