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Campagnolo lança grupo para concorrer com o Ultegra

Se contarmos o sistema de trocas eletrônicas EPS, a Campagnolo atualmente possui oito grupos em sua linha de estrada, indo do Veloce, o mais básico, para o Super Record EPS,o topo de gama. Agora, o fabricante italiano lança um novo grupo chamado Potenza que se encaixa entre o Chorus e o Athena, algo como o super popular Ultegra da Shimano.

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Pedivela Campagnolo Potenza


O novo grupo possui 11 velocidades e, segundo o fabricante, trata-se de um concorrente direto do Ultegra, porém "com mais alma". Para conseguir isso, os novos componentes herdaram algumas tecnologias dos grupos mais avançados da marca, mesmo sendo fabricando quase que inteiramente em alumínio e não com o tradicional carbono.

Os novos trocadores Ergopower mantiveram a ergonomia padrão do fabricante, mas com os tops um pouco mais arredondados para melhorar o posicionamento e a aderência das mãos. Os hoods também receberam melhorias para garantir a aderência até no molhado. Além disso, o fabricante afirma que a abraçadeira de fixação agora funciona melhor com guidões modernos e que o corpo da peça é feito com Technopolymer, um material plástico reforçado com fibra de carbono.

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O novo trocador Potenza


A alavanca de freio, por sua vez, é de alumínio, com as alavancas de troca feitas de material composto. O novo mecanismo permite até três trocar para cima de uma só vez com as trocas para baixo ficam limitadas à apenas uma. O trocador dianteiro continua com a função de trim, com alguns cliques extras entre as coroas para evitar contato da corrente quando a diferença máxima de 8 dentes entre as coroas é ultrapassado.

O câmbio dianteiro compartilha a arquitetura dos grupos com tecnologia Rev11+ e lembra bem um Super Record feito de alumínio. O fabricante afirma que o novo câmbio é 10% mais preciso do que os concorrentes e surpreendentes 53% mais preciso do que seus antecessores. Atrás, as trocas são, segundo o fabricante, tão precisas quanto as dos seus grupos mais avançados.

O novo câmbio traseiro também é feito com boas doses de Technopolymer e pequenos parafusos allen controlam os limites. Além disso, o sistema aposta na tecnologia Enbrace, que aproxima a polia de cima do cassete, o que melhora a transmissão de potência e reduz o desgaste. Ele estará disponível com cage curto ou médio, sendo que a segunda opção suporta cassetes de até 32 dentes.

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Câmbios Potenza


Por falar em cassete, o Potenza terá opções de 11-32, 11-25, 11-27, 11-29 e 12-27 dentes. Já a pedivela, que lembra uma Super Record feita de metal, possui braços ocos de alumínio forjado, aranha de quatro braços e coroas 50/34, 52/36 e 53/39. O eixo é uma peça única com tecnologia Power Torque+ que pode ser retirada com apenas uma chave de allen de 10mm.

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Pedivela e Cassete Potenza


Pesos dos componentes

Câmbio Dianteiro: 94g
Câmbio Traseiro: 211g
Trocadores: 370g
Pedivela: 754g
Corrente: 235g
Movimento Central: 69g
Freios: 321g
Cassete: 249g
Total: 2,303g


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Comentários

Mais pesado que o Athena 11v, pra mim já concorre com o Ultegra



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