MENU

Bora e QuickStep devem usar pneus com câmara em 2021

Ambas as equipes confirmam uso de pneus com câmara, só não deixando os tubulares de lado em provas clássicas

No ciclismo de estrada, o uso de pneus tubulares é tradição por diversos motivos. Afinal, além de permitirem a criação de rodas mais leves, os tubulares costumam furar menos, além de oferecem mais conforto e rolagem mais rápida.

Rodas Roval com câmara
Rodas Roval com câmara

Porém, nos últimos anos, os pneus clincher tubeless (sem câmara), ganharam um certo espaço no pelotão. Por isso, muitos ficaram surpresos quando a Roval apresentou, no ano passado dois novos pares de rodas clincher que exigem câmaras de ar para serem utilizadas - a Rapide CLX e a Alpinist CLX.

Agora, a Bora Hansgrohe e a Deceuninck-QuickStep, ambas patrocinadas pela Specialized e, por consequência, pela Roval, confirmam a utilização destas rodas em todas as provas, com exceção das clássicas de um dia - e mesmo nelas isso ainda pode mudar.

"Não vamos mais usar mais pneus tubulares", afirmou Risto Usin, mecânico da Bora e de Peter Sagan. "Estamos usando o pneu Turbo Cotton, que é um pneu clincher com câmara de ar", complementou.

Segundo Leo Menville, contato da Specialized com as equipes profissionais, a Deceuninck-QuickStep ainda está fazendo alguns testes nos percursos das clássicas, mas no momento existe a ideia de usar apenas pneus Turbo Cotton ou RapirAir com câmaras de latex:

Vamos usar os Turbo Cottons em 80% das corridas com certeza



Vale destacar que esses pneus e rodas chegaram a ser utilizados no ano passado em conjunto com outras rodas tubeless e tubulares, inclusive dando uma volta de camisa amarela enquanto Julian Alaphilippe liderou o Tour de France.

Segundo uma nota da Roval, o sistema com câmara criado por eles oferece um desempenho melhor do que as tecnologias Tubulares e Tubeless. Resta saber como as equipes vão de defender contra os furos, que ao menos em teoria são mais frequentes em montagens com câmaras, principalmente quando utilizamos pneus super leves e finos, combinados com câmaras de ar com as mesmas características.


Relacionados

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.