Com as bicicletas urbanas e de trilha ganhando cada vez mais versões impulsionadas por motores elétricos, agora parece ser a vez das estradas ganharem mais bicicletas com pedalada assistida. A última a entrar na "onda" foi a Cannondale, que apresentou recentemente a Synapse NEO.
O modelo, como diz o nome, é baseado na Synapse, compartilhando plataforma e geometria similares com sua prima convencional voltada para pedais de longa distância. O modelo é equipado com o sistema de propulsão Bosch Generation 3 Active Line, menor que a verão anterior.
Além de mais compacto, o novo motor resolve um problema bastante relatado nas versões mais antigas dos motores Bosch, o arraste na pedivela com a propulsão desligada. A bateria de 500Wh é chamada Powertube e vai alojada no tubo inferior do quadro de alumínio da Synapse, com uma autonomia prometida em até 200km.
Um detalhe interessante é que, diferente de outras E-Bikes, a NEO utiliza coroas duplas, com uma relação idêntica aos modelos convencionais. Apesar disso e do sistema de propulsão, o triangulo traseiro assimétrico criado pela Cannondale garante o alinhamento da corrente.
A solução encontrada pela marca ainda permite criar uma traseira mais curta, com entre-eixos similar a uma bike convencional, além de permitir o uso de pneus com volume maior. Isso permitiu a criação de uma versão gravel da bike, equipada com rodas 650b e pneus 47mm. O modelo ainda ganhou uma caixa de direção mais relaxada e um garfo com 55mm de offset, tudo para melhorar a estabilidade da bike com as velocidades maiores atingidas com a assistência elétrica.
A Synapse NEO estará disponível em quatro versões, começando com uma bike equipada com Tiagra e rodas Cannondale RD2.0 até o modelo topo de gama, montado com um grupo Dura-Ace (50/34, 11-34) e rodas Vision Trimax de carbono com 40mm de altura. A versão Gravel, batizada de SE, vem equipada com um grupo SRAM Apex de 11 velocidades, cassete 11-42 e coroa de 44 dentes.
Mais informações no site da Cannondale.
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