Seção de Fotos Vazia Canadá - As trilhas mais técnicas do mundo - Pedal

MENU

Canadá - As trilhas mais técnicas do mundo

     

Trilhas Canadenses - North Shore - Vancouver
Por ser um esporte de alto risco, o mountain biking vem, a cada dia, mostrando que os limites são feitos para serem quebrados. Hoje em dia ao pensarmos em trilhas técnicas lembramos das pistas do Circuito Mundial de Downhill, cheias de pedras, raízes e muitos buracos onde estas trilhas requerem o máximo do piloto e de sua técnica e atenção.


Ultimamente estes limites vem sendo rompidos como podemos ver em vários vídeos de freeride modernos como Kranked 3 , Shift, Down e outros.. Os Canadenses por terem suas florestas formadas por grandes quantidades de arvores coníferas com muita proximidade entre elas tem muita dificuldade de traçar uma trilha para passar. Eles notaram que o único caminho para passar pela vegetação rasteira, raízes e pedras seria por cima construindo pontes que interligassem as pedras e troncos caídos. Outra característica das trilhas canadenses é a inclinação do terreno que é bem vertical fazendo com que dropar sentado na roda traseira seja uma constância.

Uma das mais fortes características destas trilhas é a grande quantidade de Drop-offs que se tratam de saltos lentos, bem altos e na maioria das vezes travados. Não podemos deixar de lembrar fatores constantes como lama, neve e gelo que misturados a estreitas pontes, pedras, e raízes fazem com que o esporte do Mountain biking siga novos parâmetros.

Analisando o estilo canadense de trilhas notamos que a necessidade de produtos resistentes fez com que muitos fabricantes procurassem estas trilhas para testar e lançar produtos como foi o caso da linha Marzocchi 2001. Através das bikes que vemos nos vídeos notamos que as Marzocchi são um padrão em resistência e funcionalidade e notamos também que as bikes estão cada dia mais `gussetadas`, ou seja, reforçadas para resistir à brutalidade que é andar nas trilhas do Canada.


Outro acessório que vem se desenvolvendo muito no Canada e o de proteções e roupas para pedalar. Não podemos deixar de citar a marca Rouch que vem fabricando uma calca com garantia eterna costurada a mão com fio de nylon e feita de materiais super resistente como Cordura e outros. Suas cotoveleiras e joelheiras parecem também ser uma das mais bem desenhadas e funcionais do mercado.

Penso que se todos da industria do mountain biking realmente soubessem o que é pedalar nestas trilhas, eles realmente saberiam que o estilo canadense é o pináculo do mundo do MTB. Saberiam que todos os seus produtos deveriam ser testados nos rigores dessas trilhas e não em simples estradas de terra ou em laboratórios.

Parece que 80% das trilhas canadenses são consideradas difíceis para os próprios canadenses, mas mesmo assim espero ainda este ano ter a oportunidade de visitar o norte da cidade de Vancouver para poder sentir os rigores destas tão sonhadas trilhas.

Flavio Martins
flaviom@unisys.com.br

     


Comentários



Mais Notícias