MENU

Brasil sediará duas etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike 2024

Calendário oficial da competição foi divulgado pela UCI nesta terça e confirmou rumores ouvidos pelo Pedal

O Brasil sediará as duas etapas de abertura da Copa do Mundo de Mountain Bike 2024. É o que confirmou a UCI (União Ciclística Internacional, entidade máxima do esporte) na divulgação do calendário das competições para o ano que vem. Você já vinha acompanhando no Pedal que, em julho, quando foi divulgado um pré-calendário, já existiam rumores de que o Brasil sediaria as duas etapas de abertura. O encontro de dois organizadores de eventos brasileiros com os chefes da Copa do Mundo em Les Gets em setembro reforçou o rumor. Na época, Fabio Caldeo e Rogerio Bernardes publicaram fotos com legendas que davam a entender que negociações estavam sendo realizadas.

Última etapa de uma Copa no Brasil foi em 2022, na terra natal de Avancini - Foto: Red Bull Content Pool
Última etapa de uma Copa no Brasil foi em 2022, na terra natal de Avancini - Foto: Red Bull Content Pool    Bartek Wolinski


Os brasileiros poderão assistir as feras do mountain bike mundial num intervalo de apenas duas semanas. Entre 12 e 14 de abril, Mairiporã, na Grande São Paulo, será a sede da disputa do short circuit e do cross-country olímpico. A cidade sedia o MTB Festival, chefiado por Caldeo. No fim de semana seguinte, entre 19 e 21 de abril, novamente uma rodada envolvendo apenas o cross country: short circuit na sexta e olímpico no domingo, feriado de Tiradentes. A rodada acontece em Araxá, interior mineiro, onde acontece a etapa da Copa Internacional de Mountain Bike, organizada por Bernardes. Foi lá, em abril, que Rémi Trapero e Simon Burney, ambos do staff da Copa, visitaram e ficaram encantados com a organização e envolvimento do público com o esporte.

A última vez que o Brasil sediou uma etapa da Copa do Mundo foi em 2022, em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. A cidade é berço de Henrique Avancini. Na etapa em casa, o atleta terminou a prova em 13º lugar. Nino Schurter, ao vencer o XCO da primeira etapa daquela Copa, se igualou ao recorde de Julien Absalon, que detinha 34 vitórias em etapas da competição. Hoje, Nino já possui 35.

Publicidade


O calendário completo das Copas do Mundo UCI de cross country olímpico (XCO), short track (XCC), downhill (DHI) e enduro (EDR), incluindo o enduro sobre elétricas (E-EDR) terá, ao todo, 15 finais de semana de corridas, com todos os formatos desfrutando de eventos independentes e combinados. Um dos destaques do calendário será mais uma vez o festival emblemático em Haute-Savoie, França, que este ano atraiu mais de 100 mil espectadores.

Mais informações sobre a Copa do Mundo de XCM da UCI serão divulgadas num futuro próximo.

Calendário da Copa do Mundo de MTB 2024

Calendário da Copa de 2024 de Mountain Bike
Calendário da Copa de 2024 de Mountain Bike


Além da abertura da temporada em Mairiporã e Araxá, serão sedes pela primeira vez Bielsko-Biala, na Polônia, Crans-Montana e Aletsch Arena, Bellwald, ambos na região de Valais, na Suíça, e Mt Van Hoevenberg, Lake Placid, nos EUA.

"Com seu novo formato inovador que reúne todos os principais formatos da modalidade, a Copa do Mundo de Mountain Bike da UCI foi um grande sucesso em 2023, com, pela primeira vez, uma rodada - em Haute-Savoie, França – acolhendo todas as modalidades do programa da série", disse David Lappartient, presidente da UCI. “Também haverá algo novo no próximo ano, com novos locais a serem incluídos nesta importante série de mountain bike, não apenas na Europa, mas também na América do Norte e do Sul. Isso atesta a popularidade do desporto, que o Comitê Olímpico Internacional acaba de confirmar que estará no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O mountain bike continua a se desenvolver internacionalmente e a Copa do Mundo da UCI é, sem dúvida, um elemento-chave nesse progresso.”

Publicidade


Chris Ball, vice-presidente de eventos de ciclismo da Warner Bros. Discovery Sports, disse: “Depois de um 2023 inovador, tenho orgulho de dar as boas-vindas a locais icônicos e novos destinos no calendário de 2024 da UCI Mountain Bike World Series. Na maior expansão do mountain bike internacional em muitos anos, seis novos locais se juntarão ao sucesso de bilheteria de um ano, totalizando 15 finais de semana de eventos. A expansão para a América do Sul e os acordos de longo prazo em Lake Placid, nos EUA, Trentino, na Itália, e Haute-Savoie, na França, são marcas registradas de uma temporada que oferece mais corridas do que nunca. A Suíça também se junta com dois novos locais na deslumbrante região de Valais e a Polónia junta-se ao calendário da UCI World Cup pela primeira vez.”

O calendário de 2024 marca o segundo ano de uma parceria inovadora de oito anos entre a UCI e a Warner Bros. Discovery (WBD), onde a empresa assumiu a transmissão, promoção e organização da Copa do Mundo de Mountain Bike da UCI, utilizando sua extensa alcance global para ajudar a desenvolver o esporte em todo o mundo.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.