home

Brasil Ride 2017 - Competição volta à Costa do Descobrimento


1 SET, 2017     Gustavo Figuereido    



A Costa do Descobrimento, na Bahia, voltará a respirar e vivenciar o ciclismo em outubro. Entre os dias 15 e 21 do mês, os melhores ciclistas de mountain bike do mundo disputarão a oitava edição da Brasil Ride, a principal ultramaratona de MTB das Américas. Como é de costume, o evento reunirá mais de 1.500 atletas, os 500 participantes da Brasil Ride e outras centenas que competem no sábado (21) na Maratona dos Descobrimentos, sentindo o gostinho de disputar uma das sete etapas da prova, com corridas entre Arraial D'Ajuda, em Porto Seguro, e o município de Guaratinga.

Foto 64299
Ultramaratona Brasil Ride (Armin Kustenbruck / Brasil Ride)

"A Brasil Ride é a maior prova por etapas de MTB com serviço completo do continente americano. Desde o seu início, os ciclistas só precisam cuidar dos seus corpos e focar na disputa. Todo o resto é feito pela organização", conta Mario Roma, fundador da competição. "Nutrição para a prova, água, bebidas isotônicas e carboidratos são disponibilizados em pontos de hidratação, durante todo o percurso. Temos estafes que contemplam a equipe médica treinada, no percurso da prova, e um hospital móvel em uma carreta totalmente equipada, em operação nas Vilas Brasil Ride", complementa Mario, destacando só alguns dos diferenciais da corrida.

A oitava edição da Brasil Ride terá, como é de costume na ultramaratona, sete etapas, com o início no prólogo na tarde do domingo (15) e encerramento no sábado (21). Os ciclistas pedalarão cerca de 600 km, com a altimetria acumulada em torno de 13.000 metros, entre mar e montanhas. Após Arraial d'Ajuda, a corrida passará ainda por Eunápolis, Itabela e Guaratinga, chegando à região de São João do Sul.

Foto 64300
Pelotão formado (Armin Kuestenbrueck / Brasil Ride)

Na área costeira de Porto Seguro, os participantes encontrarão muitos single tracks (trilhas estreitas) típicos da região. Já no interior, plantações de cacau, parques e regiões de montanhas, próximo da divisa entre a Bahia e Minas Gerais, serão as localidades responsáveis por receber as etapas com as maiores distâncias e altimetrias acumuladas.

Disputada sempre em equipes- duplas ou trios


A prova terá as categorias feminino, mista, open, máster (nenhum atleta com menos de 40 anos), grand máster (nenhum atleta com menos de 50 anos), nelore (acima de 90kg) e corporativa (três integrantes).

Além das sete categorias, há também duas jersey especiais, a american man e american ladies, que independem da categoria na qual a equipe foi registrada. Esta premiação é aberta para todos os grupos, desde que estejam com passaporte válido de um país do continente americano (Américas do Norte, Central e Sul).

Foto 64301
Vila Brasil Ride no Uiki Parracho, em Arraial D'Ajuda (Fabio Piva / Brasil Ride)

Maratona dos Descobrimentos


Os interessados em participar da Maratona dos Descobrimentos, marcada para 21 de outubro, em Arraial D'Ajuda, devem se apressar para garantir suas inscrições online. A prova faz parte da programação da sétima e última etapa da ultramaratona Brasil Ride.

Faça sua inscrição no site.

Foto 64303
Evento receberá melhores ciclistas do mundo (Sportograf / Brasil Ride)

"Para quem se inscrever para a Maratona dos Descobrimentos, já pode ir se preparando para uma programação especial no fim de semana, daquelas de dar inveja. Como o evento é na manhã de sábado, o ideal é chegar um dia antes. Então, assistir a sexta etapa da Brasil Ride, um XC (cross country) emocionante nas trilhas de Arraial D'Ajuda, já é um belo começo. No dia seguinte, a oportunidade de pedalar ao lado dessas feras, os melhores mountain bikers do mundo, é algo que não tem preço. Por fim, no domingo, curtir uma praia com a família é a dica irrecusável que nós da Brasil Ride damos aos participantes", destaca Mario Roma.

A estrutura - A oitava edição da Brasil Ride proporcionará mais uma vez aos amantes do ciclismo experiências únicas no interior da Bahia. Os atletas, estafe, voluntários e membros da organização serão acomodados numa verdadeira cidade montada para 800 pessoas, especialmente para a competição, durante os dias em que estiverem em Guaratinga.

Foto 64302
Vila Brasil Ride em Guaratinga (Fabio Piva / Brasil Ride

Os números da infraestrutura nas duas sedes, as Vilas Brasil Ride, impressionam. Serão 10.000 litros de água distribuídos nas sete etapas, 6.300 unidades de fruta, 5.500 refeições servidas, 60 tendas, incluindo duas de 500 m², 700 barracas de dormir, 16.000 metros de fita bump e cerca de 50 veículos percorrendo os percursos das provas, entre carros, motos, quadriciclos, ambulâncias e caminhão.

Reconhecimento

Seis vezes vencedora do prêmio Guidão de Ouro de melhor competição do mountain bike no País, a Brasil Ride a cada ano ganha reconhecimento e atravessa fronteiras. Na atualidade, os praticantes da modalidade costuma até comparar o evento com as principais corridas do mundo, apelidando a ultramaratona de "Giro de Itália do MTB".


Comentários



Relacionados