MENU

Olimpíadas 2012 - Brasil mantém foco na classificação

A missão é acumular pontos

O ciclismo brasileiro terá um ano bem agitado. A inserção de mais provas reconhecidas pela União Ciclística Internacional (UCI) no calendário dos atletas brasileiros é uma das principais apostas da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para que o País adquira experiência e possa futuramente figurar entre as potências na modalidade.

"Sabemos que é um projeto a longo prazo, mas já estamos conseguindo melhorar bastante nossas marcas e competir no exterior está sendo fundamental para o amadurecimento da equipe brasileira. Trabalhamos com uma seleção permanente e nossos atletas têm a oportunidade de participar das principais provas do calendário internacional", comenta Emerson Silva, auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Pista.

A seleção de MTB, por exemplo, terá pela frente o Campeonato Pan-Americano, em Puebla (México), de 2 a 8 de abril; o Campeonato Mundial DHI/4X em Leogang (Áustria), de 31 de agosto a 2 de setembro; o Mundial XCO/XCE de Saalfelden (Áustria), de 6 a 9 de setembro; e o Campeonato Mundial XCM em Ornans (França), no dia 7 de outubro.

Já os atletas de Pista disputam as duas últimas etapas da Copa do Mundo - em Pequim (China), que foi realizada nos dias 14 e 15 de janeiro, e em Londres (Inglaterra) de 17 a 19 de fevereiro -, do Campeonato Pan-Americano de Pista, em Mar del Plata (Argentina), de 5 a 9 de março, e do Mundial de Pista, na cidade australiana de Melbourne, de 4 a 8 de abril.

Brasil ainda busca vagas nos Jogos Olímpicos de Londres - Não é por acaso que a equipe nacional terá foco em algumas disputas no exterior. Os brasileiros têm até maio para acumular pontos nas provas do calendário internacional e atingir o score necessário para várias competições olímpicas.

"Conquistar uma vaga para Londres não vai ser uma tarefa fácil, estaremos brigando com países que tem uma grande tradição na disciplina de pista e todas as etapas classificatórias são de nível bastante elevado, reunindo os melhores ciclistas do mundo", ressalta Emerson Silva.

O País tem até o momento quatro vagas garantidas para Londres. São três no ciclismo masculino de estrada, podendo utilizar um desses atletas para participar também da prova masculina de contra-relógio.

Estrada terá 80 competições em 2012 - Segundo o site da CBC, a disciplina de Estrada contará com 80 competições nacionais. Entre as principais e que somam pontos para o ranking internacional da UCI estão:

- Giro do Interior de São Paulo, em Barra Bonita-SP, de 13 a 17 de março
- Volta Internacional de Gravataí (RS), de 11 a 15 de abril
- Tour de Santa Catarina, de 18 a 22 de abril
- Volta Ciclística Internacional do Paraná, em Londrina, de 30 de maio a 3 de junho
- Campeonato Brasileiro de Elite, local a definir, de 22 a 24 de junho
- Tour do Rio, de 29 de agosto a 2 de setembro
- Tour do Brasil Volta Ciclística Internacional de São Paulo, de 14 a 21 de outubro
- Giro Feminino de Ciclismo, no Paraná, de 2 a 4 de novembro

Os atletas da seleção de Estrada também devem se preparar para representar o Brasil no Pan-Americano da modalidade, que será realizado no dia 11 de março na Argentina, e no Mundial da UCI (Road World Championships), de 16 a 23 de setembro na Holanda.

Os calendários de Estrada, MTB e Pista estão disponíveis no site da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). As demais disciplinas ainda não foram publicadas.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.