MENU

Brasil Enduro Series 2017 #4 - Urubici - Resultados e mais detalhes

A gelada cidade de Urubici, Santa Catarina, ferveu no fim de semana dos dias 2 e 3 de setembro com a etapa final do Brasil Enduro Series 2017. O evento contou com cerca de 90 atletas de diferentes lugares do país.

Foto 64338

Ao longo da competição, os atletas enfrentaram 4 especiais, sendo elas uma releitura das trilhas já utilizadas em edições passadas.

Foto 64339

Ao todo, foram cerca de 20 minutos de descidas cronometradas e mais de 70km de pedal durante os dois dias de competição.

Foto 64352

O clima da região estava bem atípico, muito seco, quase em estiagem. O terreno estava bem solto, com muita poeira, os rock gardens estavam lisos por conta da falta de grip. As temperaturas subiram e tivemos um veranico com calor nos dois dias.

Resultados

Foto 64343

Diego Knob abraça seu amigo Julio Giani logo após receber o resultado de campeão geral. Momento emocionante que pudemos presenciar e que reflete bem o espírito esportivo.

Foto 64337

Wallace Miranda fica com a segunda colocação no ranking geral.

Foto 64344

Julio Giani garante a terceira colocação geral.

Bate-Papo com Marcus Zilli e Theo Duarte

Durante nossa presença na cobertura do evento, tivemos a oportunidade de conversar com Marcus Zilli, organizador local e grande influenciador do ciclismo em Urubici, confira:

Foto 64345

Pedal: Pedal: Como você vê o desenvolvimento do mountain bike em Urubici?

Zilli: Sempre considerei Urubici como a meca do mtb e motociclismo no sul. Para bike é perfeito, temos terrenos muito variados, o que torna muito interessante. Desde 2015 o BES vem sendo muito importante para Urubici, desde então o número de ativistas vem crescendo. Hoje temos 10 bikes full por aqui.

Pedal: Pedal: Fala sobre o Hard Bike.

Zilli: Fruto da parceria com BES, criamos o Hard Bike, evento que acontece no dia 19 de novembro, aqui e Urubici. A ideia é deixar de lado a parte da competição, tirando o peso de uma prova e lembrando sobre a verdadeira essência e o prazer do esporte. Será um grande passeio de Enduro entre amigos.

Pedal: Pedal: Qual o retorno disso tudo para a cidade?

Zilli: É imenso! Já passou a temporada de inverno e entramos na época de baixa procura. Esses eventos trazem o movimento para a cidade que vem crescendo a cada ano, temos registrado 30% de aumento a cada ano.

Pedal: Pedal: Comenta sobre o MTB como alternativa não sazonal de turismo em Urubici.

Zilli: É indiscutível o movimento de bike em Urubici, temos 4 grandes eventos de mtb no ano e 1 grande de speed. Todo fim de semana tem grupo de pedal vindo de fora para conhecer e pedalar. Temos inclusive uma prova de Downhill válida pela Federação Catarinense de Ciclismo em uma das especiais do Enduro.

Pedal: Pedal: Urubici é muito cultural, fale um pouco sobre isso.

Zilli: É bem interessante, estamos na Serra Catarinense e a mistura de etnias é diferente. Temos descendentes de Alemães, Italianos, Letos, Caboclos e Índios na miscigenação. Culinária muito rica com base no pinhão, estamos rodeados por Araucárias. Pratos como entrevero, paçoca de pinhão e truta por conta das aguas frias da região. Frescal que é carne maturada, vem da época dos tropeiros, que precisavam conservar alimentos durante suas expedições.

Pedal: Pedal: Qual o valor agregado da cena do Enduro?

Zilli: Esporte fantástico, emociona falar do enduro. No enduro você vive um clima totalmente diferente, não existe a competição de uma pista convencional, todos somos amigos, um cai na trilha e o outro fica para te ajudar, somos uma grande família. Público muito interessante, de alto padrão e alto nível, cultural e econômico. Sendo grande parte mais amadurecido, não visando apenas a competição e sim viver o espírito do All Mountain que se define em diversão, amizade e alegria.

A principal pessoa por trás do BES hoje é Theo Duarte, ele contou um pouco sobre o evento como organizador:

Foto 64347

Pedal: Pedal: Theo, fala um pouco sobre como foi esse ano pra vocês:

Theo: Iniciamos o ano em Santo Antônio do Pinhal, choveu muito, dificultou muito a logística, tivemos que reconstruir várias pistas na semana do evento e isso foi um perrengue. Na segunda etapa fomos a Juiz de Fora, realizamos o primeiro evento de Enduro por lá numa cidade com potencial gigante. Começamos a aplicar algumas dinâmicas de prova diferentes, treinando e cronometrando em seguida e estágios blind. Chegamos em Petrópolis para a terceira etapa, onde os órgãos públicos nos apoiaram e pudemos realizar um evento épico. Usamos vários picos de bike com visuais maneiríssimos nunca usado em eventos oficiais até então. A ideia cada vez é trazer o esporte para mais perto da galera, pistas que acabam dentro da cidade e pudemos fazer isso também em Urubici para a final. Lugar incrível, pessoal que apoia muito e ajuda em tudo, as pistas são gringas com picos lindos. A cada etapa temos a ‘’melhor prova de todos os tempos’’, a melhora contínua que procuramos reflete nas provas que a gente proporciona.

Pedal: Pedal: Quais são os principais apoiadores ?

Theo: O grande incentivador do evento é a empresa Chaoyang que pelo segundo ano está com a gente, esperamos continuar por muito tempo. Marcas como Santa Cruz, Mud Bike, Specialized, After Limits, Damatta, Exceed entre outras são quem fazem o evento acontecer. Sem eles nada disso seria possível.

Pedal: Pedal: Quais são os maiores desafios?
Theo: O maior desafio sempre é fazer pistas legais, em locações legais de uma forma que possamos proporcionar um tipo de serviço que a gente quer, segurança para os atletas, locais com acesso a resgate, autorização dos terrenos onde temos as pistas que tudo seja legalizado e sem problemas. Gostaria de mencionar que nesse ano buscamos aumentar o nível de dificuldade e cerca de 30% de aumento nos estágios em cada etapa.


Pedal: Pedal: Projeções para 2018?
Theo: Agora é sentar, escrever um novo projeto e contar com que consigamos renovar contratos e fechar novos patrocínios para que o evento seja viável e ainda melhor. O número de etapas e as locações serão definidas após acertarmos o orçamento para 2018. O evento de Enduro tem um custo muito alto mas esperamos que a mídia de um retorno interessante e que tenhamos novos apoiadores.


Resultados da Etapa Final do BES no site oficial.

Confira o Ranking Geral final do BES no site oficial.

Adquira suas fotos no Foco Radical.

Agradecimentos

Foto 64348

Urubici é uma cidade turística e com cultura marcante, povo acolhedor e tranquilo. Os restaurantes estão preparados para a galera da bike bem como seus habitantes que recebem de braços abertos as quase 300 pessoas envolvidas na competição.

Foto 64342

A equipe do Pedal agradece a Pousada Nossa Senhora das Graças e Pousada das Flores, os restaurantes Empório do Sol, La Foundue Mueller e Canhambora Café pelo convite. Esperamos que em 2018 possamos retribuir ainda mais! A realização do evento parte da iniciativa privada e conta com forte apoio do poder público local, fazendo com que o evento se torne mais viável.

Foto 64350

Texto por: Cesar Delong


Relacionados

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.