Retornando à equipe Caloi depois de oito anos sob o manto da Cannondale, o campeão brasileiro Henrique Avancini apresentou com exclusividade ao Pedal a bike que a equipe usará nas competições do time em 2023. Conversamos com o atleta em Petrópolis, na Serra do RJ, onde a equipe Caloi 2023 de quatro atletas - incluindo Sabrina Oliveira, Cainã Oliveira e Ulan Galinski - foi apresentada para a imprensa.
O modelo no qual o time irá competir nos circuitos mundiais é a Caloi Elite Carbon Team FS. Ela ainda não está a venda e possui peso informado de 9.67kg, incluindo os pedais. A geometria da bicicleta é a mesma da atual comercializada pela Caloi, mas a mudança está na construção e no uso do carbono: “A forma de confecção das fibras foi toda repaginada. A gente, conseguiu retirar os excessos de materiais internos como um dos destaques”.
Publicidade
A pintura também foi um ponto retrabalhado para buscar a diminuição do peso final da bicicleta: a bike não leva tinta, mas sim um verniz translúcido, garantindo assim a durabilidade do quadro. Nem os adesivos, que complementam o design da bike, escaparam de estudos para redução de peso.
Confira a apresentação especial de Avancini para o Pedal:
“É uma bike que a gente otimizou. A plataforma já estava no mercado, então a base do quadro existente já era do modelo atual. E a gente reformulou algumas coisas além de compor toda a bike de uma forma diferente”, disse Avancini, declarando que uma das coisas que o fez mergulhar de cabeça no novo projeto foi “ter carta branca em ter acesso ao time de desenvolvimento de produto e engenharia da marca”.

"Nunca competi numa bike com esse setup com menos de 10,4kg e traçamos a meta de chegar a uma bike sub-10kg. São pouquíssimas no pelotão mundial, que conseguem andar no circuito de Copa do Mundo sem gerar uma preocupação para o atleta, quase nenhuma". Para chegar ao peso pretendido, a equipe de Avancini escolheu a dedo os parceiros das peças que completam a bike. Com os pneus Vittoria Mezcal, Avancini afirmou que possui acesso aos protocolos de desenvolvimento e testes da marca: "muito em breve chegarão novidades no mercado e nós já temos acesso", disse.
Um outro destaque da bicicleta fica por conta das rodas. Com selo 9th Wave, a empresa holandesa fornece as principais partes: "É extremamente agressiva em relação ao desenvolvimento de produtos. Talvez esse seja um dos grandes diferenciais da bike: de trazer qualidade de funcionamento com o que possivelmente seja o setup de rodas mais leve do mercado mundial", disse Avancini, que considerou, num futuro próximo, uma revisão nas rodas, cubos e aros para retirar ainda mais peso do conjunto final de peças.

Publicidade
Ficha técnica - Caloi Elite Carbon Team FS
Grupo: Shimano XTR
Suspensão Dianteira: Fox 32 Step Cast Factory 100mm
Suspensão Traseira: Fox Factory 100mm
Rodas: 9th Wave Ninefold Flex 35mm (dianteira) e 30mm (traseira)
Cubos: Pi Rope e Raios fibre Vectram
Pneus: Vittoria Mezcal 2.35 XC Race
Canote Retrátil: Fox Transfer SL
Selim: Fizik Antares Adaptive
Guidão: FSA KFX
Rolamentos: Ceramic speed
Suporte de caramanhola e manoplas:: RDR Italia
Mais fotos da Caloi do Avancini para 2023




Fique atento para mais novidades aqui no Pedal.
Relacionados