MENU

Brasileiro de MTB 2020 - XCO - Avancini é campeão, Zé Gabriel fecha em segundo

Emocionante disputa contou com furo de pneu de Avancini e apresentação espetacular de José Gabriel

A segunda edição do MTB Festival, realizado no Instituto Mairiporã-SP, recebeu neste sábado (31) a decisão do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO - Cross Country Olímpico, em que foi definido o terceiro e último título nacional da competição na elite. Entre os homens, o troféu de campeão ficou com o número 1 do mundo, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing). Na disputa feminina, Raiza Goulão (Corinthians Audax Bike Team) sagrou-se a campeã de 2020 da modalidade olímpica.

Avancini em ação no Brasileiro
Avancini em ação no Brasileiro    Alemão Silva / MTB Festival

A elite masculina teve Henrique Avancini e José Gabriel Marques (Corinthians Audax Bike Team) duelando pela vitória do começo ao fim. Após concluirem juntos a primeira volta, Avancini teve um problema mecânico (furo de um pneu) e parou na feed zone (área de apoio), perdendo preciosos segundos. Assim, para conseguir chegar em Zé Gabriel, vice-campeão nacional, o ciclista de Petrópolis-RJ teve que acelerar para conseguir voltar a liderança a duas voltas do fim e conquistar seu 17º título nacional - 15 de XCO, um de XCC (Short Track) e um de Maratona (XCM). Luiz Cocuzzi (Lar) completou o top 3 no pódio.

Zé Gabriel em ação no Brasileiro
Zé Gabriel em ação no Brasileiro    Alemão Silva / MTB Festival

"Quando são as férias? Estou precisando", brincou Avancini. " O dia foi duro.Teve muita emoção. Estou feliz porque é uma honra conquistar o título nacional. Não apenas pela vitória, mas por ter o direito de carregar a bandeira do brasil nos eventos internacionais. É bastante simbólico e estou bastante aliviado. A carga dessas provas no Brasil para mim é bem maior. Parece que se eu não ganhar, eu não tive boa performance. E não é assim porque os adversários também se preparam bem, ainda mais quando vale um título nacional. Não é fácil me manter motivado e em boa forma. E também não foi fácil hoje, principalmente pela temporada e por ter um furo de pneu", disse Avancini.

No fim, Henrique Avancini foi campeão com o tempo de 1h15min45, apenas 18 segundos à frente de José Gabriel Marques.

Avancini vence
Avancini vence    Marcelo Rypl / MTB Festival

"Sabia que eu tinha que pressionar o Avancini desde o começo e tirá-lo da zona de conforto. Consegui apertar ele e ele acabou errando, furando o pneu em uma região com pedras da pista. Porém, não observei que ele havia furado e fizemos a trilha juntos, só percebendo o fato quando ele parou no ponto de apoio para trocar a roda. Quando você tem 1% de chance você tem que arriscar. Tentei, dei meu máximo para ele não chegar descansado perto de mim. Ele atacou em uma parte onde eu sofria mais do que ele. Tive cabeça, mas sabia que tirar 10 segundos do Henrique é difícil. Estou muito satisfeito com minha colocação", avaliou Zé Gabriel.

Último ciclista a conseguir vencer um título nacional de XCO na elite diante de Henrique Avancini na elite (o petropolitano havia sido campeão da categoria em 2013, 2015, 2016, 2018 e 2019), o paulistano Luiz Cocuzzi, vencedor em 2017, completou em terceiro, cerca de 5 minutos atrás de Avancini.

"Essa prova para mim foi na raça. Semana passada tive um aperto físico e passei muito mal. Me poupei e não participei do Short Track, para sobrar fôlego para o XCO. Consegui um lugar no pódio, mas foi bem longe da minha performance", relatou Cocuzzi.

Resultados parciais

1 - Henrique Avancini
2 - José Gabriel
3 - Luiz Cocuzzi


Relacionados

Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.