Seção de Fotos Vazia Campeonato Mundial de MTB - Resultados da Elite Feminina - Pedal
home

Campeonato Mundial de MTB - Resultados da Elite Feminina

Roberta Stopa foi a representante brasileira na prova


4 SET, 2010     Guiné    



As melhores atletas do mountain bike iniciaram a batalha em busca do título mundial na categoria principal da modalidade. Cerca de 67 mulheres participaram da prova, com destaque para a russa Irina Kalentieva, atual campeã do mundo e americana Willow Koerber, medalha de bronze. A norueguesa Lene Byberg, medalha de prata na última edição, não participou da prova. Mas sua compatriota, Gunn-Rita Dahle participou e ficou com a 18ª colocação, sendo muito assediada pelo público.

O Brasil foi representado por apenas uma atleta, Roberta Stopa. A mineira correu com o número 55, tendo sua largada nas últimas fileiras. Infelizmente atleta não concluiu a prova e ainda não temos informações se aconteceu algo com ela, mas assim que a nossa redação tiver uma posição, publicaremos.

A prova iniciou com o Start Loop de 3km, na qual todas as competidoras teriam que dar cinco voltas no circuito de 4,8km.

Assim que largaram, duas suíças assumiram a liderança logo no início da prova: Nathalie Schneitter e Katrin Leumann. Mais atrás vinham: Willow Koerber, alemã Sabine Spitz e as canadenses Catharine Pendrel e Marie-Helene Premont.

Aproximadamente 10 minutos de prova, a polonesa Maja Wloszczowska assumiu a ponteira com a italiana Eva Lechner e Pendrel. O trio colocou cerca de 15 segundos nas demais. Nathalie, Koerber e Spitz formavam o segundo pelotão.

No registro da primeira volta, as líderes eram as mesmas e já aumentavam a vantagem. O segundo pelotão ampliava com a chegada de mais cinco atletas e o famoso troca-troca deposições começou assim que o primeiro subidão chegou. Pendrel se destacou, para delírio do público. Maja vinha em sua cola e no final da volta, a polonesa ultrapassa a canadense.

Com o passar da prova, Kalentieva e Koerber encostam nas líderes e apimentam a disputa. Maja e Pedrel aceitam a pressão e passam a ir no mesmo ritmo.

Na quarta volta, ao chegar no subidão, a polonesa e americana atacam, mantendo uma diferença de 30 segundos nas demais. Kalentieva deixa Pendrel para trás e vai em busca do tempo perdido. A quinta volta é registrada.

As duas líderes em destaque distanciam mais ainda. E quando chegam na parte técnica, Willow Koerber sofre uma queda e fica para trás. Maja Wloszczowska foge sozinha rumo ao ouro. Kalentieva aproveita e encosta na americana. Pendrel também.

A última volta pegou fogo em busca da prata e bronze com o trio Irina Kalentieva, Willow Koerber e Catharine Pendrel. Pois a polonesa já concluía a prova com o tempo de 1:48.21 numa quilometragem geral de 26km e uma média de 14,40km/h.

Faltando menos de 1km para cruzar a linha de chega, Kalentieva levantou do selim e foi buscar sua prata, deixando a disputa do último lugar do pódio com americana e a canadense. E num sprint final emocionante, Willow Koerber repete a mesma performance de 2009, ao garantir o bronze.

Resultados:

1 Maja Wloszczowska (Polônia) 1:48:21
2 Irina Kalentieva (Rússia) +0:48
3 Willow Koerber (Estados Unidos) +0:52
4 Catharine Pendrel (Canadá) +0:54
5 Elisabeth Osl (Áustria) +2:00
6 Heather Irmiger (Estados Unidos) +2:03
7 Anna Szafraniec (Polônia) +2:16
8 Sabine Spitz (Alemanha) +2:32
9 Marie-Helene Premont (Canadá) +2:43
10 Eva Lechner (Itália) +2:57


Comentários



Relacionados