MENU

Cannondale lança nova linha CAAD12

Não é de hoje que a Cannondale é mundialmente conhecida por desenvolver quadros de alumínio de elevada qualidade. Afinal, a marca foi uma das primeiras e investir na construção de componentes de alta gama feitas com este metal.

imagem
Nova Cannondale CAAD12

Agora, com a chegada da nova linha CAAD12, o fabricante afirma ter subido mais alguns degraus nesta evolução. Até então, o melhor produto da marca neste segmento era o CAAD10, que pesa um pouco mais de 1 kg e costuma ser muito bem avaliado por quem pedala.

Mais rígido e leve

Para começar, é importante dizer que o sistema formado por quadro, garfo, caixa de direção e canote é 200 gramas mais leve que seu predecessor. Além disso, o novo quadro é 10% mais rígido no geral e 20 % mais rígido na região do movimento central. Com isso, a relação entre peso e rigidez melhorou em 13% para o quadro e 50% para o garfo. Porém, a Cannondale afirma que a rigidez vertical diminuiu em 50%. Com isso, a bicicleta torna-se mais confortável ao mesmo tempo em que ganha desempenho.

Para atingir este resultado, foi utilizado um novo processo conhecido como “Smartformed Alloy”. Nele, o fabricante usa hidroformação, tubos com espessura e diâmetro variável, conformação mecânica, forja 3D e soldas suaves para criar um quadro com formas fluidas e sem pontos de estresse.
Além disso, com uma ferramenta batizada de tube flow modelling, a engenharia da marca foi capaz de simular milhares de formatos de tubos, aperfeiçoando cada um deles para obter o melhor resultado.

Freios a disco

No modelo com freio a disco, os suportes são soldados em um “nicho” feito no chainstay em um processo já patenteado pela marca. Com isso, o modelo pesa apenas 1094g no tamanho 56. Isso quer dizer que o quadro para freios a disco é dois gramas mais leve do que o para freios convencionais. Se comparado ao CAAD10, a redução de peso foi de 206 gramas.

Canote e garfo

Para aumentar o conforto ainda mais, a Cannondale apostou em um canote de carbono com apenas 25,4mm de diâmetro. Assim como na Evo, essa solução aumenta em 36% a capacidade de absorção de vibrações. O garfo, que passa por uma caixa de direção 10% mais rígida, também ganhou pernas 6% mais residentes à torção lateral, aumentando a estabilidade direcional da bicicleta.

Confira abaixo os modelos da linha


CAAD12 Black Inc

Cannondale Hollowgram SiSL2 chainset
Hi-Mod fork (280g)
Mavic Kysrium Pro WTS
Save 180g post
Dura Ace 9000
Arione R3 saddle
6.74kg/14.8lbs (56cm)

CAAD12 Dura Ace disc

CAAD12 Speed Save full carbon disc fork
Mavic Kysrium Disc WTS
Cannodale Hollowgram Si chainset
Shimano Dura Ace mechs
Ultegra cassette
R685 shifters
785 brakes
Speedsave carbon post
Fizik Arione R7 saddle
7.64kg (56cm)

CAAD12 Red 22


Cannodale Hollowgram Si chainset
SRAM Red 22
Mavic Kysrium WTS
Fizik Arione R7
Speed Save carbon post
7.2kg (56cm)

CAAD12 Ultegra Disc 3

Cannondale Hollowgram Si chainset
Shimano Ultegra
R685 shifters
785/805 hydraulic disc brakes
Speed Save carbon post
8.34kg (56cm)

CAAD12 Ultegra 3

Cannondale Hollowgram Si chainset
Shimano Ultegra
Mavic Aksium Elite WTS
Cannondale C2 UD carbon post
Fizik Arione R7 saddle
7.5kg (56cm)

CAAD12 105 disc 5

Cannondale Si chainset
Maddux/Formula wheels
Cannodale C2 UD carbon post
Selle Royal Seta SL saddle
8.6kg (56cm)

CAAD12 105 5

Cannodale Si chainset
Mavic Aksium wheels
Shimano 105
Cannodale C2 carbon post
Selle Royal Seta SL saddle
8.05kg (56cm)


Relacionados

Comentários

Gostei.muito dessa nova cad. 12 de alumínio mas pessoas que mexem com bikes me falaram que é um quadro que quebra ouvfa muitas trincas.....



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.