MENU

Bike aro 39 utiliza caixa de direção com engrenagens

Quem já andou em uma bicicleta de speed deve conhecer o fenômeno do Toe Overlap, que acontece quando o pneu dianteiro raspa na ponta do pé do ciclista ao fazer curvas. Esta característica é comum em bicicletas de estrada graças ao tubo superior curto, que acaba colocando a roda dianteira perto dos pés de quem está pedalando. Todavia, como na estrada raramente fazemos curvas fechadas, este detalhe não chega a atrapalhar.

imagem
Imagem: Patrick N / Behance / Reprodução


Bicicletas de MTB, por outro lado, possuem o tubo superior mais longo, o que afasta o pneu dianteiro o suficiente para evitar o contato em curvas mais fechadas no singletrack, por exemplo. Porém, com o aparecimento de bicicletas protótipo com enormes rodas aro 39 polegas, os projetistas de quadro rapidamente esbarraram com um problema: como fazer o pneu dianteiro não raspar no pé do ciclista sem utilizar um tubo superior extremamente longo e anatomicamente incorreto?

imagem
Imagem: Patrick N / Behance / Reprodução


Para solucionar esta equação, o projetista Patrick N, de Singpura, apresentou um conceito bastante interessante. Sua bike bike, batizada de Interpolate, utiliza uma caixa de direção com corrente, que coloca o guidão em uma posição mais recuada e similar às bikes atuais, porém abre espaço o suficiente para evitar o contato entre o pé do ciclista e o pneu dianteiro.

imagem
Imagem: Patrick N / Behance / Reprodução


Embora seja só um projeto, trata-se de uma ideia bastante interessante. Resta saber se, no futuro, rodas enormes de 39 polegadas realmente vão emplacar ou se tudo não passa de um exercício de criatividade.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.