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Biketrial Made In Brazil

O “pai” do Biketrial no Brasil, Eduardo Fonseca, mais conhecido por Capivara, já está na etapa final dos testes de sua mais nova criação; a BIKETRIAL SCOTT – EDU CAPIVARA.

Ainda sem data certa para ser lançada no Brasil, a BIKETRIAL SCOTT – EDU CAPIVARA mostra-se muito ágil, resistente e leve, não deixando a desejar em nenhum aspecto, em relação as “bikes gringas”.

A bike conta com um quadro projetado pelo próprio Edu Capivara, e fabricado em Sorocaba, interior de São Paulo, pela ICB, fábrica que se destaca pela produção de quadros de BMX para competição. A montagem é feita pela SCOTT, em parceria com a ICB.

Grande parte do restante das peças, é importada da Espanha, país onde nasceu o Biketrial. Essa atitude é justificada pela qualidade e também exclusividade de muitas das peças, que são específicas para a prática desse esporte. Peças como, os pés-de-vela, as rodas, o protetor de coroa e os pneus, são da espanhola MONTY, pioneira e líder mundial de vendas. O perfeito entrosamento entre as peças importadas e as nacionais, forma um conjunto de apenas 8,5 quilos.

A parceria entre a ICB e a gigante SCOTT, garante a essa super-máquina um preço relativamente baixo, se comparado as bikes importadas. Enquanto as gringas desse nível chegam a custar US$ 2.000 (Dois Mil Dólares), a BIKETRIAL SCOTT, vai chegar exclusivamente ao mercado nacional custando cerca de R$1.600,00 (Mil e Seiscentos Reais) e ainda, contando com várias oportunidades exclusivas de pagamento, tudo como forma de incentivo ao esporte no Brasil.

Foto 01: vista geral da bike – onde pode se notar características que mais identificam uma biketrial; o pequeno quadro com cerca de 10” (polegadas) e o grande guidão com mais de 70 cm; tudo para aumentar o domínio durante as manobras.

Foto 02: vista traseira – bike acompanha a tendência mundial de eliminar o banco das “trialeiras” e usa pneu traseiro da marca espanhola Monty, feito em composto macio e extra aderente, na medida 2.50.

Foto 03: vista central – utilização do sistema de relação inversa, onde a catraca fica instalada no pé-de-vela e coloca-se um pinhão fixo no cubo traseiro. Sistema muito comum em motocicletas, que aumenta muito o torque durante os saltos. Abaixo, o protetor de coroa ( bash plate), fabricado em ERGAL, material que melhor alia resistência, leveza e durabilidade.

Foto 04: Edu Capivara durante a Copa Sesc de Biketrial 2002, em um drop de 3 metros sobre uma plataforma na água.


Texto: Rafael Bozza
Fotos: Rafael Bozza e Mauricio Beeler - Pilotos de Biketrial


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