No ciclismo de estrada, o uso de pneus tubulares é tradição por diversos motivos. Afinal, além de permitirem a criação de rodas mais leves, os tubulares costumam furar menos, além de oferecem mais conforto e rolagem mais rápida.
Porém, nos últimos anos, os pneus clincher tubeless (sem câmara), ganharam um certo espaço no pelotão. Por isso, muitos ficaram surpresos quando a Roval apresentou, no ano passado dois novos pares de rodas clincher que exigem câmaras de ar para serem utilizadas - a Rapide CLX e a Alpinist CLX.
Agora, a Bora Hansgrohe e a Deceuninck-QuickStep, ambas patrocinadas pela Specialized e, por consequência, pela Roval, confirmam a utilização destas rodas em todas as provas, com exceção das clássicas de um dia - e mesmo nelas isso ainda pode mudar.
"Não vamos mais usar mais pneus tubulares", afirmou Risto Usin, mecânico da Bora e de Peter Sagan. "Estamos usando o pneu Turbo Cotton, que é um pneu clincher com câmara de ar", complementou.
Segundo Leo Menville, contato da Specialized com as equipes profissionais, a Deceuninck-QuickStep ainda está fazendo alguns testes nos percursos das clássicas, mas no momento existe a ideia de usar apenas pneus Turbo Cotton ou RapirAir com câmaras de latex:
Vamos usar os Turbo Cottons em 80% das corridas com certeza
Vale destacar que esses pneus e rodas chegaram a ser utilizados no ano passado em conjunto com outras rodas tubeless e tubulares, inclusive dando uma volta de camisa amarela enquanto Julian Alaphilippe liderou o Tour de France.
Segundo uma nota da Roval, o sistema com câmara criado por eles oferece um desempenho melhor do que as tecnologias Tubulares e Tubeless. Resta saber como as equipes vão de defender contra os furos, que ao menos em teoria são mais frequentes em montagens com câmaras, principalmente quando utilizamos pneus super leves e finos, combinados com câmaras de ar com as mesmas características.
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