MENU

CBC investe na formação de novos árbitros internacionais

Brasileira é a mais jovem comissária do mundo no MTB

A gaúcha Regina Barbieri, 28 anos, é a mais recente comissária CBC com licença internacional da União Ciclística Internacional (UCI) para atuar em competições de Mountain Bike. A aprovação aconteceu após uma criteriosa avaliação com testes práticos e teóricos estabelecidos pela UCI, que durou pouco mais de um ano.

- Esta é uma grande realização profissional. Após o final da última avaliação prática, em agosto de 2012, fiz uma reunião com o meu supervisor, Pierre, que antes de tudo, já afirmou, você esta aprovada! Foi demais receber a notícia, mas mesmo assim, preferi aguardar a confirmação oficial da UCI. Estou muito contente em receber essa licença internacional e gostaria de agradecer a Confederação Brasileira por sempre ter acreditado no meu trabalho e também ao apoio constante do Comitê Olímpico Brasileiro – declarou Regina Barbieri.

- Com a chegada das Olimpíadas do Rio 2016, precisamos ter pessoas capacitadas em todas as áreas técnicas do ciclismo. A idéia da confederação é continuar investindo e apoiando a formação de novos árbitros internacionais, além de também estarmos com um projeto de reciclagem de comissários e árbitros nacionais que poderá começar a ser executado ainda em 2013 - comenta José Luiz Vasconcellos, presidente da CBC.

O processo de seleção para o curso internacional de comissários da UCI/2012 teve inicio ainda em 2011. O primeiro passo de Regina foi uma visita a sede da UCI, em Aigle, na Suíça, para uma entrevista e realização do primeiro teste teórico, através de uma prova escrita. Após a aprovação desta primeira etapa, foi necessário retornar à UCI para um curso intensivo de cinco dias, seguidos de uma prova escrita e outra oral, que formaram a segunda etapa do processo.

A terceira e última etapa, foi constituída por uma avaliação pratica, realizada na cidade de Mont Morris, nos Estados Unidos. O teste aconteceu durante a Subaru Cup, competição internacional de Mountain Bike, homologada pela classe 2 da UCI. Regina Barbieri recebeu a tarefa de presidir o colégio de comissários, sendo avaliada pelo comissário canadense Pierre Blanchard, que não conseguiu esconder a sua total satisfação no trabalho realizado pela brasileira e logo confirmou a sua aprovação.

Além da licença internacional, Regina Barbieri é a primeira mulher comissária internacional de Mountain Bike do Brasil. E os títulos não ficam por ai, ela também é a única mulher comissária MTB/UCI da America do Sul, sendo a mais jovem comissária do mundo na disciplina Mountain Bike.

imagem


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.