MENU

Campagnolo apresenta protótipos de freio a disco

Ainda sem muitos detalhes, a Campagnolo acaba de apresentar algumas imagens do sistema de freios a disco que a marca italiana está desenvolvendo há mais de dois anos.

[/img-legenhttps://www.pedal.com.br/fotos/noticias/6055009f.jpgda]



Os freios e as rodas ainda estão em fase de testes e provavelmente não estarão disponíveis já este ano para o público final. Porém, ao menos três equipes profissionais podem começar a usar o novo sistema já nas próximas semanas nas clássicas de primavera.

imagem


Pelas fotos, porém, podemos perceber alguns detalhes. O freio está disponível em manentes com acionamento do câmbio tanto mecânico quanto eletrônico e até mesmo o protótipo tem acopladores hidráulicos para facilitar a instalação em quadros com cabeamento interno.

imagem


Na parte de ergonomia, não acontecerem mudanças significativas em relação aos grupos de 11 velocidades atuais, o que indica que os italianos inventaram uma receita para fazer o cilindro mestre caber dentro do trocador sem grandes impactos visuais, deixando a peça apenas um pouco mais larga.

imagem


Os acionamentos de troca também parecem muito parecidos. O do EPS, porém, recebeu um furo no meio. Talvez o motivo seja economizar alguns gramas e conseguir uma sensação mais interessante ao acionar o botão. Também é possível ver furos com as inscrições "S" do lado esquerdo e "L" no direito, o que parece ser algum tipo de regulagem.

imagem


As pinças possuem tanto o padrão post-mount quanto o flat-mount. Aparentemente, o padrão de rotor será de 140mm, mas talvez seja possível utilizar discos de 160mm com adaptadores. Sem grandes avanços, os rotores são simples e são presos por 6 parafusos. Porém, este é um componente que ainda pode receber modificações.

imagem


Outro detalhe é que as rodas possuem cubos com blocagem ou eixo-passante. Os aros são clinchers de carbono, então é de se esperar que aros tubulares sejam utilizados no pelotão profissional em breve, o que seria mais uma novidade.



Relacionados

Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.