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Caixa de Centro versus Movimento Central: eis a questão!

É com grande satisfação que venho compartilhar algumas informações sobre um tema que, apesar de simples, está se tornando cada vez mais complexo nas bicicletas modernas: é a relação entre o movimento central e a caixa de centro. Essa coluna do staff Shimano vai lhe ajudar a entender um pouco mais dos modelos e soluções encontradas no mercado.

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O que é a caixa de centro ?

Primeiro, vamos convencionar que a caixa de centro é o cilindro com rosca, ou até mesmo sem rosca, na parte inferior do quadro, que suporta todo o peso do ciclista, quando o mesmo está em pé sobre os pedais, sem se apoiar no selim.

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Na grande maioria das bicicletas de alumínio, a largura da caixa de centro é 68 mm e há algumas com 73 mm também. “Nestas duas larguras, o modelo de rosca mais comum encontrado é o padrão de rosca Inglesa ou BSA, de medida 1.37” x 24 tpi (tpi = fios de roscas por polegada). Há também o padrão Italiano, onde a largura da caixa é 70 mm, adotada apenas por algumas marcas de bicicletas italianas e a rosca é especifica: 36 mm x 24 tpi.

Cartucho Selado

Para estas caixas de centro, o movimento central mais simples utilizado é do tipo Cartucho Selado (Sealed Catridge Unit), ou seja, uma peça única, onde os rolamentos são internos e não visíveis e somente as pontas do eixo ficam aparentes. Como existe variação de largura neste tipo de rosca, o movimento central tem que ter a mesma largura da caixa, ou seja: caixa de centro com 68 mm, requer o movimento com 68 mm e para a largura de 73 mm ambos tem que ser 73 mm.

Ponta quadrada e Octalink

A Shimano possui dois tipos de movimento central de cartucho selado: com eixo sólido e de ponta quadrada, que também é produzido por diversos fabricantes, e o exclusivo sistema Octalink ®, onde o eixo é oco, aliviando o peso. Entretanto, a maior vantagem do Octalink ® é ter o encaixe circular com oito pontos de contato, dando mais rigidez e menos manutenção ao sistema. Este modelo de movimento central requer o mesmo padrão de encaixe de pedivela Octalink ®.

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Tamanho dos eixos

O que o seu mecânico ou até mesmo um mecânico hobbysta precisa se atentar é que existem diversos comprimentos de extremidades dos eixos e que a combinação do eixo deve ser especificada de acordo com o pedivela que irá montar. Esta combinação está nas Instruções de Serviço dos produtos Shimano, que podem ser encontradas no site si.shimano.com, nas opções que começam com FC-XXXX (FC de Front Chain Wheel, que significa ‘pedivela’). Exemplo: para o pedivela Alivio FC-M430, o movimento central possui eixo com largura de 113 mm (LL113), enquanto o pedivela Acera FC-M391 requer o movimento central com largura de 123 mm (LL123). Portanto, deve-se casar a combinação de movimento central x pedivela para que o pedivela fique posicionado no local projetado fazendo com que o cambio dianteiro funcione na melhor sincronização de marcha possível. Outro detalhe é que eixos muito curtos farão com que as coroas do pedivelas possivelmente raspem no chain stay e eixos muito longos farão com que a corrente possivelmente fique raspando no cambio dianteiro, quando se utilizam as ultimas marchas do cassete, ou, os pinhões menores, de maior velocidade.

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Hollowtech II e eixo-integrado

Uma grande evolução dos pedivelas Shimano foi projetar o eixo do movimento central e fixado no braço direito do pedivela, criando o Sistema com Eixo Integrado (Hollowtech II ou 2 Piece Crankset), que proporciona maior rigidez e resposta na pedalada. Vamos deixar claro que, ambos os sistemas Hollowtech II e 2 Piece Crankset possuem o eixo integrado no braço direito, sendo que no Hollowtech II, o braço do pedivela é “oco”, com uma bolsa de ar dentro para reduzir peso sem perder resistência. No caso do 2 Piece, o braço é sólido.

