home

Bike aro 39 utiliza caixa de direção com engrenagens


17 FEV, 2016     Gustavo Figueiredo    



Quem já andou em uma bicicleta de speed deve conhecer o fenômeno do Toe Overlap, que acontece quando o pneu dianteiro raspa na ponta do pé do ciclista ao fazer curvas. Esta característica é comum em bicicletas de estrada graças ao tubo superior curto, que acaba colocando a roda dianteira perto dos pés de quem está pedalando. Todavia, como na estrada raramente fazemos curvas fechadas, este detalhe não chega a atrapalhar.

imagem
Imagem: Patrick N / Behance / Reprodução


Bicicletas de MTB, por outro lado, possuem o tubo superior mais longo, o que afasta o pneu dianteiro o suficiente para evitar o contato em curvas mais fechadas no singletrack, por exemplo. Porém, com o aparecimento de bicicletas protótipo com enormes rodas aro 39 polegas, os projetistas de quadro rapidamente esbarraram com um problema: como fazer o pneu dianteiro não raspar no pé do ciclista sem utilizar um tubo superior extremamente longo e anatomicamente incorreto?

imagem
Imagem: Patrick N / Behance / Reprodução


Para solucionar esta equação, o projetista Patrick N, de Singpura, apresentou um conceito bastante interessante. Sua bike bike, batizada de Interpolate, utiliza uma caixa de direção com corrente, que coloca o guidão em uma posição mais recuada e similar às bikes atuais, porém abre espaço o suficiente para evitar o contato entre o pé do ciclista e o pneu dianteiro.

imagem
Imagem: Patrick N / Behance / Reprodução


Embora seja só um projeto, trata-se de uma ideia bastante interessante. Resta saber se, no futuro, rodas enormes de 39 polegadas realmente vão emplacar ou se tudo não passa de um exercício de criatividade.


Comentários



Relacionados