home

Brasileiro de Ciclismo - Resultados da Prova de Resistência


25 JUN, 2012     Guiné    
     


Os ciclistas Otávio Bulgarelli e Luciene Ferreira, ambos da equipe paulista Funvic/Pindamonhangaba, foram os vencedores do Campeonato Brasileiro Elite de Estrada 2012, realizado nesse domingo, 24 de junho, em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.

Após uma grande disputa durante a prova de Contra-relógio individual realizada no sábado, os atletas alinharam nesse domingo (24), para competir na prova de resistência (Estrada) e definir o campeão nacional de 2012. A competição foi realizada em um grande circuito de 19,5 quilômetros, onde os ciclistas da categoria elite masculina precisou completar 9 voltas, enquanto as mulheres tiveram 3 voltas.

No masculino a prova foi disputada por 144 atletas que formaram um grande pelotão em busca da vitória na prova mais importante do calendário brasileiro. As principais equipes do Brasil marcaram presença e durante todo o percurso colocaram suas estratégias em jogo, proporcionando momentos de grande emoção para o publico presente.

Apesar de várias tentativas de fuga, a prova só foi definida nos momentos finais, quando Otávio Bulgarelli (Funvic/Pindamonhangaba) protagonizou um ataque nos últimos cinco quilômetros, conseguindo manter a vantagem até cruzar a linha de chegada e se consagrar campeão brasileiro de 2012. Bulgarelli completou o percurso de 174,5 quilômetros com o tempo de 4h12min33. Na segunda colocação terminou Rafael Andriato, que defende a equipe profissional italiana Farnese Vini, e apesar de estar competindo no brasileiro sem ajuda de companheiro de equipe, realizou uma prova agressiva e chegou muito próximo do título, finalizando na segunda colocação com o tempo de 4h12min39. Em terceiro, completando o pódio, chegou Fabiele Mota (FW Engenharia) com o mesmo tempo do segundo colocado.

- Passei três anos sem competir no campeonato nacional e voltar a correr conquistando essa vitória é muito emocionante, ainda mais sendo o meu primeiro título brasileiro, é a realização de um grande sonho que compartilho com cada um dos meus companheiros de equipe que me ajudaram a realizá-lo – disse Otávio Bulgarelli após concluir a prova.

Os atletas da categoria Sub-23, largaram junto com a elite masculina e também percorreram o mesmo percurso. A vitória ficou com Joel Candido Junior (São Caetano do Sul), seguido por Emerson Santos (FW Engenharia) e Andre Almeida (Suzano/DSW Automotive), segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Mulheres decidem no sprint

As mulheres pedalaram por 58,2 quilômetros, após completar três voltas no percurso, e mesmo com várias tentativas de fuga, a equipe Funvic/Pindamonhangaba soube trabalhar muito bem e anulou todas as fugas, levando a prova para ser definida apenas nos metros finais. A vitória ficou com a ciclista sul-mato-grossense Luciene Ferreira (Funvic/Pindamonhangaba), que após conquistar a prova de Contra-relógio no sábado (23), avisou que largaria ainda mais motivada para a prova de estrada, sua especialidade, e realmente fez bonito, conquistando também o título de campeã brasileira de ciclismo de Estrada 2012, após completar o percurso em 1h49min53.

Na segunda colocação terminou a atleta Camila Coelho, da equipe Caloi, terminando poucos centímetros atrás da campeã e em terceiro lugar ficou Flávia Oliveira, atleta profissional que compete pela equipe italiana UCI Colavita Forno D’asolo, todas as ciclistas terminaram com o mesmo tempo.

O Campeonato Brasileiro Elite de Estrada e Contra-relógio 2012 é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), em parceria com a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ) e apoio da BikeRO e Prefeitura Municipal de Rio das Ostras.

Resultados

Resultados da prova de resistência das categorias Elite Masculino e Feminino e Sub 23.

Elite Feminino
Elite Masculino


Comentários



Relacionados