Os melhores pilotos de mountain bike, na modalidade Enduro, estarão reunidos nos próximos dias 10 e 11 de setembro, em Ouro Preto, para a decisão da 3ª edição Chaoyang Brasil Enduro Series. A competição pioneira de Enduro MTB conhecerá os campeões de 11 categorias, após passar pelas cidades de Campos do Jordão, no Zoom Bike Park, e de Petrópolis, no Vale das Videiras.
Pesou na decisão dos organizadores escolher um local que também tem a cultura do mountain bike enraizada, com diversas competições sendo realizadas nos últimos anos e em um estado, Minas Gerais, que também respira o MTB, podendo se dizer o berço do esporte. "Para nós será um desafio novo, porque teremos uma dinâmica de prova diferente, principalmente nos deslocamentos. Será um evento singular, como sempre é em todas as etapas do Chaoyang Brasil Enduro Series", conta Théo Duarte, um dos organizadores.
"Uma coisa que é o nosso guia, até por feedback dos próprios participantes, é ir aumentando o nível técnico, inserindo especiais que tenham descidas um pouco mais difíceis a cada prova. Assim vamos encontrando o equilíbrio para sempre estar fomentando a modalidade, trazendo a galera que nunca competiu e, para os mais experientes, o desafio de uma pista bacana", destaca Théo.
Como já ocorreu em etapas anteriores, como em Urubici e Campos do Jordão, ambas em 2014, a largada do evento será no centro da cidade.
"Vamos entregar um evento top, em uma locação bem legal. Dificultamos a logística do deslocamento, mas teremos a largada na praça Tiradentes, a principal de Ouro Preto, dando chance ao público local de conhecer o esporte", revela Théo Duarte.
Também organizador do Chaoyang Brasil Enduro Series, Daniel Bender comemora mais um ano bem sucedido do evento, de olho em trazer novidades para 2017. "Chegamos para a última etapa do ano com um crescimento de aproximadamente 20% este ano no número de inscritos. Estamos muito felizes com a repercussão que tem o esporte e a competição, servindo como porta de entrada para outras provas realizarem eventos do gênero.
Com tudo pronto para a decisão da terceira edição, a cabeça já começa a planejar o ano seguinte, com a expectativa de fechar o calendário de 2017 até dezembro", avalia Bender.
A prova
Os atletas irão percorrer um total de 51 km de volta entre os deslocamentos, longos e em chão "pesado", de muito pó, o que desgasta ainda mais o biker e a bike, e as especiais cronometradas, que somarão
6,3 km nas três especiais com características predominantemente de Downhill. A estimativa é de até 6 horas de duração de prova, em locais distantes de comércio local e do QG.
Disputas pelo título
Como em todos os anos do evento, as disputas pelos títulos devem ser intensas até os últimos instantes nas 11 categorias - Pro, Expert (19 a 29 anos), Master 1 (30 a 34 anos), Master
2 (35 a 39 anos), Master 3 (40 a 49 anos), Senior (50 ou mais), Amador (16 a 29 anos), Feminino, Kids 1 (15 a 17 anos), Kids 2 (12 e 14 anos) e Kids 3 (9 e 11 anos).
Na principal categoria do evento, a Pro, o mineiro André Bretas é quem lidera com 1.200 pontos, após vencer as duas etapas. Seus principais rivais pelo título são Diego Neumann (840), Wallace Miranda (760) e Leo Matioli (660).
Serviço:
Chaoyang Brasil Enduro Series - 3ª Etapa
Data: 10 e 11 de setembro
Cidade: Ouro Preto (MG)
Local do QG: Praça Tiradentes
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira - 09 de Setembro
15:30 as 19:00 - Entrega de Kits - Secretaria
Sábado - 10 de Setembro
08:00 as 12:00 - Entrega de Kits
09:00 as 12:00 - Treino E1
12:00 as 14:00 - Treino E2
14:00 as 17:00 - Treino E3
Domingo – 11 de Setembro
07:00 – Primeira Chamada para a largada
07:30 – Largada Primeiro Atleta
17:00 – Premiação
*programação sujeita a alterações
Relacionados