home

Bike Innovation 2015 - Exposição de bicicletas acontece em São Bernardo do Campo


20 FEV, 2015     Péricles    



Réplicas de bicicletas de modelos antigos, que mostram a genialidade de seus criadores, e a criação de modelos modernos, que demonstram o que existe de mais avançado em engenharia e materiais, estarão na exposição Bike Innovation. O evento, promovido pelo Shopping Metrópole em parceria com o Centro Universitário da FEI, a feira começou ontem (19/2) e vai até o dia 3/3, no 1º Piso – Praça Central do Shopping.

A exposição receberá cópias das bicicletas criadas por Leonardo da Vinci (1490), e pelo francês Conde Mede de Sivrac (1790) – ambas feitas de madeira.

Os visitantes poderão conferir também dois modelos futuristas. O primeiro, inspirado em bicicletas de competição, chama a atenção do público, principalmente dos mais jovens, por ter um visual arrojado e exclusivo.

O mesmo ocorre com a BF2 – desenvolvida com o que há de mais sofisticado em termos de engenharia e materiais. O modelo segue o padrão ergométrico de bicicletas de competição, mas com alguns diferenciais como rodas orbitais, sistema de transmissão embutida e pintura em flocos de metal e verniz.

Para Ricardo Bock, professor de Engenharia Mecânica, é gratificante ver o projeto percorrendo por diversos locais. “Os projetos são extravagantes, de acordo com a época em que foram desenvolvidos, as bicicletas antigas são consideradas arrojadas e as atuais demonstram um grande avanço na engenharia e nos materiais utilizados”.

Além das bikes, um uniforme para ciclistas também faz parte da mostra. A vestimenta foi desenvolvida e confeccionada pelo departamento de Engenharia Têxtil da FEI com tecnologias que contribuem para um bom desempenho dos atletas. A modelagem tem poucas costuras que asseguram reduzir a resistência do ar; e para melhorar o conforte térmico foram inseridos furos no tecido, a partir da técnica de corte laser, em áreas onde a transpiração é mais acentuada.

Márcia Zoratti e Sousa, gerente de Marketing do Shopping Metrópole, espera que os visitantes divirtam-se e apreciem essa exposição que retrata a evolução das bikes, apresentando as mudanças ocorridas ao longo das décadas. “É difícil hoje imaginar uma bicicleta feita em madeira. Trata-se de uma mostra única e muito interessante”, diz.


Comentários



Relacionados