home

Bike de enduro de madeira tem geometria regulável


2 FEV, 2017     Gustavo Figuereido    



O ângulo da caixa de direção é um dos números mais importantes da geometria de uma bicicleta. Afinal, uma variação de apenas alguns graus pode mudar completamente o comportamento da bike. Normalmente, quanto maior o número, mais arisco fica a bicicleta.

imagem
Foto: Woodenbike.co

Uma bicicleta com a frente muito "em pé" torna-se arisca em altas velocidade e descidas mais inclinadas. Todavia, "deitar" de mais a frente pode deixar a bike com respostas lentas quando a velocidade é menor.

imagem
Foto: Woodenbike.co

Atualmente, existem diversos recursos para alterar a geometria, indo de caixas de direção anguladas a quadros especiais. Porém, Peter Charnaud, da Woodenbike.co, levou o conceito de geometria regulável um passo adiante com a criação de um quadro feito parcialmente em madeira.

imagem
Foto: Woodenbike.co

Com um desenho baseado na Devinci Spartan, a criação de Charnaud pode ter a caixa ajustada em absurdos 15 graus. Para isso, não é preciso nem parar de pedalar, bastando soltar duas travas e girar uma alavanca até encontrar a angulação desejada.

Segundo o criador, a bike é um excelente treinamento para quem deseja entender a importância do ângulo de caixa no comportamento da bike, já que ele isola este fator como única variável. Segundo ele, porém, o projeto ainda pode ser aperfeiçoado com a modificação no local do pivô. Com o novo desenho, ele afirma ser possível regular a frente sem mudar em nada a altura do guidão.


Comentários