home

Campeonato Latino-Americano de MTB 2013 - Raíza ganha 2 ouros

Brasileira venceu o Eliminator e o Cross Country


3 OUT, 2013     Guiné    
     


Na madrugada do dia 26 de setembro, a atleta Raiza Goulão embarcou para Catamarca, Argentina, cidade-sede do Campeonato Latino-americano de MTB. Lá, em seu primeiro dia de competição, participou da prova de XCE que oferecia aos competidores um percurso reduzido com alguns obstáculos.

Tal prova foi composta por baterias que antecediam a grande final. Raiza superou todas as atletas sagrando-se assim campeã do Eliminator. Devido à combinação de clima seco e frio enfrentada em Catamarca entre os dias 27 e 28, Razia acabou tendo que lidar com uma incômoda inflamação de garganta, deixando-a sem voz e com um considerável desconforto nas atividades físicas. Esse contratempo começou a perturbá-la durante os treinos, mas Raiza foi capaz de contornar a situação com o auxílio de gargarejos com bicabornato e doses de xarope natural de gengibre, além de muito chá quente!

Já na manhã do dia 29 percebeu melhora em seu processo inflamatório. Assim, Raiza determinou uma meta para a sua atuação naquela competição: faria sua prova com total concentração para não cometer erros. Em seus primeiros treinos na região, o pneu de sua Soul Carbon 29 sofreu um rasgo e ela não poderia deixar que tal situação comprometesse sua atuação na principal corrida.

No momento do alinhamento para a largada da principal prova do Campeonato Latino- americano, na manhã do dia 29, Raiza soube que iria competir também com as atletas da Elite feminina, além de correr contra as atletas que compunham a categoria Sub-23 (na qual Raiza estava inscrita). Esse detalhe foi muito bem recebido por ela, pois assim pôde traçar uma nova meta pessoal: ficar entre as cinco primeiras colocadas da Elite.

Com uma largada forte, Raiza logo estava entre as quatro primeiras. Sua prova foi consciente e muito disputada com as atletas da Argentina. No final da 4a volta, Raiza conseguiu abrir pequena distância sobre a 3a colocada, tentando buscar assim a 1a colocação. E não deu outra: ela buscou a primeira colocada, a atleta argentina Agustina, ultrapassando-a com um ritmo mais forte. Raiza cruzou a linha de chegada com uma boa vantagem sobre a segunda colocada, vencendo não somente na categoria Sub-23, mas também na Elite feminina!

“Fiquei muito feliz com o desempenho de minha bike Soul Carbon 29, com grupo XTR da Shimano que não me deixou na mão. Mais uma vez fiz uma boa escolha de pneus, optando pelos Continental X King 2.2 na roda dianteira e Race king 2.2 na traseira. Com a calibragem certa, fui capaz de subir todas as trilhas repletas de cascalho”, detalhou Raiza sobre os aspectos técnicos de sua bike antes e durante a prova. “É muito gratificante perceber que meus treinos estão dando ótimos resultados. Eu e meu treinador Cadu Polazzo focamos agora o Ciclo Olímpico”, continuou Raiza.

“Agradeço a todos os meus patrocinadores, pois essas são nossas conquistas. Agradeço também à minha família por sempre me apoiar e a Deus por me iluminar todos os dias e me ajudar a não fraquejar nas situações inesperadas”, concluiu a atleta.

imagem
Raíza Goulão em destaque no Latino-Americano de MTB 2013


Comentários



Relacionados