home

Cebo no Pedal #14 - Como jogar Zwift sem gastar demais

Conheça de forma resumida algumas formas de pedalar no Zwift gastando pouco dinheiro


5 DEZ, 2018     Gustavo Figueiredo     4    



Venhamos e convenhamos: entre bicicleta, rolo, internet e inscrição, utilizar o Zwift para treinar não é a coisa mais barata do mundo - ao menos não tão barato como simplesmente pegar a bike e sair para pedalar. Porém, se você mora em uma cidade grande, violenta ou com o clima muito ruim, a plataforma pode ser uma boa opção para manter a forma sem se expor demais.

Atualmente, só a inscrição do Zwift está na casa dos $14.99 dólares americanos por mês. Mas, apesar de não ser possível escapar deste custo, é possível economizar bastante se você não quer gastar muito, principalmente se seu objetivo for conhecer melhor os pedais virtuais sem fazer um investimento grande - o programa possui um período gratuito para isso.


O mínimo e outras formas de gastar pouco

No vídeo abaixo, você vai conhecer uma das formas de jogar Zwift gastando pouco. O "combo" sensor de velocidade ANT+, dongle ANT+, rolo simples e PC foi a forma que comecei a jogar e segui usando por bastante tempo. Hoje utilizado um rolo burro e um medidor de potência Powertap de cubo, uma configuração muito mais precisa mas sem interatividade.

Se você estiver com dinheiro sobrando, sempre vale a pena investir em um rolo Smart que já mede (ou estima) sua potência e ainda simula as variações de terreno. Além dele, você pode utilizar um aparelho equipado com iOS - iPhone, iPad ou Apple TV - para jogar, já que existe uma versão do Zwift finalizada que funciona neste sistema utilizando sensores Bluetooth.

Para quem tem celulares Android, o Zwift já disponibilizou uma versão Beta do jogo compatível com celulares mais poderoso. Assim como a versão iOS, ela utiliza sensores Bluetooth. Fica o alerta - o jogo ainda não está completo e apresenta algumas falhas.

Foto 70444
Rolo Smart é legal mas custa caro   Pedro Cury

Uma terceira opção é utilizar seu celular como uma "ponte" para sensores Bloetooth e seu computador, já que ele não é capaz de fazer o pareamento direto com os sensores da bicicleta. Para isso, além do Zwift instalado no computador, você precisa instalar o aplicativo Zwift Companion para Androi ou iOS.

Neste caso, tanto computador como celular devem estar na mesma rede de WiFi, com o jogo e o aplicativo abertos ao mesmo tempo. Vale destacar que este setup acrescenta complexidade - o maior número de conexões funcionando ao mesmo tempo tendem a gerar mais problemas de falha de sinal.

Nós já fizemos uma matéria bom completa sobre Como jogar Zwift Gastando Menos e você pode encontra mais algumas dicas lá.

Mais informações no site do Zwift.

Enquanto isso o Cebo...

Ainda estou me recuperando da lesão no dedo do pé e, como você viu no episódio 13 do Cebo no Pedal, já voltei para os treinos. Embora ainda esteja bem devagar, estou buscando novas provas para correr e, aparentemente, terei um desafio grande em janeiro.

Como ainda não sei exatamente o que vai acontecer, prefiro deixar esse assunto em aberto. Até porque, teremos alguns testes de bike para os próximos meses e realmente a conciliação entre testar bicicletas em terrenos variados e realizar treinos específicos em mais complicada do que parece.

Abraços!

Gustavo "Cebo" Figueiredo - Strava

Parcerias

Cadu Polazzo - Facebook
Care Club - Site Oficial
Seppia Geração de Conteúdo - Site Oficial
GP Ravelli - Site Oficial - Mais informações Etapa Espirito Santo do Pinhal
CIMTB - Site Oficial
Sense Bike - Site Oficial
La Maglia uniformes - Site Oficial
ASW Uniformes - Site oficial
PicStock - Site Oficial - Link para fotos do GP Ravelli Pro e GP Ravelli Sport

Dúvidas, observações ou sugestões? Deixe o Cebo no Pedal mais legal usando os comentários abaixo.


Comentários

  • avatar

    Caio   

    Caio   

    Primeiro preciso voltar ao real, depois vamos ao virtual. Mas se você me convidar, ficaria feliz de experimentar seu zwift (pra não dizer experimentar seu rolo, que soa meio estranho).
    4 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    Cebo    São Paulo - SP

    Cebo    São Paulo - SP

    E quando vamos pedalar virtual, mestre Caio?
    5 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    Ivan   

    Ivan   

    Zwift é ótimo. Pedalo praticamente todos os dias.
    5 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    Caio Guatelli   

    Caio Guatelli   

    Legal a dica e muito boa explicação, Cebo!
    5 dias atrás - Denunciar




  • Relacionados