MENU

Campeonato Mundial de MTB 2016 - Resultados dos atletas brasileiros

Faltando quase um mês para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, a seleção brasileira de MTB encarou com muita personalidade e determinação uma verdadeira prévia do que está prometido para as competições de Cross Country no mês de agosto.

imagem
Avancini conquista resultado histórico. Crédito: Michele Mondini


O Campeonato Mundial de Mountain Bike, disputado neste fim de semana (2 e 3) na cidade de Nove Mestro, na República Tcheca, reuniu os principais nomes da elite da modalidade em uma disputa alucinante diante de um público de 50 mil pessoas, que terminou com o título do suíço Nino Schurter na elite masculina e da dinamarquesa Annika Langvad na elite feminina.

O time brasileiro, formado por Henrique Avancini, Rubens Donizete e Raiza Goulão, convocados para representar as cores do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, protagonizou uma campanha histórica, mostrando bastante competitividade e consistência diante de adversários de peso, alcançando o melhor resultado brasileiro em campeonatos mundiais, com o 22º lugar de Avancini na elite masculina. A melhor marca até então pertencia a Marcio Ravelli, 24º colocado no Mundial de Vali, nos Estados Unidos, em 1994.

"Foi uma corrida marcante para a história do mountain bike brasileiro. Fiz uma prova muito constante, apesar de encontrar algumas dificuldades no circuito. Mas consegui boa fluidez durante todo o trajeto e espero que seja um grande passo para a evolução da nossa modalidade, especialmente as vésperas dos Jogos", contou Henrique.

A equipe ainda comemorou o 23º lugar de Raiza Goulão na elite feminina. Apesar de um começo difícil e ainda duas quedas da corrente de sua bicicleta, a brasileira voltou com tudo para a briga, saindo da 40ª posição para muito próximo do Top-20. Rubens Donizete quebrou o selim e também acabou fazendo uma prova de recuperação.

imagem
Raiza sofreu com quedas mas andou muito bem. Crédito: Divulgação


"Obtive com a 23ª colocação mais uma evolução em minha performance ao comparar com os resultados anteriores, porém confesso que acabei a prova com um gostinho de que poderia ter sido melhor, consciente de que sou capaz de estar no top 20. De qualquer forma, foi um grande aprendizado para o currículo", avaliou Raiza. "Agora é descansar porque no fim de semana que vem tem mais uma etapa da Copa do Mundo, na Suíça, e em seguida o Campeonato Brasileiro, em Juiz de Fora (MG). Foco na recuperação e em busca de superação", completou.

Também representaram o Brasil no evento Viviany Favery, 55ª posição na elite feminina, e Luiz Cocuzzi, que terminou a XCE na 11ª colocação, resultado inédito para o Brasil, e ainda ficou em 55º lugar na XCO, um resultado também expressivo visto que foi seu primeiro mundial correndo na elite.

"É importante destacar que o Brasil não apenas está em plena ascensão de performance como todo trabalho que vem sendo realizado pela CBC para o desenvolvimento da modalidade está surtindo efeito. Os resultados dos brasileiros neste Mundial refletem essa grande evolução dos ciclistas e certamente iremos colher frutos cada vez melhores nas próximas temporadas", destacou Carlos Eduardo Polazzo, técnico da seleção brasileira.

O próximo objetivo dos ciclistas da seleção será o Campeonato Brasileiro de MTB XCO que acontece entre os dias 16 e 17 de julho, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.