MENU

Chácara Bike Park traz infraestrutura e várias opções de trilha em MG

No último fim de semana, a equipe do Pedal foi convidada com exclusividade para participar da inauguração do Chácara Bike Park, uma nova opção que une a infraestrutura de um hotel e diversas trilhas diferentes, com alternativas para praticantes de diversas modalidades do mountain biking, na cidade mineira de Santana dos Montes, situada a 130 quilômetros de Belo Horizonte e 350 km do Rio de Janeiro.

Curva do Cotovelo no Chácara Bike Park
Curva do Cotovelo no Chácara Bike Park    Thiago Lemos

Durante o evento, além de pedalar por todas as trilhas do local, tivemos a oportunidade de bater um papo com Felipe Avelar, responsável pela criação e operação do parque.

Entrevista Felipe Avelar -Chácara Bike Park



O Parque

Gustavo ''Cebo'' Figueiredo salta no Gap da Loba
Gustavo ''Cebo'' Figueiredo salta no Gap da Loba    Thiago Lemos

Localizado dentro do Hotel Fazenda Chácara, o Chácara Bike Park possui, por enquanto, seis trilhas diferentes, todas demarcadas e sinalizadas ao longo de seu percurso, totalizando 22 km de pistas.

Até o fim do próximo ano, o objetivo é criar 30 km de trilhas e mais obstáculos artificiais, além de um Pump Track e alguns trechos criados especificamente para para crianças.

Por estar dentro de um hotel, o conforto dos usuários fica garantido, inclusive com a possibilidade de passar o fim de semana hospedado, com a grande vantagem de poder deixar as bicicletas dentro do quarto.

Diversão garantida nas subidas e nas descidas
Diversão garantida nas subidas e nas descidas    Thiago Lemos

As trilhas possuem um nível técnico não muito avançado e começam sempre com uma boa subida, criando um cenário que permite unir treinamento e diversão. No momento, o local ainda não está 100% finalizado e, segundo Avelar, uma trilha mais técnica de downhill esta nos planos, bem como a adição de mais obstáculos nas outras trilhas

O parque já conta com rampas como o Gap da Loba e uma curva de madeira batizada de Cotovelo, bem como curvas com parede feitas de terra. Por falar em terra, o terreno é predominantemente feito de terra batida - que ainda estava bastante solto por conta das trilhas estarem recém abertas.

Pedro Cury voa alto no terceiro andar do Gap da Loba
Pedro Cury voa alto no terceiro andar do Gap da Loba    Thiago Lemos

Funcionando apenas aos finais de semana, o ciclista tem a opção de usar só as trilhas ou também usufruir da estrutura do hotel, que conta com restaurantes, quiosques, bares, sauna, piscinas para adultos e crianças e uma hidromassagem que cai muito bem depois de um pedal.

Quem resolver comer no restaurante do hotel não vai se arrepender. No cardápio, a culinária típica de Minas Gerais com pratos extremamente saborosos e sobremesas que definitivamente valem as calorias.

Nossa experiencia no Chácara Bike Park

Belos visuais no Chácara Bike Park
Belos visuais no Chácara Bike Park    Thiago Lemos

Ao todo, passamos dois dias no Chácara Bike Park, pedalando praticamente todas as trilhas do local. Como citamos acima, o nível de dificuldade dos trajetos não é elevado, mas a diversão foi garantida por boas descidas.

No local, você anda praticamente o tempo todo em trilhas estreitas, apenas largas o suficiente para a passagem de um quadriciclo de apoio e, durante nossa visita, o terreno estava bastante solto, tornando o controle da bicicleta bastante desafiador.

Local permite aprimorar a técnica de pilotagem
Local permite aprimorar a técnica de pilotagem    Thiago Lemos

Todavia, os responsáveis pelo parque nos explicaram que, em algum tempo, o terreno tende a tornar-se duro e compacto, com uma camada de cerca de 3cm de argila compactada - com isso, a velocidade tende a aumentar junto com a aderência.

Além de ser divertido, o local é ideal para quem deseja treinar XC, com subidas relativamente duras seguidas de descidas que podem ser utilizadas para aprimorar a técnica - inclusive, o campeonato mineiro de XCO já foi realizado nas trilhas do Chácara Bike Park.

Hotel durante o Campeonato Mineiro de XCO
Hotel durante o Campeonato Mineiro de XCO

Um dos pontos altos fica por conta do trecho que antecede o Gap da Loba, um salto de madeira localizado no final da Trilha da Onça. Nesta parte do pedal, passamos por um trecho de downhill antes de passar por duas curvas com parede, um salto de madeira com três alturas diferentes, antes de entrar em uma última curva com parede realizada em alta velocidade.

Pedro Cury se diverte no curvão
Pedro Cury se diverte no curvão    Thiago Lemos

Outra obstáculo que chama a atenção é o cotovelo de madeira localizado no fim da trilha DH da Chácara, um curvão de madeira precedido por um trecho de descida bem inclinado - testando os nervos de quem se atreve a enfrentar a rampa.

Para quem gosta de se divertir morro acima, a subida com curvas de quase 180 graus no começo da Trilha da Loba são um prato cheio.

Conclusão

Desafios para todas as idades
Desafios para todas as idades    Thiago Lemos

O Chácara Bike Park é uma opção excelente para quem deseja se divertir e treinar. Além das trilhas, estar dentro de um hotel com uma excelente infra-estrutura é um grande trunfo do local. Afinal, isso possibilita levar a família para um "dia no campo", curtindo uma piscina depois de se divertir até cansar.

Para os praticantes de modalidades mais extremas como o Enduro e o Downhill, o terreno ainda é pouco desafiador, mas isso deve mudar com a conclusão dos trajetos mais voltados para estas modalidades.

Mais informações na página do Chácara Bike Park, no site oficial do Hotel Fazenda Chácara ou na página da Avelar Sports.

Fotos (4)

foto 0 -  Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.