MENU

Cape Epic 2009: O Cape dos brasileiros

Um verdadeiro “Tour de France” do Mountain Bike

O Cape Epic mostrou mais uma vez que a competição é traiçoeira como relatamos desde o início. Os verdadeiros campeões só aparecem na última etapa.

imagem

Quem estava apostando em Christoph Sauser e Burry Stander, perdeu as esperanças logo na quarta etapa quando foram punidos. E nem adiantou eles vencerem a quinta. Pois os mais experientes nessa competição, Karl Platt e Stefan Sahm, mantiveram a regularidade e chegaram à liderança, mostrando que são bons em Cape Epic. Mas nem tudo são flores e os alemães da Bulls tiveram um péssimo rendimento na quinta etapa – “doando” cinco minutos para seus adversários.

Esses dois fatores foram um presente que o velho conhecido de muitos, Bart Brentjens, e seu companheiro Chris Jongewaard, nem sonhavam em ganhar. A dupla da Trek-Brentjens veio de mansinho e assumiu a liderança com uma vantagem considerável para as últimas duas etapas. O título estava nas suas rodas, mas um descuido foi crucial na última etapa. E a estratégia por parte de um dos patrocinadores, não deu certo.

A última etapa foi um clássico. E porque não ?

As equipes que estavam na disputa pelo título, cozinharam a prova o tempo todo: marcação roda a roda e guidão a guidão. Ninguém conseguiu escapar do pelotão. A prova disto são os tempos na chegada. Apenas as três duplas, que não tinham chances, completaram o último pódio de 2009.

Os irmãos Fluckiger: Lukas e Mathias; foram os campeões da etapa. Eles conseguiram escapar no finalzinho dos sul-africanos: Brandon Stewart e Max Knox. Hannes Genze e Jochen Kaess chegaram na terceira colocação.

Esse pódio não foi muito atrativo. Pois durante 15 minutos a galera ficou esperando os verdadeiros campeões: os alemães da Bulls; Karl Platt e Stefan Sahm. E num ato bonito, eles chegaram abraçados com uma das duplas que mais deram trabalho na competição: Christoph Sauser e Burry Stander.

Os vice-campeões geral da Cape Epic 2009: Bart Brentjens (Ned) e Chris Jongewaard (Aus) Trek- Brentjens; chegaram na décima colocação. Eles pedalaram ao total de 28h:15m.07,9s. Apenas cinco minutos a mais dos campeões. Só cinco!

imagem

:: Os Brasileiros

Ao longo de todas as etapas, o Pedal relatou a trajetória dos nossos atletas, desde classificação nos dias e ranking geral. Em especial, Eduardo Soares e Daniel Aliperti que foram os que mais nos mandaram informações de imediato ao longo da prova.

imagem

Nesse contexto, relatamos também as meninas da equipe Flower People: Luciana Cox e Adriana Boccia Dalman. As suas chegadas em cada etapa eram uma verdadeira festa. Tanto que foram consideradas, por muitos, a equipe mais animadora das mais de 600 duplas na competição. Elas tiveram um tempo total de pedalada: 55h:33m.35,2s.

imagem

O português, naturalizado brasileiro, Mario Roma e o sul-africano Russell De Jager, da equipe Brasil Soul MTB também se destacaram na competição, com a nona colocação na categoria Master. A regularidade da dupla foi um dos fatores para estarem entre os top 10.

A melhor equipe brasileira na categoria elite foi: Os Mantiqueira/Adriana Nascimento; com os atletas Marcelo Sampaio e Jayme Alves Filho. A colocação na categoria foi 76º, com o tempo total de pedalada: 39h:17m.32,5s.

A lista de todos os brasileiros com a classificação geral e seus tempos você encontra aqui: https://www.pedal.com.br/exibe_texto.asp?id=2915


:: Festa brasileira

Como sempre, qualquer brasileiro faz festa aonde chega. Não foi diferente no Cape Epic deste ano com a nossa galera. Isso sem falar que fomos destaques em dois pódios - os primeiros da história para o Brasil. Ficará marcado para sempre o que Dudu e Dani fizeram.

Essas duas conquistas foram muito comemoradas. Uma festa que poderia durar até a largada do outro dia; que ninguém se queixava de sono, como mostra o vídeo abaixo. Sem falar das meninas dançando na chegada.

A galera se superou em relação aos últimos dois anos. Melhoramos muito nas posições e conclusões da etapas e na própria competição.

O Cape é como se fosse um "Tour de France do MTB". Cada dia é um desafio diferente, independente de você ter ido bem ou não na etapa anterior. A comemoração da mesma só pode ser vibrada realmente no final da etapa próxima. E é assim até o final.

Esperamos que mais pódios aconteçam em 2010. E existe a possibilidade sim, já que muitos estiveram presentes como voluntários. Quem faz um trabalho como este, tem vaga garantida na próxima edição.

Parabéns para todos os brasileiros envolvidos. Sejam apoiadores, fotógrafos, voluntários e amigos presentes.

imagem

:: Agradecimentos especiais

As fotos foram concedidas por Carol Rombauer.

:: Fotos de mais atletas

Se você participou do Cape Epic 2009 e tiver fotos de sua autoria, envie para redacao@pedal.com.br com a legenda que publicaremos. Independente de ser atleta ou voluntário.

Fotos (63)

foto 0 -  Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.