MENU

Campeonato Mundial MTB 2008 - Relato de Edivando de Souza Cruz

O atleta Edivando de Souza Cruz, com objetivo de pontuar no Ranking Internacional da UCI, conquistou a sua melhor marca em mundiais. Até então Edivando havia conseguido um honroso 58ª colocação em 2005, também na Itália.

Este ano, focado na vaga olímpica, Vando tem obtido uma evolução incomum entre os atletas. Neste último mundial realizando nesse final de semana na cidade de Comezzarura no Val-Di-Sole - Itália, o atleta de Ilhabela conquistou a 35ª colocação, ficando apenas 14 minutos atrás do suíço Christoph Sauser, o melhor do mundo na modalidade Cross Country.

“Terminei a prova vibrando muito, o meu melhor resultado na Elite foi em 2005 quando cheguei na 58º colocação”, nos conta o atleta.

Edivando nos fala um pouco mais sobre a sua prova do Mundial:

“A largada foi o ponto mais complicado da competição. Tinham 105 atletas na Elite e larguei na 7ª fila. Na largada alguns atletas se aglomeraram a minha frente e com isso acabei ficando no final do pelotão, prejudicando minha fluidez no início da competição. Em vários momentos tive que descer da bicicleta e empurrar por causa do tumulto."

A partir da segunda volta, com o circuito descongestionado, o atleta de ilhabela iniciou uma prova de recuperação, “fiz muitas ultrapassagens, acho que passei a primeira volta entre os 80 primeiros e depois fui melhorando durante a prova”, comenta.

Tendo uma característica de se manter forte e constante durante as competições que participa, Edivando foi conquistando posições, superando atletas como o Campeão Olímpico e Mundial, Bart Brentjens e o medalhista de Ouro em 2007 Adam Graig. Em sua lista de superação também entrou nomes como Marco Aurélio Fontana, Filip Meirhaeghe, Jeremy Horgan Kobelski, Alban Lakata, Kashi Leuchs, Yuri Trofimov entre outros.

Com a auto-estima em alta, Edivando parte para mais um grande desafio, conquistar o título de Campeão Brasileiro 2008 e também a vaga para Pequim na última seletiva que acontece no próximo dia 13 em São Bento do Sul, Santa Catarina.

Confira os melhores resultados do representante da Astro Racing Team entre suas 7 participações em Mundias.

1995 – Alemanha
1996 – Austrália (11º - Categoria Junior)
1997 – Suíça
2000 – Espanha (26º - Categoria Sub-23)
2005 – Itália (58º - Categoria Elite)
2006 – Nova Zelândia
2008 – Itália (35º - Categoria Elite)

:: Agradecimentos

“Gostaria agradecer a CBC e ao meus patrocinadores Astro/Vzan/Giro/Shimano/Maxxis e ao Banco Nossa Caixa que ajudou a viabilizar a viagem junto a Vanguarda Sports”.

E os apoios: Manitou, SDG, 661, Amigos da Bike e Fisk curso de inglês.



Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.