Outra vantagem do sistema com o eixo integrado é que o movimento central é único, possui os rolamentos direito e esquerdo independentes e separados por um espaçador plástico. Desta maneira, independente da largura do quadro, seja 68 mm ou 73 mm, a montagem é feita com arruelas de espaçamento, que compensam as diferenças entre as duas larguras.

Neste movimento central, acompanham 3 arruelas de 2,5mm cada uma. De cara, se a largura do quadro for 73 mm, somente 1 espaçador do lado direito é requerido. No caso da caixa com 68 mm, utilizam-se os outros 2 espaçadores: dois do lado direito e apenas um do lado esquerdo, compensando os 5mm que separam a diferença das duas larguras.

Mas cuidado, vale ressaltar que, as medidas que foram mencionadas acima, são para bicicletas mountain bike, pois as bicicletas de estrada possuem a largura da caixa sempre com 68 mm no padrão inglês e 70 mm no padrão italiano, porém estas NÃO precisam de nenhum espaçador, pois possuem um movimento central específico para estrada.

Note que, para os modelos de estrada, está escrito no copo dos rolamentos “ROAD”, Left (esquerdo) e Right (direito). E para os modelos de MTB, há a inscrição “MOUNTAIN” impresso em cada lado do copo de rolamento da mesma maneira. Não os confunda nem os misture.

OBS: Existem também as bicicletas de Downhill com largura da caixa de centro de 83 mm, porém estas, trataremos como exceção, uma vez que precisam tanto do pedivela com eixo mais longo, quanto também o movimento central com rosca e o espaçador plástico interno mais longo.

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Press Fit

O que temos de última geração e mais recente na indústria do ciclismo, principalmente utilizado nos quadros de carbono, é a caixa de centro tipo “Press Fit” ou de encaixe sob pressão, que possibilita projetar bicicletas com caixa de centro mais larga, oferecendo mais estabilidade e robustez ao quadro. Para estes quadros, a Shimano adotou os seguintes padrões:

Mountain Bike
Nas MTB’s há as medidas de caixa de centro compatíveis: 89,5 ou 92 mm que usam o mesmo movimento central. No caso da medida de 89,5 mm deve-se usar 1 espaçador de 2,5 mm do lado direito. Há também a largura da caixa de centro de 104,5 ou 107 mm em bicicletas de carbono de maior porte para Free Ride e Downhill, e da mesma maneira, se a caixa for 104,5 mm usa-se um espaçador de 2,5 mm, que é dispensável quando a caixa de centro tiver 107 mm.

Estrada
Para as bicicletas de estrada (ROAD), a largura da caixa é 86,5 mm e não requer espaçadores. Consulte sempre as Instruções de Serviço para ter certeza da correta montagem dos mais variados tipos de pedivelas nas mais variadas larguras de caixa de centro.

Vale ressaltar que a maioria das marcas adotaram para uso com o Pedivela Shimano, o sistema Press Fit com o diâmetro externo de 41 mm, ou seja a caixa de centro possui o diâmetro de 41 mm. Entretanto, um fabricante americano preferiu, ao montar suas bicicletas com o Pedivela Shimano, usar o diâmetro de 42mm. Por isso, a Shimano também desenvolveu o press fit com 42 mm. Note que, apesar de ser apenas 1 mm de diferença, as montagens entre as duas medidas, são incompatíveis!

Ainda está confuso ?

O que nós profissionais do ramo recomendamos fortemente é que, na dúvida, contate os serviços de atendimento e principalmente as lojas credenciadas de cada marca, que possuem conhecimento da montagem das peças. Assim como a Shimano realiza treinamentos e atualizações de conhecimento nas lojas Shimano Service Center (SSC), muitas marcas de bicicleta também tem sua rede de revendedores muito bem treinadas e aptas a esclarecer eventuais dúvidas.

É isso aí galera do pedal, esperamos que vocês mantenham o movimento central sempre limpo e, em alguns casos lubrificados. Nem sempre é recomendado passar graxa (coisa que boas oficinas e profissionais capacitados irão saber)! Mantenha assim a sua bike silenciosa e produtiva, pois toda a força aplicada no pedal é suportada pelo movimento central para gerar a energia na roda! Abraço e até próxima!

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Autor

Fabius Palaro


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