A Campagnolo, tradicional fabricante italiano de componentes de transmissão de bicicleta, acaba de apresentar seu novo grupo de 13 velocidades específico para bikes gravel. Com apenas uma coroa, o Ekar chega com a promessa de ser o grupo mais leve para bikes desta modalidade - o peso pode chegar em 2385g.
Dentre as novidades, o que mais chama a atenção é o novo câmbio traseiro com embreagem e o cassete com um pinhão pequeno de 9 dentes e um grande que pode chegar em até 44 dentes. Confira mais detalhes da novidade abaixo.
Câmbio traseiro Campagnolo Ekar
Independente do cassete utilizado, existe apenas um câmbio traseiro. Seguindo a tradição da Campagnolo, ele é feito com fibra de carbono e alumínio - a qualidade construtiva é alta, com uso de algumas partes feitas em inox.
Outro detalhe bem interessante é o emprego da embreagem. Apesar de ficar sempre ligada, ela tem um mecanismo de trava como os modelos da SRAM, que permite prender o cage pra frente para facilitar a remoção da roda traseira.
O câmbio pesa 275g.
Trocadores Campagnolo Ekar
O trocador do novo grupo, que na linha da Campy chama-se Ergopower, é bem semelhante aos modelos de estrada, mas com algumas alterações para permitir uma melhor adaptação ao uso em bikes de gravel.
Por tratar-se de um grupo 1x, o trocador esquerdo é fixo, sendo usado apenas para o freio - existe apenas a opção de discos hidráulicos. O funcionamento é padrão Campy, com a trocas para cima sendo realizadas pela alavanca atrás do manete de freio, e as para baixo em uma alavanquinha acionada pelo dedão - mais ou menos como os antigos grupos mais básicos da Shimano.
Segundo a marca, é possível realizar trocas múltiplas com apenas um movimento tanto para cima quanto para baixo.
O peso dos trocadores é de 420g o par.
Cassete Campagnolo Ekar
O novo cassete Ekar funciona com o padrão de cubo N3W, recentemente apresentado pela Campagnolo. Porém, o fabricante gerente a compatibilidade com rodas livres de 10, 11 e 12 velocidades da marca com o uso de um adaptador que aumenta o comprimento do componente.
Os cassetes serão construídos com uma combinação de aço com alumínio, estando disponíveis nas seguintes configurações:
Gravel Adventure (410g): 10-11-12-13-14-15-17-19-22-26-32-39-44
Gravel Race (390g): 9-10-11-12-13-14-16-18-21-25-30-36-42
Endurance (340g): 9-10-11-12-13-14-16-18-20-23-27-31-36
Freios
Com montagem flat, os freios Ekar são basicamente idênticos aos freios de estrada já utilizados pela Campy. Eles utilizam óleo mineral e uma pastilha orgânica que promete eficiência tanto no seco quanto no molhado. Os discos podem ser de 140mm ou 160mm.
Pedivela
A pedivela é, com certeza, uma das maiores estrelas do grupo. O modelo utiliza uma construção com 4 braços com coroas de 38, 40, 42 ou 44 dentes. Os braços são feitos em fibra de carbono, com o eixo de aço utilizando o consagrado padrão Ultra-Torque, que une os dois lados da pedivela pelo meio. Segundo a marca, ela está disponível nas medidas 165mm, 170mm, 172.5.
O peso da 172.5mm com uma coroa de 38 dentes é de 615g.
Corrente
A corrente, como era de se esperar, é específica para acompanhar as 13 marchas do grupo. Ela é mais fina do que uma corrente de 12 velocidades em 0.25mm. Para manter o funcionamento suave, a parte interna dos links recebeu um tratamento de niquel-teflon. As placas em si são feitas de aço com acabamento em níquel cromo.
O peso é de 242g.
Mais informações no site da Campagnolo.
Relacionados